O que é preciso para abrir um escritório de advocacia?

Foto mulher assinando documentos

Todos os profissionais formados em Direito precisam ser aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para realizar o registro e obter a carteira profissional para atuar na área.

Para abrir um escritório de advocacia é preciso que os profissionais e a empresa estejam regularizados pela OAB. A partir de então, eles têm duas opções: se reunir em uma sociedade simples de prestação de serviço de advocacia ou em uma sociedade unipessoal.

A sociedade simples de advogados consiste em um modelo societário de pessoa jurídica com fins lucrativos, que precisa de dois ou mais sócios. Esse tipo de sociedade conta, também, com subclasses: sociedade em nome coletivo, sociedade comandita simples, sociedade limitada e sociedade simples pura. Conhecer as diferenças entre elas é fundamental ao escolher o tipo ideal para montar um escritório de advocacia.

Nesses casos, ao abrir seu escritório de advocacia, considere a figura de um sócio especializado em um ramo diferente do seu e com habilidades de gerenciamento diversas. Assim, as características e especializações dos gestores serão mais amplas.

A sociedade unipessoal de advogados, por sua vez, consiste em uma empresa individual, na qual há somente um sócio que, necessariamente, precisa ser um advogado apto a exercer o ofício. Não é possível que advogados integrem mais de uma sociedade advocatícia.

Antes de registrar o escritório, também é necessário realizar uma pesquisa prévia para se certificar que não existe outra empresa com o mesmo nome ou com um nome parecido ao escolhido.

Um espaço físico se faz necessário para que se passe credibilidade. Nele, é possível receber clientes e trabalhar de maneira organizada. É interessante investir em bons móveis e materiais de escritório, que entreguem uma mensagem àqueles que visitem o espaço. Além disso, o escritório facilita o contato entre os sócios e demais funcionários.

Após a escolha do espaço físico, vale lembrar que os seguintes órgãos precisam ser comunicados para você montar seu escritório de advocacia:

  • OAB: para registrar o contrato social da empresa;
  • INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial): para consultar e registrar marcas e patentes;
  • Secretaria da Receita Federal: para criação do cadastro nacional de pessoa jurídica;
  • Prefeitura Municipal: para receber o alvará de funcionamento;
  • Previdência Social: para fazer o cadastro da empresa e dos responsáveis legais;
  • Caixa Econômica Federal: para fazer o cadastro no sistema de Conectividade Social;
  • Secretaria Estadual da Fazenda: para registrar a empresa;
  • Corpo de Bombeiros: para autorização de funcionamento.

Por fim, ao abrir seu escritório, é essencial se planejar bem. Definir um foco de atuação, montar um plano de negócios, analisar o mercado atual e planejar as finanças para ajudar na abertura da empresa são os primeiros passos para alcançar bons resultados.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: