Para que um escritório de advocacia ou demais profissionais do Direito vejam crescer seu negócio, é preciso investir em um bom marketing jurídico. A aplicação de algumas estratégias facilita a obtenção dos resultados esperados. No entanto, existem alguns erros comuns nessas práticas que podem prejudicar o seu desempenho.
Confira os principais erros no marketing jurídico e o que você deve evitar para garantir que não irá cometê-los em seu escritório:
- Não se atentar às normas da OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil instituiu o Provimento Nº 205/2021, que dispõe regras específicas sobre a divulgação dos escritórios e advogados, que torna a publicidade jurídica diferente das demais. Se essas normas não são seguidas, seu negócio pode ser penalizado pela instituição. São elas:
- A publicidade jurídica deve ser meramente informativa, prezar pela discrição e sobriedade, e sem configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão;
- É proibido fazer referência a valores de honorários, formas de pagamento, gratuidades ou descontos;
- Não se deve divulgar informações que possam induzir a erro ou causar algum dano ao leitor;
- Não citar especializações sem ter títulos certificados;
- Não incitar o litígio e persuasão;
- Não prometer resultados.
- Não falar a língua do seu público-alvo
Apesar de ser uma profissão que possui termos complexos e técnicos, é fundamental se comunicar com seu público de uma forma acessível e que se faça compreender. De nada adianta utilizar essas expressões se os leitores desistirem de ler seu conteúdo por ser difícil de entender.
- Não utilizar as plataformas adequadas
É fundamental estar atento às tendências das novas plataformas, bem como quais são as que seu público-alvo mais frequenta. Dessa forma, investir em mais de uma plataforma aumenta o número de pessoas que podem ser alcançadas por seu conteúdo.
- Produzir conteúdos superficiais
O marketing de conteúdo é um dos principais fatores a ser levado em consideração ao traçar uma estratégia de marketing digital, visto que consiste na produção de conteúdos relevantes. Isto é, produzir materiais que atraiam os leitores, com informações verdadeiras e educativas. Essa prática potencializa a chance de alcançar futuros clientes.
- Não interagir com seus seguidores
Estar atento aos comentários e mensagens privadas que seus seguidores enviam em seu perfil é importante. Oferecer retornos com informações solicitadas por seu público estabelece confiança e credibilidade, além de ser uma ótima forma para captar novos clientes. Lembre-se apenas de não ferir as normas da OAB ao responder.
- Não investir nas técnicas de SEO
O SEO (Otimização para Mecanismos de Pesquisa) é uma das ferramentas mais importantes quando falamos de marketing digital. No marketing jurídico não é diferente, já que ele estabelece práticas para que seu site seja otimizado e encontrado mais facilmente nos buscadores.
- Exagerar no uso da palavra-chave
As palavras-chave em artigos e publicações são ferramentas essenciais do SEO para que eles sejam encontrados em buscas na internet. No entanto, quando esse uso é exagerado, pode prejudicar a imagem que o Google e outros buscadores têm do seu negócio. Por isso, utilize a palavra-chave central, assim como suas variações e expressões relacionadas, mas evite as repetições, pois pode interferir na leitura e deixar o material superficial.
- Não ter um site adequado à LGPD
É preciso garantir que sua página online siga os parâmetros conforme a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Isto é, que seu site garanta o cuidado e proteção dos dados pessoais de seus clientes.
- Não acompanhar seus resultados
Um erro é não estar atento aos resultados de todas as suas produções, pois sem isso não é possível saber com exatidão o que tem dado certo ou errado. Três ferramentas que podem te ajudar a observar seus resultados de marketing são o Google Analytics, o Google Search Console e o SEMrush.
- Não ter um site jurídico
O último e talvez maior erro no marketing jurídico é não ter um site profissional para divulgar seu escritório. Mesmo que você tenha perfis em diversas plataformas digitais, um site é imprescindível para passar ainda mais confiança e credibilidade para potenciais clientes. Nele, você é capaz de compilar as informações oficiais e mais relevantes sobre seu negócio, além de ser uma das melhores formas de ser encontrado nos buscadores.