Fique de olho: Soft Skills para o mundo do Direito

Para qualquer área, desenvolver competências técnicas, ou hard skills, é primordial para a ascensão no mercado de trabalho – quanto maior o conhecimento e capacidade, melhor o profissional, certo? Sim, mas não é só isso! Além de todo ensino, treinamento e experiência que profissionais devem desenvolver em seus anos de formação e atuação, as soft skills (competências mais subjetivas, sociocomportamentais, conectadas as habilidades interpessoais), são muito importantes para o crescimento profissional e até refletem no momento da contratação.

Um artigo publicado pela Deloitte (Austrália) aponta a importância das soft skills para o sucesso nos negócios e que, até 2030, dois terços dos empregos levarão em conta esse tipo de habilidade.

No mundo jurídico, elas são essenciais no dia a dia, seja em escritórios ou departamentos jurídicos e consequentemente, refletem na produtividade e sucesso profissional.

As principais soft skills que os profissionais do Direito devem desenvolver são:

Inteligência Emocional

De acordo com a psicologia, Inteligência Emocional é a capacidade de identificar e lidar com emoções e sentimentos, tanto os próprios, quanto dos outros. O trabalho no mundo jurídico, na maioria das vezes, está atrelado a contextos de estresse, pressão e cobrança, portanto, ter autoconsciência e gerenciar os sentimentos e ações ajuda no relacionamento com clientes e colegas de trabalho, a concluir metas laborais e a manter o equilíbrio da vida pessoal com a profissional. 

Resiliência

Além de conseguir lidar com sentimentos, ter capacidade em superar positivamente problemas, crises, e resistir à pressão em situações adversas é uma habilidade importante para profissionais que lidam diariamente com desafios e circunstâncias complexas.  Conseguir manter-se firme e otimista diante de obstáculos resulta em superação mais rápida de adversidades e, consequentemente, alcançar melhores resultados. 

Adaptabilidade

Enquanto a resiliência está atrelada a persistir diante das dificuldades, a adaptabilidade está na capacidade de conseguir se adaptar às mudanças e transformações.  Ter flexibilidade para interagir de forma adequada a novos cenários, situações e ideias é essencial para o mercado de trabalho, principalmente com a transformação digital que vivemos. O mundo jurídico, por exemplo, tem passado por mudanças de prática, gestão, tecnologia e, não se adaptar “ao novo normal” significa tornar-se obsoleto.

Comunicação

A habilidade de saber se comunicar é extremamente importante e, na maioria das vezes, esquecida. Seja para se comunicar com um colega do escritório, com um cliente ou juiz, conseguir se fazer entender é essencial. Para isso, é importante ler, conversar e principalmente ouvir.

Empatia

Por último, mas não menos importante, está a empatia. Capacidade de conseguir se identificar com o outro, de “se colocar no lugar do outro”, a empatia, no mundo jurídico, é o diferencial de atuação; o olhar humano sobre o cliente, sobre o trabalho dos colegas e sobre a sociedade além de fortalecer as relações interpessoais, aperfeiçoam as práticas e resultados. 

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