Canais de comunicação entre cliente e advogado são indispensáveis por inúmeros motivos. Para a compreensão de um caso, por exemplo, é preciso que exista um diálogo constante para apresentar detalhes, circunstâncias e fatos para se chegar a um objetivo e estratégia legal. Esse é um dos motivos que ressaltam a importância de criar um canal que te aproxime do seu cliente.
Neste artigo você verá quais são as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de comunicação englobados em tradicionais e digitais. Também entenderá qual o que melhor te atende. Confira!
O que são canais de comunicação?
Os canais de comunicação são meios para estabelecer contato com os clientes a fim de prospectar, divulgar informações, tirar dúvidas ou prestar atendimento.
Existem diversos meios de comunicação, como os canais tradicionais (telefone, envio de material impresso, etc.), e os canais digitais (redes sociais, e-mail, chatbots, SMS, dentre outros).
Confira abaixo as vantagens e desvantagens de cada um.
Canais tradicionais
- Telefone
Vantagens: atendimento em tempo real, possibilidade de resolução ágil de problemas, atendimento personalizado.
Desvantagens: frustração com demora para ser atendido, custos e limitações de horário por, geralmente, não funcionar 24h.
- Material impresso como catálogos e folhetos
Vantagens: além de ser um meio que não necessita de conexão com a internet, os catálogos têm um apelo visual capaz de atrair a atenção dos clientes com um design impactante e alta qualidade da imagem.
Desvantagens: esse tipo de material pode ter impacto negativo para o meio ambiente. Por sua produção em massa, pode ser um trabalho caro.
- Rádio e TV
Vantagens: tanto o rádio como a televisão alcançam um número alto de pessoas. Permite a combinação de recursos criativos de áudio e vídeo, que pode atrair o engajamento do público-alvo.
Desvantagens: nível de interação baixo, investimento alto, concorrência e limitações geográficas em áreas remotas.
Canais digitais
- Redes sociais
Vantagens: as redes sociais são opções mais acessíveis para empresas, principalmente para aquelas que têm orçamento limitado. O alcance é outro ponto positivo por ser amplo e atingir clientes de todo o mundo, das mais diversas origens e particularidades.
Desvantagens: mudanças nos algoritmos podem afetar o alcance orgânico das postagens, fazendo com que empresas precisem de tráfego pago para impulsionar seus conteúdos. Vale ressaltar que o cuidado deve ser redobrado nestas plataformas, já que um post mal gerenciado pode desencadear crises que repercutam na imagem da empresa.
Vantagens: é possível encaminhar mensagens personalizadas para um grande volume de clientes e ainda analisar a taxa de abertura dos e-mails para identificar se as campanhas estão sendo eficazes.
Desvantagens: primeiro é preciso construir um mailing e dependendo da frequência de envio e da relevância do seu conteúdo, o destinatário pode ignorar a sua mensagem ou se descadastrar da lista de e-mail.
- Chatbots
Vantagens: disponibilidade por 24h nos 7 dias da semana, respostas rápidas e padronizadas, redução de custos operacionais etc.
Desvantagens: incapacidade de responder perguntas complexas, falta de personalização nas interações com o cliente, manutenção constante.
- SMS
Vantagens: compatibilidade alta com dispositivos móveis de diferentes sistemas operacionais, mensagens entregues instantaneamente, integração com sistemas de CRM (Customer Relationship Management).
Desvantagens: limitação de caracteres, dependência da cobertura de rede móvel etc.
Lembrando que esses são apenas alguns exemplos dos canais de comunicação com o cliente, existem mais diversos. No entanto, tudo depende da finalidade e estratégia ao adotar um meio de comunicação.
Para isso, determine um objetivo para identificar o que se pretende alcançar. Em seguida, avalie – considerando as especificidades – qual o melhor canal de comunicação para a sua empresa.