O que é benchmarking?
O benchmarking, que significa ponto de referência, é uma estratégia de negócio na qual é realizada uma pesquisa de mercado para saber o que os concorrentes da empresa estão fazendo, o que gera resultados e buscar referências tanto do que fazer como do que não fazer.
A ideia não é copiar o que a concorrência está fazendo, mas sim sentir o mercado, se autoconhecer e se inspirar para adaptar práticas e ações para a realidade da sua empresa ou escritório.
No mundo do direito, podemos pensar o benchmarking como uma comparação de práticas e operações dos escritórios de referência da sua área. Faz parte da gestão do escritório a chamada inteligência competitiva, que passa por saber sobre seu posicionamento no mercado, técnicas de marketing e branding. A prática do benchmarking deve ser adotada periodicamente pois é preciso ficar atento às tendências e tecnologias adotadas pelos escritórios referência.
Tipos de benchmarking
A depender do objetivo de seu negócio, você pode adotar um modelo de benchmarking diferente:
1. Competitivo:
. Aborda apenas a concorrência
. Identifica tendências e práticas dessas empresas
2. Cooperativo:
. Duas empresas se juntam e compartilham entre si as suas práticas de negócio
. Ideal para quando uma quer se especializar no negócio da outr
3. Funcional:
. Análise não fica apenas nas empresas do seu setor
. O principal objetivo é captar ideias para as práticas operacionais
Beneficios do benchmarking
Com o benchmarking é possível reunir ideias para melhorar sua gestão e planejamento, reduzindo custos e aumentando a eficiência da sua empresa. Aqui estão alguns dos benefícios que a prática pode trazer:
Crescimento do seu negócio
A pesquisa junto a outros escritórios pode apontar onde estes se destacam, seja no atendimento, na forma das entregas, na comunicação. Então na comparação com o seu escritório é possível identificar onde estão os gargalos de produtividade, e rentabilidade do seu negócio.
Além disso, você consegue “cortar caminho” e ver tanto o que outros tentaram e não tiveram êxito quanto o que já é sabido que dá certo e apenas adaptar à sua empresa, sem ter que começar um planejamento do zero.
Autoconhecimento
O autoconhecimento é importantíssimo para sua estratégia, ele é o ponto de partida para pensar suas ações, por isso é fundamental que ele esteja baseado em dados e pesquisa, não apenas em achismos.
Tendo esse conhecimento, você consegue localizar a sua empresa dentro do mercado, identificar seus pontos fracos, que devem ser mudados, e os fortes, que devem ser mantidos. Só conseguimos fazer isso estudando os que concorrem conosco.
Mapeamento de tendências e oportunidades
O benchmarking fornece dados que te possibilitam uma visão mais geral de mercado, com a qual você pode ir identificando a movimentação dos seus concorrentes e avaliar se vale a pena sua empresa também passar a investir em determinado nicho ou tecnologia, por exemplo.
É possível também identificar áreas que estejam esquecidas pelos seus concorrentes, mas que podem ser um bom caminho de inovação para seu negócio.
Passos para uma pesquisa efetiva
Agora você já entendeu a importância do benchmarking, mas como fazê-lo?
- Definir um objetivo: O que você quer pesquisar? Qual área ou processo da sua empresa precisa de um update?
- Selecione os escritórios ou empresas que estarão na sua pesquisa: Quais são as referências do mercado? Selecione de 3 a 4 referências.
- Inicie a pesquisa e coleta de dados: Para isso você pode recorrer a diversas fontes, sites, redes sociais, jornais e até mesmo conversas com seu networking.
- Analise e compare as informações: Você pode usar planilhas, mapas mentais, o que for melhor, mas é importante ter todos os dados coletados organizados para poder comparar com a sua operação.
- Elabore um plano de ação: A partir das análises feitas, construa um planejamento sobre o que precisa mudar, o que é necessário para estas mudanças, quais são os custos envolvidos etc.
- Repita todos esses passos regularmente: Como já dito, o benchmarking deve ser feito de tempos em tempos para poder acompanhar as novidades do mercado.