Escritórios de advocacia e advogados podem enfrentar desafios relacionados à gestão de processos e integração de áreas. Para auxiliar nesse cenário, a controladoria é um setor importante para garantir que metas e objetivos sejam cumpridos dentro de sua empresa.
É por meio da controladoria que lideranças e sócios de um escritório de advocacia têm uma visão mais completa do que se passa na empresa para tomar decisões mais eficientes. Isso acontece porque se trata de um setor voltado para promover o crescimento global dos negócios.
Sendo assim, a controladoria é um setor abrangente que circula por toda a empresa para realizar um acompanhamento detalhado sobre o que acontece em cada um deles, de modo a conhecer a fundo toda a gestão interna e oferecer suporte em demandas.
A controladoria jurídica
Para escritórios jurídicos, a controladoria é a responsável por avaliar a otimização do planejamento estratégico, isto é, se ele está sendo executado com excelência.
Dependendo do tamanho do escritório e dos objetivos desenhados para seu desenvolvimento, a controladoria jurídica pode ser composta por poucas pessoas ou por uma equipe.
Através do acompanhamento da produtividade das equipes, o setor busca:
- Evitar que prazos sejam perdidos;
- Avaliar a área financeira para garantir que não há pagamentos em atraso;
- Certificar que o atendimento ao cliente está satisfatório;
- Ajudar os advogados para que eles não percam tempo com tarefas burocráticas e repetitivas.
Em suma, tudo o que acontece dentro do escritório precisa ser inspecionado pela controladoria para que, a seguir, a análise da equipe seja repassada para os sócios e lideranças do escritório. Assim, eles terão um quadro completo sobre o escritório e poderão tomar as decisões mais pertinentes para seu crescimento.
Vantagens da implementação da controladoria em seu escritório jurídico
- Suporte em questões como: obtenção de documentos, guias de pagamentos e levantamento de dados sobre os processos;
- Aumento de eficiência global em todo o escritório;
- Otimização do trabalho dos profissionais;
- Produção de relatórios completos com indicadores de desempenho da equipe;
- Ganhos de produtividade.
Quem pode trabalhar na controladoria?
O papel mais importante para quem integra a equipe de controladoria de um escritório de advocacia é o de controller jurídico. Esse profissional não precisa, necessariamente, ser graduado na área do Direito. Muitos deles possuem diploma em administração e contabilidade, por exemplo, e se especializam com cursos de formação na área de controladoria.
Ele deve, sobretudo, ser um profissional com as seguintes habilidades:
- Comunicação;
- Proatividade;
- Conhecer as regras operacionais do Direito;
- Ter facilidade com tecnologia.
Quais são as ferramentas de trabalho para o controller?
Para otimizar ainda mais o trabalho dos controllers jurídicos, isto é, os profissionais da equipe de controladoria, é fundamental investir em um bom software jurídico que permita designar e gerenciar tarefas para a priorização e melhor fluxo de trabalho.
Além disso, o software jurídico garante também a segurança de incluir dados e informações sigilosas na nuvem para que a equipe da controladoria possa acessar esses documentos em qualquer lugar do mundo e de forma ágil.
Com bons recursos tecnológicos, o trabalho do controller é realizado de forma muito mais eficiente. As ferramentas adequadas são fundamentais para que o profissional possa organizar acessos e usuários e fazer uma boa gestão dos processos.