Gestão de produtividade de equipes remotas

O trabalho remoto é uma realidade crescente em todo o mundo, principalmente após a pandemia. Muitas empresas de diferentes setores perceberam, com a implementação deste formato, que é possível criar um fluxo de trabalho tão bom quanto o que tinham em escritórios físicos.

As equipes remotas são, muitas vezes, compostas por pessoas que estão em fusos horários e até mesmo culturas completamente diferentes, trabalhando em um projeto só. Por isso, desenvolver uma boa gestão para equipes remotas é fundamental para manter o ritmo e a convergência no trabalho.

Essa gestão passa por desafios para que se torne eficiente. Afinal, organizar uma equipe que não está todo dia presencialmente em um escritório requer certas estratégias. Algumas delas são:

  • Ter uma boa ferramenta para a comunicação interna;
  • Investir em programas de prestação de contas;
  • Respeitar o tempo de produção dos colaboradores;
  • Manter a coesão dentro da equipe em torno ao objetivo comum;
  • Definir claramente as funções, tarefas e prazos;
  • Acompanhar o desempenho individual e em grupo dos colaboradores;
  • Se adaptar às diferenças de fuso horário;
  • Incentivar a motivação da equipe;
  • Alimentar uma cultura organizacional saudável.

Dicas para uma boa gestão de equipes remotas

Fazer uma gestão de equipes remotas exige uma abordagem e resoluções diferentes das utilizadas para escritórios físicos. Pode-se dizer que ela requer diretrizes mais claras e específicas para gerar bons resultados e manter a coesão interna da empresa. Confira a seguir 3 dicas para desenvolver esse tipo de gestão:

1. Estabeleça uma comunicação clara e eficiente

Toda e qualquer equipe de trabalho, seja remota ou em ambiente físico, precisa estar bem alinhada. Afinal, um negócio se constrói a partir da comunicação entre os diversos setores presentes nele.

Em uma equipe remota, isso se torna ainda mais importante, já que se faz necessário tomar decisões e discutir assuntos de forma online. Isso significa que é preciso investir em bons canais de comunicação, tanto para chat, quanto para reuniões e conferências online (como Slack, Zoom) e em ferramentas de compartilhamento de documentos e tarefas (como Trello e Google Drive). Além disso, é interessante manter o hábito de elaborar atas para manter registros do que foi discutido.

2. Defina expectativas e objetivos

Comunicar as expectativas de seu negócio com sua equipe é um dos principais pilares para atingir bons resultados. O modelo de home office exige ainda mais esse alinhamento entre gestores e equipe, para que os colaboradores saibam o que se espera deles.

Defina os resultados que você deseja obter com sua equipe remota, estabeleça funções, tarefas e prazos e esteja aberto a sugestões dos colaboradores em relação às metas, já que podem surgir novas ideias.

Da mesma forma, mantenha a cultura organizacional de sua equipe, isto é, certifique-se de que ela entenda os valores de sua empresa e alinhem as próprias ações segundo eles.

3. Crie conexão entre a equipe

É muito importante que os colaboradores sintam conexão entre si, principalmente quando falamos sobre trabalhar em torno de um objetivo e metas comuns. No entanto, essa conexão pode se dispersar para equipes remotas devido à distância.

Para resolver, busque formas diferentes de ajudar a sua equipe a se sentir mais conectada. Por exemplo, tente engajar os times em reuniões e atividades como jogos ou happy hours online.

Da mesma forma, esteja preparado para gerenciar pessoas de diferentes culturas. Ao se deparar com esse desafio, procure maneiras de abraçar a diversidade e celebrar as diferenças, como se atentar aos feriados nacionais de sua equipe global, se for o caso.

Conclusão

O trabalho remoto possui diversas vantagens, como o aumento da produtividade e a possibilidade de encontrar candidatos às vagas mais preparados e competentes sem ter que se preocupar com limites geográficos. No entanto, esse formato de trabalho também apresenta desafios, como manter uma boa comunicação integrada com a equipe e organizá-la de modo a otimizar o tempo e o planejamento para alcançar os resultados esperados.

Seguindo as dicas deste artigo, é possível construir uma gestão eficiente para equipes remotas baseada na comunicação, cultura organizacional e metas comuns de sua empresa.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: