Transformando negócios com inteligência de dados jurídicos para tomada de decisões

No cenário jurídico em constante evolução, a incorporação de tecnologias avançadas como a inteligência de dados e a jurimetria tem desempenhado um papel revolucionário. Essas inovações não apenas proporcionam uma nova perspectiva à prática jurídica, mas também provocam os advogados a explorarem novas abordagens para alcançar melhores resultados. Com a promessa de economizar tempo, nortear decisões estratégicas e melhorar o posicionamento no mercado, essa transformação chegou para ficar e ganha espaço como diferencial entre profissionais da área e negócios em geral.

Para aprofundar nossa compreensão sobre esse tema, conversamos com Fabiana Rocha, CEO da Kurier Tecnologia. Por meio da plataforma Kurier Analytics e portfólio com mais de dez soluções, a empresa auxilia advogados a adotarem uma abordagem mais estratégica, fornecendo dados jurídicos que impactam uma variedade de setores. Através de modelos estatísticos inteligentes, essa ferramenta permite que advogados direcionem seu foco para análises, desenvolvam argumentações mais sólidas e explorem novas oportunidades de negócios.

Neste bate-papo, Fabiana Rocha compartilha como a inovação tecnológica está moldando o mercado e a prática jurídica, destacando a importância do uso de dados para o aprimoramento profissional e a obtenção de resultados ainda melhores. Acompanhe a entrevista que revela como a Kurier está contribuindo para a transformação do modo como advogados e empresas encaram os desafios legais e estratégicos da atualidade.

O que é “inteligência dos dados” e como ela pode beneficiar os negócios?

Quando falamos em inteligência dos dados estamos nos referindo à capacidade de coletar, processar, analisar e interpretar grandes volumes de dados de maneira significativa, a fim de obter informações para embasar a tomada de decisão. Este é um processo que envolve a utilização de tecnologias avançadas como análise de dados, machine learning e inteligência artificial, que conseguem transformar dados brutos em uma fonte de conhecimento palpável.

A cultura de dados estimula os profissionais a se tornarem mais eficientes, estratégicos e confiantes em suas atuações, contribuindo não só para a evolução da própria prática jurídica, como também para melhores resultados para seus clientes.

Os benefícios são variados e fazem sentido para os mais diversos tipos de negócios. Isso ocorre quando o profissional pode utilizar dados confiáveis para fazer escolhas mais acertadas, que o ajudam a minimizar riscos.

Sem dúvidas, a inteligência de dados pode proporcionar uma visão mais profunda e clara do ambiente no qual se está inserido, permitindo que as empresas e escritórios inovem e ofereçam melhores serviços aos clientes, tudo baseado em insights derivados dessas análises.

Pode compartilhar exemplos práticos de como a análise de dados tem impactado positivamente a eficiência e a tomada de decisões no universo jurídico?

A análise de dados tem desempenhado um papel fundamental no direcionamento e suporte para tomadas de decisões. Posso mencionar como exemplos práticos que através dessas informações, os advogados conseguem avaliar suas estratégias ao comparar dados próprios com os do mercado, identificando áreas de oportunidades e gerenciando riscos.

Estimar os custos de litígios com base em probabilidades, ajudando os clientes a tomarem decisões sobre prosseguir com as causas ou propor acordos. A partir da previsibilidade de desfecho de processos e padrões judiciais, os advogados podem avaliar as melhores estratégias legais e aconselhar seus clientes de forma mais precisa. E ainda, através da análise estatística, calcular honorários mais compatíveis para os serviços, levando em consideração fatores como complexidade do caso, tempo necessário e custas processuais.  

Esses são alguns exemplos de como nossos clientes e advogados se beneficiaram através do Kurier Analytics, nossa plataforma de jurimetria. Mas a ferramenta tem grande potencial para trazer estratégias embasadas e oportunidades de negócio. 

Quais são os principais desafios enfrentados por escritórios e departamentos ao adotar a inteligência de dados, e como a Kurier está ajudando a superá-los?

Em ambientes onde a cultura tradicional e hierárquica prevalece, a introdução de uma abordagem baseada em dados pode encontrar certa resistência. Superar esses desafios frequentemente requer uma mudança na cultura organizacional e de mindset, estabelecendo uma estrutura mais orientada por dados em todos os níveis.

