Com centenas de currículos para avaliar em um processo seletivo, os profissionais de Recursos Humanos precisam otimizar o tempo para dar conta de tudo. Por esse motivo, os currículos devem ser objetivos e ter no máximo duas páginas. Pode ser feito um breve relato das qualificações profissionais para explicar ao recrutador de forma resumida as áreas em que já atuou.
Abaixo confira algumas dicas básicas que separamos em etapas para você elaborar o seu currículo e se destacar em um processo seletivo.
- Informações pessoais
Logo no cabeçalho do seu currículo, suas informações pessoais como nome completo, endereço e contato são fundamentais. Vale incluir o e-mail, telefone e até o endereço do Linkedin.
- Resumo das qualificações
Faça um breve relato das suas qualificações, ou seja, fale sobre as suas competências como pesquisa legal, redação jurídica, negociação, litígio, mediação, por exemplo.
- Experiência profissional
Apresente suas experiências profissionais, listando os nomes das empresas ou escritórios onde trabalhou, datas de início e término, cargos ocupados e responsabilidades específicas. Vale incluir as últimas três empresas de atuação.
- Formação
Informe o nome da instituição de ensino e a data na qual se formou. Os graus obtidos devem ser especificados (“Graduado em Direito”, “Pós-graduado em Direito Trabalhista”).
- Formação complementar
Neste campo você pode expor seus diferenciais com cursos complementares, ou mesmo domínio em outros idiomas, informática etc.
- Certificados
Quaisquer certificados profissionais ou licenças de advocacia que você possui, incluindo a jurisdição em que você está licenciado, devem ser citadas.
Principais dicas do que NÃO fazer:
- Informações pessoais excessivas: Não inclua informações pessoais, como estado civil, religião, idade, gênero etc.;
- Informações confidenciais: Evite divulgar informações confidenciais de clientes ou casos nos quais você trabalhou, considerando a ética e as obrigações legais;
- Erros ortográficos: revise seu currículo com muita atenção para não deixar passar algum erro de ortografia ou gramática;
- Autoelogios exagerados: é muito comum que ao tentar vender o “próprio peixe” o profissional não perceba os autoelogios excessivos. Vale moderação.
Por fim, outras dicas valiosas para elaboração do seu currículo é caprichar na formatação do seu documento, utilizando cores sóbrias e design mais simples. Com essas informações você certamente conseguirá atrair boas impressões em um processo seletivo.


