Honestidade é um princípio muito caro a mim, talvez seja a você também, sempre me perguntei, por que às pessoas deveriam ser honestas? Embora a pergunta pareça ser simplista, não me parece muito óbvio. Na maioria das vezes ser honesto(a) pode acarretar grandes prejuízos a quem o faz.
Contudo o que realmente significa ser honesto, de acordo com o dicionário de significados:
O que é Honestidade: Honestidade é a palavra que indica a qualidade de ser verdadeiro: não mentir, não fraudar, não enganar. Quanto à etimologia, a palavra honestidade tem origem no latim honos, que remete para dignidade e honra. A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem e a esperteza de querer levar vantagem em tudo.
Em um mundo de vantagens, persiste a pergunta, o que as pessoas honestas/verdadeiras ganham com isso. Anos atrás assisti uma palestra do professor de filosofia Clovis de Barros sobre Transparência no Relacionamento, com bons exemplos, bem fundamentado, ele explicou a importância da honestidade e transparência quer seja nos relacionamentos pessoais ou profissionais.
Quando somos honestos ou, segundo Clovis de Barros, “transparentes”, damos a oportunidade ao outro de nos conhecer como realmente somos, com isso ocorre um reajuste automático que evita qualquer conflito ou descompasso na relação. A outra pessoa poderá se atualizar sobre os nossos verdadeiros gostos e objetivos, impedindo assim que se crie um abismo entre o que nós somos e o que o outro pensa sobre nós, desse modo será muito difícil haver um desencontro de direções, opiniões e expectativas.
A honestidade serve como lubrificante de relacionamentos, o término drástico das relações de trabalho é causado, na maioria das vezes, pela colisão de expectativas, empregador x empregado. Quando ambos se relacionam de forma honesta e transparente, não há espaço para descontentamentos, brigas, rixas e, agressões físicas ou verbais, é muito provável que, mesmo em caso de demissão não haja fundamento para reclamações trabalhistas.
Você deve estar se questionando, o que tudo isso tem a me ensinar sobre diversidade e inclusão. As empresas que almejam trabalhar com a diversidade precisam deixar explícito o que esperam daqueles profissionais que estão vindo compor os quadros de funcionários, o motivo de iniciarem um trabalho de inclusão com as ditas minorias precisa ficar claro a todos os funcionários da empresa, evitando qualquer desconhecimento dos antigos e novos funcionários, todos, devem estar cientes da preocupação em buscar a diversidade profissional, somente assim poderão se preparar para receber os novos membros.
Nota-se que muitas empresas não sabem o que desejam e, por isso, ficam insatisfeitas com todos os resultados, por outro lado o profissional também não tem a oportunidade de compreender o que a empresa espera de seu trabalho. Empresas públicas e privadas abrem processos seletivos com recorte racial, gênero, orientação sexual, pessoas com deficiências etc., mas o que esperam destes profissionais?
Este descompasso de expectativas, inevitavelmente resulta na colisão de posicionamentos, casos como este são frequentemente levados ao poder judiciário pelos mais diversos motivos, entretanto, tudo poderia ser resolvido pela honestidade e transparência das partes envolvidas.
A honestidade poderá reduzir o número elevadíssimo de processos e, número ainda maior de demissões. O alto índice de rotatividade dos profissionais das pequenas e grandes empresas saem caro no orçamento, investe- se muito na busca de profissionais, o departamento de recursos humanos trabalha diuturnamente na preparação e inserção de novos profissionais. Mas tudo se faz em vão, são inúmeras expectativas que são frustradas, ou seja, muita energia é desperdiçada, tudo isso poderia ser evitado com um simples gesto de honestidade, falar a verdade sobre as metas, objetivos e perfil da empresa.
A desonestidade quando descoberta gera tristeza, depressão, angústia no colaborador que se sente incapaz, desmotivado e injustiçado. Muitos profissionais são demitidos, multiplicam os pedidos de afastamento, muitos acometidos pela síndrome de burnout e outros sintomas que incapacitam para o trabalho.
O estresse profissional é acelerado pela ausência de metas objetivas. As metas incertas colocam o profissional em constante estado de tensão, gerando profundo adoecimento nele e na família extensa.
… é portanto, a transparência é um valor fundamental que preside o sucesso das relações.” (Clovis de Barros Filho)
Ser honesto quanto ao perfil da empresa, sem sombras de dúvidas irá criar um ambiente de trabalho muito mais tranquilo e acolhedor, permitindo que os funcionários desempenhem suas atividades com o foco exigido dos profissionais de alta performance. Desse modo poderão contribuir para o crescimento da empresa de forma inigualável.
No final o que todos querem é contribuir com uma causa que faça sentido, todos querem trabalhar, todos querem se sentir parte de um projeto, os projetos de diversidade existem para efetivar a participação de todes, mas ele só será real quando as lideranças forem honestas, verdadeiras e explicitas com relação a missão, visão e valores da empresa.
Os líderes que se comprometem em agir de forma transparente com relação às expectativas da empresa no desenvolvimento da diversidade saem à frente de muitos outros que tentam omitir. Em um primeiro momento a honestidade pode gerar desconforto, entretanto, a longo prazo, é a melhor escolha que alguém pode fazer para construir relacionamentos saudáveis e duradouros, tornando a equipe de trabalho cada vez mais engajada e produtiva.
Referências
SIGNIFICADOS. Disponível em : <https://www.significados.com.br/honestidade/#:~:text=Honestidade%20%C3%A9%20a%20palavra%20que,remete%20para%20dignidade%20e%20honra>. Acesso em: 09 de maio às 12h.
BARROS. CLOVIS DE. Transparência no Relacionamento. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lO37Z5hm-MU >. Acesso em: 09 de maio às 15h.
BARROS. CLOVIS DE. Transparência no Relacionamento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UM-jynu3nPI >. Acesso em: 09 de maio às 15h30.