13 - 15 de Outubro de 2020

Evento 100% Digital e Gratuito

IMPRENSA FENALAW 2020

Pandemia acelerou mudanças na comunicação entre escritórios jurídicos e empresas

• Recursos de relacionamento utilizados durante a crise como audiências via chats e gravação de vídeos serão cada vez mais incorporados ao dia a dia
  • Segundo dia da Fenalaw 4.0 Xperience abordou, ainda, outros temas como gestão de crises e qualidade de vida dos profissionais

As medidas de distanciamento social provocadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) aceleraram e consolidaram algumas mudanças que já vinham ocorrendo nas atividades jurídicas, principalmente na comunicação com clientes. Esta foi a conclusão dos debatedores do painel “O ‘novo normal’ no Relacionamento entre Empresas e Escritórios de Advocacia”, realizado na tarde de quarta (14), no segundo dia da Fenalaw 4.0 Xperience - Transformando o Setor Jurídico através do Digital, maior plataforma de conteúdo e de negócios do setor da América Latina, que acontece até amanhã (15) em formato 100% digital.

Luciano Malara, sócio da PCMM Advogados Associados, cita como exemplo empresas que já vinham realizando reuniões de 15 minutos para promover uma comunicação mais assertiva. “Isto acabou sendo essencial quando o trabalho passou a ser remoto”, afirma. Gianfranco Cinelli, diretor jurídico Yara Brasil, também aponta um avanço em medidas para facilitar o relacionamento entre advogados, escritórios e empresas: “O único prejuízo foi na construção de novas relações, pois o encontro pessoal, o café, os almoços fazem parte da nossa cultura”.

Renata Amaral, sócia da Trench Rossi Watanabe, também segue no mesmo raciocínio: “Houve uma grande mudança na forma de se comunicar. A falta de aproximação física é uma perda, mas audiências têm sido muito eficientes por chat. Tivemos, também, que absorver novas formas de relacionar com os clientes, com a gravação de vídeos, por exemplo. São recursos que não vão deixar de existir no cenário pós-pandemia e vão ser incorporados na atividade do dia a dia”.

Crises devem ser gerenciadas com uma visão multidisciplinar

Um comitê de gestão multidisciplinar é a melhor solução para empresas administrarem situações de crise é que o apontam os debatedores do painel “Gestão de Crises e o Papel Estratégico do Departamento Jurídico”, realizado na tarde desta quarta (14) na programação da Fenalaw 4.0 Xperience - Transformando o Setor Jurídico através do Digital. “O advogado tem que trabalhar em equipe e escutar todas as opiniões”, destaca Carlos Andrade, sócio da Didier Sodré & Rosa - Advocacia e Consultoria.

Antônio Edson, do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, concorda: “A primeira característica de um comitê de crise é ser formado como um colegiado, fomentando o trabalho em equipe. Multidisciplinaridade também é fundamental. Certa vez, administrando uma crise, cada um dos integrantes, de formações diferentes, tinha um olhar diferente sobre o caso. O jurídico e a comunicação podem fazer leituras diferentes de uma situação, por exemplo”.

Ambos ressaltam que o foco deve estar sempre na prevenção e transparência. “A crise é o risco materializado. Se houver uma boa gestão do risco, evita-se a ocorrência da crise”, aponta Antônio Edson. Amira Chammas, co-founder do grupo Jurídico Sem Gravata, acrescenta: “Os executivos que são os porta-vozes devem estar preparados para encarar jornalistas e representar a empresa de forma segura. A percepção do negócio e a transparência  transmitem confiabilidade para todos os stakeholders”.

Mindfulness para administrar as tensões e ansiedades do cotidiano

O cotidiano das atividades jurídicas é imprevisível. Isso faz com que fatores como a tensão e a ansiedade façam parte do dia a dia dos advogados e gestores, que ainda sofrem com o avanço da tecnologia e da comunicação. Como equacionar tudo isso, de forma que não haja prejuízos para a saúde e o desempenho profissional? Este foi o tema do painel “Felicidade na Carreira Jurídica”, que fez parte da programação da Fenalaw 4.0 Xperience - Transformando o Setor Jurídico através do Digital.

Uma das soluções é o Mindfulness. “É uma maneira de desenvolver a atenção e estar consciente sobre a sua percepção no momento, sobre o seu estado de presença”, explica Daniele Pires, instrutora da Febracis. Marcelo Oliveira, psicólogo e professor certificado de Mindfulness da Soha Clínica Médica, completa: “Não é pensamento positivo. É a habilidade de tocar o mundo do jeito que ele é e não do jeito que você gosta. É um treino da mente. Ajuda a perceber a nossa reação frente ao que é a vida”.

Ele destaca que é fundamental aprender a ver a vida com mais estabilidade e a lidar com questões como a ansiedade. “A nossa mente é volátil, temos a grande capacidade de fantasiar e acabamos vivendo mundos que não existem. Isso provoca distúrbios como a  Síndrome de Burnout. O Mindfulness ajuda o profissional a focar no momento”.

Para  Ticiana Leão, advogada e mentora da OAB PI, a técnica é um excelente recurso para profissionais do direito lidarem com as questões da prática diária. “A vida do advogado não tem script, não sabemos o que vai acontecer no dia, na audiência. O estado de presença promovido pela prática do Mindfulness gera uma atenção, aumenta o foco e a abrangência da mente torna-se maior. Advogados, gestores de escritórios precisam da atenção plena”, explica.

FIT

O Fórum Internacional de Tributação trouxe à discussão no período da tarde da Fenalaw Xperience temas como “Novo” Conceito de Renda à luz do IFRS: Críticas e Sugestões; Incentivos Fiscais versus Subvenção Direta: Qual o melhor instrumento de política fiscal? e Novas formas de Resolução de conflitos: Transação, Negócio Jurídico Processual e Arbitragem, promovendo ricas discussões entre palestrantes e a seleta audiência.

Para participar -- As inscrições online e gratuitas para a  Fenalaw 4.0 Xperience estão abertas no site: fenalaw.com.br

Fenalaw 4.0 Xperience - Transformando o Setor Jurídico através do Digital

Data: 13 a 15 de outubro.

Horário: 9:30 às 17 horas.

Local: fenalawxperience.com.br

Sobre a Fenalaw

A Fenalaw é a maior plataforma de conteúdo e de negócios jurídicos da América Latina, consagrada como o principal encontro de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia do País. O evento que é organizado pelo Informa Markets, em sua edição de 2019 atingiu recorde de público, reuniu 6.361 participantes, congressistas e visitantes qualificados, 300 palestrantes e 81 marcas expositoras e contou com 160 horas de conteúdo em 9 auditórios simultâneas.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. presas e mercados 365 dias por ano.

Atendimento à Imprensa - Coletivo da Comunicação:

Valeria Bursztein - [email protected]

11 99104 2031