O uso da tecnologia para a eficiência jurídica

Escritórios de advocacia lidam todos os dias com grandes volumes de processos e demandas. Organizar e otimizar essas atividades é fundamental para um bom fazer jurídico, e os profissionais do setor devem constantemente buscar formas de estar a par da advocacia moderna.

Entrevistamos Andressa Barros, sócia e CEO da Fragata e Antunes Advogados, para abordar o assunto. Barros é graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Gama Filho e em Direito Consumidor e Responsabilidade Civil pela Universidade Candido Mendes; e possui MBA em Gestão Empresarial e de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Com experiência de mais de 20 anos em gestão, atua especialmente no contencioso de grandes volumes.

  1. O contencioso é uma importante área de atuação em escritórios de advocacia. De que maneiras a advocacia moderna trabalha com o contencioso de grandes volumes?  

O desafio dos departamentos jurídicos e escritórios é muito grandioso, pois envolve a gestão dos processos tanto na esfera judicial ou administrativa e o impacto relevante que este gerenciamento causa nas demonstrações financeiras e na reputação da empresa. Segundo dados mais atualizados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil encerrou 2022 com 80 milhões de processos e parte deste volume é relativo ao contencioso. Os escritórios e a advocacia moderna não sobreviveriam se não contassem com profissionais qualificados tecnicamente e capacitados para utilizar novas tecnologias disponíveis no mercado. 

  1. É possível fazer uma gestão de contencioso de grandes volumes com estratégia de redução de custo para os escritórios? 

A redução de custos para escritórios, é, a meu ver, secundária e consequência de muita eficiência, qualidade e adequação dos processos de gestão operacional ao uso de novas tecnologias. Atualmente, o nosso alto nível de produtividade se dá, claramente, no intenso esforço de preparo e treinamento de nosso time para o melhor aproveitamento das soluções de tecnologia disponíveis no mercado. O escritório possui 100 mil processos ativos, 57 robôs e uma equipe de 400 pessoas decididas a fazer a diferença, que buscam contínuo aperfeiçoamento e que são treinadas constantemente para entregar resultados de qualidade com maior eficiência. A redução de trabalhos repetitivos (que não significa não termos dupla checagem na operação), bem como o estudo constante em busca de redução de esforços lentos ou desnecessários, faz com que possamos aumentar a qualidade e reduzir custos desnecessários, para que possamos direcionar nossos investimentos onde entendemos que teremos melhores retornos.

  1. De que formas a tecnologia é capaz de gerar maior eficiência para uma empresa? 

A tecnologia só gera maior eficiência se ela for efetivamente compreendida e utilizada por todas as pessoas envolvidas na operação e se houver um time que se dedique a cuidar de identificar as soluções disponíveis no mercado que façam sentido para o negócio. Neste sentido, no escritório Fragata e Antunes, desenvolvemos uma solução, já algumas vezes premiada, que se chama Painel Conecta. Esta plataforma, desenvolvida internamente no escritório, é um espaço de integração de todas as tecnologias disponibilizadas pelo escritório aos seus colaboradores, criando uma linha direta de comunicação entre os times jurídicos e todas as áreas do escritório, como o time de LegalOps, de comunicação, de negócios, de tecnologia e de inovação. Para nós, essa é uma ferramenta muito importante para viabilizar o efetivo uso das soluções tecnológicas identificadas como úteis para nossa atuação e que gera maior eficiência para o escritório.

  1. E para a prospecção de novos negócios? A tecnologia também pode ser uma aliada nesse processo? 

Falar em prospecção requer sempre muita cautela, considerando que a advocacia tem, ainda, muitas restrições a este processo. De nossa parte, cuidamos sempre de aproveitar as oportunidades onde nos conectamos com nossos clientes e potenciais clientes para mostrar que conhecemos suas dores e que podemos atuar como verdadeiros parceiros de negócio para resolver seus problemas. Nesse sentido, usamos várias soluções de jurimetria (temos três startups parceiras) que nos apoiam no estudo do perfil da carteira do cliente para que possamos pensar em quais soluções técnicas-jurídicas poderíamos apresentar para que novas oportunidades possam ser desenvolvidas a partir desta análise, que só as novas tecnologias, especialmente aquelas que fazem análises de dados, permitem fazer.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: