Desenvolver negócios em escritórios de advocacia requer uma abordagem estratégica que combine a prestação de serviços jurídicos de alta qualidade com a construção de relacionamentos, marketing eficaz e gerenciamento eficiente .
Abaixo, elaboramos algumas etapas para te guiar neste processo:
- Escolha uma área de atuação
Primeiramente, é crucial pensar na área em que seu escritório vai atuar: trabalhista, empresarial, cível, imobiliário etc. Especializar-se em uma área pode ajudar a atrair um público-alvo mais focado e construir uma reputação sólida nesse campo.
- Determine o valor dos seus serviços
Avalie os custos da prestação de serviços, visando compreender a complexidade do caso, a quantidade de tempo e recursos necessários, e o valor que você pode agregar ao cliente. Também é importante fazer uma pesquisa com as tendências de mercado e até da concorrência.
- Defina um orçamento
Faça um levantamento de quanto pretende investir para a abertura de seu novo negócio. Inclua no orçamento o aluguel de um imóvel para seu escritório. Uma alternativa são os coworkings, nos quais os advogados podem usar o espaço para trabalhar e fazer reuniões.
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- Marque presença online
Crie um site profissional para seu escritório, considerando critérios para mecanismos de busca (SEO), dessa maneira as chances da sua empresa aparecer em buscadores como o Google são maiores. Além disso, manter os perfis em redes sociais – como Instagram, Facebook, Linkedin, YouTube etc. – atualizados com conteúdo jurídico de qualidade pode ajudar a engajar seu público.
- Invista em Marketing de Conteúdo
Ainda falando sobre conteúdo, mas agora de uma forma mais aprofundada, o Marketing de Conteúdo é uma importante ferramenta para alavancar seus negócios. Conteúdos de qualidade que tenham relevância e relação com a área de atuação de seu escritório podem atrair potenciais clientes. Artigos, e-books, webinars e vídeos são ótimas opções de formato.
- Implemente um SAC
Oferecer um atendimento ao cliente de excelência é fundamental para qualquer empresa. Estar atento às necessidades do cliente e responder suas perguntas de maneira instantânea pode ajudar na retenção. Implementar chatbots auxilia seu escritório com as respostas mais simples que demandam certa urgência.
- Desenvolva habilidades da sua equipe
Investir no desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos dos funcionários da sua empresa pode contribuir com resultados satisfatórios. Como uma cadeia de valor, as novas aptidões geram serviços mais eficientes que atendem às necessidades dos clientes.
- Faça um acompanhamento contínuo
Analise o desempenho do seu escritório. Faça um acompanhamento mensal das métricas das suas redes sociais e site, considerando aspectos importantes como o engajamento do seu público com o conteúdo, por exemplo. Receber feedback dos clientes também pode ser produtivo para sua empresa, já que uma visão de fora tem potencial para melhorias.
Vale frisar que o desenvolvimento de um escritório de advocacia é um processo contínuo que exige dedicação, adaptação às mudanças de mercado e as demandas dos clientes. Por isso, focar na construção de uma reputação sólida e em oferecer serviços de alta qualidade fazem toda a diferença na gestão dos seus negócios.