Como uma gestão de contratos eficiente pode contribuir para o sucesso dos negócios?

O assessoramento jurídico como parceiro estratégico de vendas será um dos temas de destaque da maior plataforma de conteúdo e de negócios do setor de advocacia da América Latina, a Fenalaw, em outubro, em São Paulo.

No mundo dos negócios, o bom relacionamento entre as partes envolvidas nas negociações é imprescindível, mas, para que um acordo seja fechado de fato, normalmente é necessária a formalização dos termos acertados por meio de contratos. São nestes documentos que constam informações essenciais, como regras e procedimentos a serem respeitados, prazos, valores, além de possíveis multas ou sanções por eventuais descumprimentos das condições previstas.

Sendo assim, tão fundamental quanto um bom relacionamento e a celebração de um contrato é a gestão deste documento com excelência, para garantir o total cumprimento das normas definidas, afastando a possibilidade de erros e riscos desnecessários durante a sua execução. É o que defende o advogado Luciano Kouyoumdjian Fernandes, gestor jurídico da área de contratos e licitações da Atlas Schindler, uma das maiores fabricantes de elevadores, escadas e esteiras rolantes do mundo.

Segundo ele, para que isso seja feito, é primordial que as empresas tenham um profissional ou uma equipe jurídica dedicada para esta função. “Um contrato não deve ser somente firmado e deixado de lado. Pelo contrário, é preciso ter o acompanhamento constante de cada cláusula do documento, de cada fase de sua execução, ou seja, o produto deve ser fabricado da forma contratada, com as especificações solicitadas pelo cliente, garantindo que o que foi vendido seja exatamente o que será entregue. Assim, o assessor jurídico deve ser envolvido desde a concepção do projeto até a entrega final do produto”, afirma.

E é sobre este assunto que Fernandes palestrará na maior plataforma de conteúdo e de negócios jurídicos da América Latina, a Fenalaw 2019, que ocorre de 23 a 25 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). O gestor jurídico da Atlas Schindler participa do Seminário de Contratos do evento, no dia 25, abordando os temas: “Relação Jurídico e Comercial – O jurídico como parceiro estratégico de vendas” e “Gestão de Contratos – Por que ainda é um desafio?”.

Para ele, o segmento de gestão de contratos vem crescendo bastante no Brasil, mas ainda há poucos profissionais atuando nessa especialidade. “Carecemos de advogados que tenham uma visão empresarial; que não se prendam apenas a questões jurídicas, mas que possam se sentar em uma mesa com um executivo ou um engenheiro entendendo de fato o negócio em questão”, destaca.

Porém, há ainda uma resistência a este tipo de profissional no mercado. Fernandes acredita que essa postura venha de empresas e escritórios de advocacia mais tradicionais, que acreditam que o jurídico não deva envolver-se nos negócios dos clientes. “Antigamente, o jurídico trabalhava apenas como apoio às empresas, sendo demandado somente para assuntos pontuais, como um eventual problema com uma cláusula contratual, mas sem ter, de fato, o conhecimento do negócio ou da expertise do cliente. O que pretendo abordar em minha apresentação é exatamente o contrário: o jurídico pode e deve, sim, ser um parceiro do negócio, estar mais envolvido nos processos, mostrando que pode contribuir muito para o sucesso da companhia”, acrescenta.

De acordo com ele, é primordial a realização de um seminário a respeito do assunto em um evento como a Fenalaw, reconhecido como ponto de encontro do setor jurídico nacional, que reúne desde advogados de empresas e de escritórios de advocacia de todo o país até representantes de órgãos governamentais e profissionais de diversas áreas. “É fundamental ter esse espaço. Queremos trazer mais qualidade ao serviço e uma melhor experiência ao cliente, e só conseguimos atingir esses objetivos após discutir diferentes pontos de vista para chegar a um consenso do melhor caminho a seguir”, finaliza.

Fenalaw 2019

Data: 23 a 25 de outubro.

Horário: 9 às 19 horas.

Local: Centro de Convenções Frei Caneca - R. Frei Caneca, 569 - Bela Vista - São Paulo - SP.

Sobre a Fenalaw

A Fenalaw é a maior plataforma de conteúdo e de negócios jurídicos da América Latina, consagrada como o principal encontro de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia do País. Na edição de 2018, o evento reuniu 5.260 congressistas e visitantes qualificados, 280 palestrantes e 70 marcas expositoras. O evento é organizado pelo Informa Markets.

Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

Atendimento à Imprensa
Arucha Fernandes - arucha@conteudoempresarial.com.br (13) 9 9768-3476 - Skype: conteudo.empresarial
Valeria Bursztein - valeria@conteudoempresarial.com.br (11) 9 9104-2031 - Skype: vbursztein