Quando nossos clientes demonstram interesse na tecnologia, estamos ao lado deles para apoiar e compreender suas necessidades. Ofertamos as soluções de forma gradual, com o intuito de promover a transformação e fornecer dados estruturados que atendem desde o nível mais operacional, como o monitoramento de publicações, novas ações e andamentos processuais classificados, até o fornecimento de subsídios para respaldar as decisões mais estratégicas, como nossa plataforma de jurimetria. 

Nossa plataforma é intuitiva e de fácil uso, tornando a pesquisa, análise e interpretação de dados jurídicos acessíveis a todos os membros da equipe, garantindo que as informações sejam confiáveis para embasar decisões sólidas. Disponibilizamos modelos de análises descritivas e preditivas, compilando dados de várias fontes, proporcionando uma visão holística da Justiça Brasileira.

Já temos bons exemplos de clientes que fizeram essa transição para uma abordagem orientada por dados, tornando-se referências no uso de métricas estatísticas aplicadas em seus negócios. 

Como a jurimetria é capaz de otimizar o tempo nas atividades diárias do meio jurídico?

A jurimetria deve ser encarada como uma prática estratégica que antes de tudo precisa ser bem incorporada aos afazeres no ambiente de um escritório ou departamento, trazendo produtividade e agilidade. Através da análise de dados jurídicos, é possível acessar informações que normalmente levariam horas ou até dias para serem compiladas, tudo isso com apenas alguns cliques.

Essa ferramenta tem a capacidade de processar volumes massivos de dados em questão de segundos, o que seria uma tarefa demorada e exaustiva se realizada manualmente. Isso significa que os profissionais podem otimizar significativamente seu tempo, atender mais clientes de maneira eficaz e tomar decisões embasadas em dados concretos.

Imagine não precisar mais trabalhar no escuro e ter a agilidade para compilar informações de forma instantânea? Pense em ter dados estruturados à sua disposição para oferecer respostas rápidas aos clientes, encontrar informações de mercado e traçar o perfil do cliente antes de uma reunião importante. 

A capacidade de reunir milhões de processos em uma plataforma estruturada e, a partir disso, realizar análises de contexto e tomar decisões mais informadas é uma realidade transformadora que a jurimetria oferece ao meio jurídico. Afinal, a combinação entre a capacidade analítica do advogado e a inteligência dos dados pode abrir portas para um novo patamar de excelência na prática do direito.

Quais as vantagens de utilizar análise de dados inteligentes e de que forma essa abordagem favorece a rotina?

A análise de dados jurídicos possibilita uma melhora que vai ser percebida no dia a dia do advogado. Com uso ativo da plataforma, o profissional tem mais agilidade para conversar com os seus clientes. Não estou falando de abrir mão do conhecimento e expertise, sabe? Mas de ter acesso a uma ferramenta que permite uma visão panorâmica, e cabe aos advogados, interpretar esses dados e transformá-los em estratégias. 

Imagine a possibilidade de oferecer aos clientes estatísticas sobre suas chances de sucesso, estimar prazos com maior precisão e até mesmo identificar argumentos mais persuasivos com base em casos semelhantes?

Com a plataforma você tem a capacidade de antecipar movimentos, identificar padrões e compreender o comportamento dos tribunais, traz uma visão mais clara do panorama jurídico e vai te ajudar a alinhar suas ações com as tendências do mercado. Ter uma visão ampliada e macro para pensar fora da caixa, e ter informações do mercado que o cliente não tem acesso.

Se aprofundar nesta prática vai te colocar em uma posição de vanguarda. À medida que se avança nessa jornada de transformação, entendemos que há ainda um vasto território a ser explorado. Por isso, convidamos a todos para entenderem o poder dos dados e trilhar caminhos mais seguros e estratégicos. Vamos marcar presença na Fenalaw 2023, em um momento de muita troca, para mostrar como a Inteligência de Dados é uma área promissora em que os advogados podem continuar a explorar e integrar em sua prática.

Palestra na Fenalaw 23A Kurier Tecnologia é patrocinadora ouro da Fenalaw 2023, que acontece de 25 a 27 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A empresa estará no stand 553a, próximo à Sala Vip e apresenta o Case Machado Meyer: Jurimetria como estratégia de negócio, na quinta-feira, 26 de outubro, às 12h10, na sala de Inovação e Tecnologia. Não perca! Saiba mais: www.kuriertecnologia.com.br.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: