Oportunidades para o contencioso se destacar como uma área de resultados financeiros

Para muitos, contencioso é a área nevrálgica da empresa, que pode resultar em prejuízos diversos.  Com a evolução tecnológica, é possível fazer uma gestão eficaz e ainda trazer resultados financeiros? 

Para nos guiar sobre o assunto, entrevistamos Vicente Barbur, fundador da Docato, empresa que combina a automação de dados jurídicos e IA para entregar resultados financeiros para grandes corporações na gestão de seus litígios. Vicente lidera uma equipe de mais de 70 especialistas em dados jurídicos na Docato, tendo formação em administração, computação e marketing, e passagem por escolas como Stanford, Insper e ESPM.

  1. Qual o panorama de contencioso no Brasil? Departamentos Jurídicos estão preparados para gerir suas frentes (trabalhista, administrativo e cível) de forma eficiente?

O contencioso no Brasil representa um universo de desafios e oportunidades, tanto pela quantidade de litígios, quanto pelos valores envolvidos. Segundo o CNJ, são mais de 75 milhões de processos judiciais ativos e estimamos que os valores envolvidos ultrapassam o PIB do Brasil – cerca de 1.5 trilhões de dólares.

Esses números corroboram os custos expressivos que departamentos jurídicos possuem com litígios, principalmente de grandes empresas, que costumam desembolsar o equivalente a mais de 10% de seus lucros líquidos com estes litígios. 

Todo esse potencial de impacto positivo no resultado, por meio do departamento jurídico, está ressignificando a forma como os gestores entendem e exigem os resultados do departamento contencioso.

Ao longo dos últimos anos, temos acompanhado e auxiliado departamentos de contencioso de grandes corporações a terem mais atribuições ativas do que reativas, responsabilizando-se e sendo reconhecido como gerador de resultado direto no negócio.

Isso ocorre pois o mercado está percebendo que há muito espaço para que o departamento tenha uma responsabilidade mais preventiva do que de remediação, tornando-se um pivô estratégico para a corporação. Além disso, dentro da própria remediação, também existe grande espaço para melhoria.

Uma tendência é o de criar, dentro do contencioso, áreas voltadas à mensuração e geração de resultado, geralmente formada por profissionais com origem financeira e analítica – indo além do conhecimento essencialmente jurídico. 

Certamente há muito espaço para que departamentos jurídicos contenciosos agreguem mais valor à corporação, sendo que a utilização correta de boas ferramentas pode auxiliar drasticamente nessa direção. 

  1. Quais parâmetros que os departamentos jurídicos devem considerar para a gestão de contencioso?

Os parâmetros principais na gestão do contencioso são a prevenção e a remediação. No lado preventivo, o departamento deve cruzar dados de negócio com dados de litígios para auxiliar outras áreas a otimizarem seus resultados. No lado da remediação, é preciso considerar indicadores de eficiência e eficácia no tratamento ao litígio. O departamento deve considerar, entender e quantificar o resultado no negócio por uma decisão mais arriscada, considerando o potencial de contingência evitada, bem como a melhor gestão dos litígios em que o risco foi consumado. Para tanto, temos clientes que consideram mais de 500 parâmetros de um único litígio para embasar suas decisões. 

  1. Como a tecnologia pode ajudar na gestão de contencioso? 

A tecnologia é o meio pelo qual os departamentos estão alcançando resultados com mais eficiência e eficácia. Na Docato, em que pese termos uma das melhores tecnologias disponíveis hoje para esse mercado, também contamos com especialistas que estão imersos no dia a dia de nossos clientes, viabilizando a melhor entrega com a tecnologia utilizada. Desse modo, automatizamos tarefas e geramos melhores tomadas de decisões com base em dados, evidenciando o potencial estratégico do departamento jurídico em prol da corporação.

  1. Qual o melhor momento para usar dados para a gestão de litígios? Você pode citar exemplos?

O melhor momento para usar dados é quando o usuário sabe e possui clareza acerca do que ele pretende fazer com esses dados. Por mais intuitivo que possa parecer, boa parte dos esforços da Docato consiste em clarear o que pode ser feito com os dados que o cliente já possui ou com os dados das bases da Docato. Na Docato, dividimos a utilização dos dados em 3 macro objetivos: (a) Gerar mais eficiência ou eficácia nas atividades já executadas (b) Aproveitar novas oportunidades na remediação da contingência (c) Aproveitar novas oportunidades na prevenção da contingência. 

No caso de (a) Gerar mais eficiência ou eficácia nas atividades já executadas, podemos citar a utilização de um Dataflow (produto da Docato de automação de fluxos de dados) e de um Datavision (produto da Docato de visualização de dados). No Datavision, disponibilizamos um painel onde é possível verificar e definir os SLAs (Service Level Agreements) de todas as etapas da entrada de um processo, evidenciando em quais condições uma defesa inicial para o processo pode atrasar. Por exemplo, em um processo com o objeto de cobrança indevida de uma determinada unidade do Paraná a coleta de subsídios demora 15 dias a mais do que a média e, em outra unidade, a captura do processo demora 3 dias a mais do que a média. Já o Dataflow permite automatizar etapas desse fluxo, para que o processo seja capturado antecipadamente, o que aciona um gatilho para a coleta automática dos subsídios dentro dos sistemas da corporação. 

No caso (b) Aproveitar novas oportunidades na remediação da contingência, um exemplo é a utilização de um Dataflow para coletar novos processos antecipadamente, calcular a contingência com base no histórico (considerando centenas de variáveis), elaborar o modelo de acordo e, em caso de aceite do cliente, encaminhar para negociadores realizarem a tentativa de acordo. Esse Dataflow também é acompanhado de um Datavision onde o cliente pode acompanhar o ROI da atividade, bem como extrair todos os dados estruturados que são considerados no modelo de contingenciamento.

Já no (c) Aproveitar novas oportunidades na prevenção da contingência, temos cases em que, por meio de um Datavision, o cliente pôde justificar iniciativas, baseado em dados, que previniram ou atenuaram riscos de novos litígios, como a mudança de local de um relógio ponto (evitando pedidos mais elevados de horas extras) e da mudança do formato de cobrança de clientes (evitando cobrar de clientes que eram cobrados indevidamente).

  1. Qual valor médio que pode ser gerado dentro do contencioso?

O valor gerado pelo contencioso depende do ponto de vista da corporação acerca da prevenção e da remediação. Na prevenção, é importante entender que apesar de evitar os processos para reduzir contingência possa ser óbvio, muitas vezes o valor econômico de prevenir um processo pode ser maior do que o valor de tê-lo. Por tanto, ao mensurar corretamente o risco e o resultado esperado, utilizando dados, a corporação pode impactar drasticamente no resultado da corporação. Temos casos em que clientes chegam a impactar cerca de 15% no resultado. Na remediação, o impacto fica limitado ao valor da contingência, mas também é possível reduzi-la drasticamente, tendo casos em que chegam a 30% de redução na contingência. 

  1. Como funcionam os aplicativos e integrações da Docato? 

Para explicar sobre os aplicativos e integrações, vou aprofundar um pouco mais em como os produtos da Docato funcionam. A Docato possui 2 produtos, o Dataflow e o Datavision. O Datavision permite a visualização de dados extraídos a partir de um Dataflow.

No Dataflow nós automatizamos processos de interação com dados. Em cada etapa do Dataflow, é possível plugar aplicativos de coleta de dados, que irão buscar dados e estruturá-los, e salvá-los em um formulário daquela etapa. Deste modo, estes dados poderão ser visualizados no Datavision com facilidade. Os aplicativos permitem que a interação com outros sistemas e o preenchimento destes formulários ocorra de maneira automática. Por exemplo, temos aplicativos onde:

a) É possível acessar em nosso banco de dados, com mais de 250 milhões de processos, variáveis específicas

b) É possível integrar com qualquer sistema do Judiciário para coletar dados semanticamente complexos

c) É possível integrar com sistemas jurídicos, financeiros e administrativos da corporação para salvar e coletar dados de maneira automática. 

Desse modo, conseguimos transformar o contencioso em um departamento orientado a dados e que gera resultados, auxiliando na gestão de todo o ciclo de vida do litígio, desde a prevenção até o encerramento.

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