Usando o Google para atrair clientes 

O Google foi fundado em 1998 por Larry Page e Sergey Brin e, desde então, é o maior mecanismo de busca de todo o mundo. É possível notar como somos dependentes desse buscador se analisarmos os números: são 6,3 milhões de buscas feitas no Google por minuto, segundo o infográfico anual Data Never Sleeps 11.0, da DOMO, divulgado em 2023. 

Usar esse volume de buscas a favor do seu negócio é uma excelente oportunidade de alavancar as vendas. Mas, você sabe como usar o Google para atrair mais clientes?  

Neste artigo você irá descobrir como conquistar mais clientes pelo Google de duas maneiras: tráfego orgânico e tráfego pago. Continue lendo! 

7 formas de atrair mais clientes usando o Google 

  • Tráfego orgânico: 
  1. Crie um blog 

O blog é um aliado na interação com clientes. Isso porque é um espaço dedicado para incluir diferentes conteúdos como artigos, notícias, tutoriais etc. É sempre importante manter o blog atualizado com publicações contínuas. Se mostrar como autoridade na área de atuação do seu escritório é uma ótima oportunidade de negócio; 

  1. Invista em SEO 

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia usada para aprimorar o posicionamento orgânico em mecanismos de busca. Dentre as técnicas abordadas estão a utilização de palavras-chave relacionadas ao seu segmento. Desta forma, o potencial cliente pode te achar quando fizer uma pesquisa na rede com um tema relacionado. Além disso, é essencial caprichar na produção de conteúdo, já que ele precisa ser relevante e de qualidade para o mecanismo filtrar o seu site; 

  1. Configure o Google Search Console  

Esse recurso do Google é de extrema importância na compreensão das métricas da sua empresa. Ideal para acompanhar se as palavras-chave usadas estão trazendo resultados para o seu site. O Google Search Console ainda auxilia na otimização de URLs e aponta possíveis falhas na indexação de páginas; 

  1. Utilize o Google Meu negócio  

Essa é uma das ferramentas mais eficazes para que as pessoas encontrem sua empresa pela internet. Se você tem um espaço físico, o Google Meu Negócio, além de te incluir no Maps, facilitando que potenciais clientes encontrem sua localização, ainda ajuda com informações complementares, como horário de funcionamento, telefone e qual o tipo de produto/serviço é oferecido. 

  • Tráfego pago: 
  1. Invista em anúncios com o Google Ads  

O primeiro passo é identificar o público-alvo para investir em anúncios pagos. Feito isso, analise as palavras-chave mais relevantes para a sua empresa. Na própria plataforma, utilize o “planejador de palavras-chave”, para descobrir o volume de pesquisas e previsões com as possíveis escolhas.  

Tenha em mente que o seu anúncio precisa ter qualidade para se destacar entre os demais. Uma dica é usar as extensões de anúncio para inserir informações extras do seu produto/serviço. Desta forma, você aumenta as possibilidades de clique. Não esqueça de estar sempre monitorando o seu anúncio para identificar as taxas de conversão, clique, as campanhas com melhores e piores desempenhos etc.; 

  1. Aposte no Remarketing  

Você já reparou que quando acessa um site, consulta um determinado produto, mas não o compra, um anúncio daquele mesmo produto parece te perseguir em todo site que você acessa? Isso tem um nome e chama-se remarketing. Essa estratégia é usada em sites parceiros do Google e visa aumentar a conversão, ou seja, a venda.  

Segundo o Google, 97% dos usuários que acessam uma página pela primeira vez não realizam a compra de determinado serviço ou produto. Por esse motivo, o remarketing é tão valioso;  

  1. Use a Rede de Display do Google  

A Rede de Display é a associação de milhões de sites, aplicativos e vídeos para exibir anúncios. Essa forma de publicidade atinge mais de 90% do público na internet globalmente. Também é uma ótima ferramenta para criar anúncios segmentados para alcançar seu público-alvo.  

Vimos que todas essas estratégias estão interligadas e, por isso, são complementares. O que diferencia os métodos orgânicos e pagos, além do custo, é claro, está relacionado ao tempo em que seu escritório planeja atingir determinada meta. Se não houver pressa, opte inicialmente pelas estratégias orgânicas, que demandam médio a longo prazo para trazerem resultados.  

Já se o seu negócio exigir agilidade com os objetivos, escolha campanhas de tráfego pago. Mas lembre-se sempre: é preciso investir na qualidade e relevância dos seus anúncios e conteúdos do blog para não desperdiçar recursos.  

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