Canais de comunicação entre cliente e advogado 

Canais de comunicação entre cliente e advogado são indispensáveis por inúmeros motivos. Para a compreensão de um caso, por exemplo, é preciso que exista um diálogo constante para apresentar detalhes, circunstâncias e fatos para se chegar a um objetivo e estratégia legal. Esse é um dos motivos que ressaltam a importância de criar um canal que te aproxime do seu cliente.  

Neste artigo você verá quais são as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de comunicação englobados em tradicionais e digitais. Também entenderá qual o que melhor te atende. Confira!  

O que são canais de comunicação? 

Os canais de comunicação são meios para estabelecer contato com os clientes a fim de prospectar, divulgar informações, tirar dúvidas ou prestar atendimento.  

Existem diversos meios de comunicação, como os canais tradicionais (telefone, envio de material impresso, etc.), e os canais digitais (redes sociais, e-mail, chatbots, SMS, dentre outros). 

Confira abaixo as vantagens e desvantagens de cada um. 

Canais tradicionais 

  • Telefone 

Vantagens: atendimento em tempo real, possibilidade de resolução ágil de problemas, atendimento personalizado. 

Desvantagens: frustração com demora para ser atendido, custos e limitações de horário por, geralmente, não funcionar 24h.  

  • Material impresso como catálogos e folhetos 

Vantagens: além de ser um meio que não necessita de conexão com a internet, os catálogos têm um apelo visual capaz de atrair a atenção dos clientes com um design impactante e alta qualidade da imagem. 

Desvantagens: esse tipo de material pode ter impacto negativo para o meio ambiente. Por sua produção em massa, pode ser um trabalho caro.  

  • Rádio e TV 

Vantagens: tanto o rádio como a televisão alcançam um número alto de pessoas. Permite a combinação de recursos criativos de áudio e vídeo, que pode atrair o engajamento do público-alvo. 

Desvantagens: nível de interação baixo, investimento alto, concorrência e limitações geográficas em áreas remotas.  

Canais digitais 

  • Redes sociais 

Vantagens: as redes sociais são opções mais acessíveis para empresas, principalmente para aquelas que têm orçamento limitado. O alcance é outro ponto positivo por ser amplo e atingir clientes de todo o mundo, das mais diversas origens e particularidades.   

Desvantagens: mudanças nos algoritmos podem afetar o alcance orgânico das postagens, fazendo com que empresas precisem de tráfego pago para impulsionar seus conteúdos. Vale ressaltar que o cuidado deve ser redobrado nestas plataformas, já que um post mal gerenciado pode desencadear crises que repercutam na imagem da empresa.  

  • E-mail 

Vantagens: é possível encaminhar mensagens personalizadas para um grande volume de clientes e ainda analisar a taxa de abertura dos e-mails para identificar se as campanhas estão sendo eficazes.  

Desvantagens: primeiro é preciso construir um mailing e dependendo da frequência de envio e da relevância do seu conteúdo, o destinatário pode ignorar a sua mensagem ou se descadastrar da lista de e-mail.  

  • Chatbots 

Vantagens: disponibilidade por 24h nos 7 dias da semana, respostas rápidas e padronizadas, redução de custos operacionais etc.   

Desvantagens: incapacidade de responder perguntas complexas, falta de personalização nas interações com o cliente, manutenção constante.  

  • SMS 

Vantagens: compatibilidade alta com dispositivos móveis de diferentes sistemas operacionais, mensagens entregues instantaneamente, integração com sistemas de CRM (Customer Relationship Management). 

Desvantagens: limitação de caracteres, dependência da cobertura de rede móvel etc. 

Lembrando que esses são apenas alguns exemplos dos canais de comunicação com o cliente, existem mais diversos. No entanto, tudo depende da finalidade e estratégia ao adotar um meio de comunicação.  

Para isso, determine um objetivo para identificar o que se pretende alcançar. Em seguida, avalie – considerando as especificidades – qual o melhor canal de comunicação para a sua empresa.  

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