Gestão da Excelência: Equilibrando Qualidade e Agilidade no Ambiente Jurídico

Gerir um escritório de advocacia é uma tarefa complexa que exige estratégia, expertise e uma visão clara para lidar com desafios tanto internos quanto externos. Para entender melhor como funciona esse universo, entrevistamos Christianne Gomes, Diretora de Legal Ops do Queiroz Cavalcanti Advocacia, sobre como a combinação entre gestão eficiente, conhecimento jurídico e tecnologia é essencial para identificar soluções em casos complexos, gerar previsões confiáveis e manter uma cultura de alta performance que transforma as conquistas dos clientes em vitórias compartilhadas pela equipe. Leia à entrevista completa a seguir!

  1. Como a expertise em gestão, aliada ao conhecimento jurídico, ajuda o QCA a identificar e implementar soluções eficazes em casos complexos? 

Gestão ajuda a definir objetivos claros nos nossos processos, indicadores e acompanhamento deles. Primeiro, observamos o PROBLEMA a ser solucionado, a dor do cliente. ESTRUTURAMOS OS DADOS, integrando de forma automatizada dados escritório x cliente x judiciário. DECOMPOMOS os resultados e as causas raízes deles. Todo resultado é multicausas, de modo que é relevante verificar os que são determinantes para os resultados. Por fim, analisando a partir de dados internos e externos, fazemos previsões desfecho, DEFINIMOS PLANOS DE AÇÃO. A habilidade do uso de ferramentas de gestão, conjugada com nossa experiência técnico jurídica (negocial e contenciosa, por exemplo) e a utilização de tecnologia, são a força da nossa capacidade de realização. 

  1. Quais os métodos e ferramentas adotados pelo escritório para gerar previsões que proporcionem mais confiança e tranquilidade aos clientes? 

Em toda a jornada do cliente nós realizamos a estruturação da coleta de subsídios e definição ágil da estratégia de atuação. Usamos a tecnologia para identificação inteligente de pontos de atenção. Através de nossa inteligência de dados, podemos observar anomalias como o surgimento de novas teses, objetos ou mesmo discrepâncias de desfechos em situações semelhantes, sinalizando necessidade de atuação para padronização. Fazemos uso da nossa inteligência de dados no processo decisório. Todavia isso é meio. Meio para aplicação do diferencial técnico no nosso time. O protagonismo é do nosso time e sua qualidade técnica. O diferencial é nossa capacidade de compreender os dados e executar ações baseadas neles, nos garantindo performance e previsibilidade. 

  1. Como transformar as conquistas dos clientes em vitórias pessoais para a equipe, mantendo o foco tanto nos resultados técnicos quanto no impacto humano dos casos? 

Através de uma cultura forte. Tornamos nossas as necessidades dos clientes. Definimos como missão entregar resultados com entusiasmo, superando expectativas e fortalecendo relações. Está entranhado em nossa cultura busca incansável pela alta performance e a construção de vínculos sólidos e duradouros. Todo o time tem muito claros os valores e missão, de modo que as conquistas dos clientes são nossas também! 

  1. Um dos pilares da cultura QCA é a “busca pela perfeição”. Nesse sentido, como o escritório equilibra a busca por excelência com agilidade na tomada de decisões e resolução de problemas?  

Com metodologia de gestão. Rodamos o PDCA rapidamente, não apenas tendo agilidade na identificação do problema e planejamento das ações, como também, através de acompanhamento bem de perto, para rapidamente adotar medidas corretivas nas hipóteses de não atingimento do objetivo traçado. Não nos fincamos em êxitos passados. Eles apenas servem de inspiração para nossas ações presentes. Nossa melhor performance é aquela que ainda iremos realizar. 

  1. Quais políticas e práticas o QCA adota para garantir que sua equipe esteja alinhada com a missão e os propósitos empresariais do escritório? 

Trabalhamos constantemente nossa cultura entre todos os colaboradores, em todos os níveis. Temos rituais de pessoas com o objetivo de fortalecimento dessa cultura. Maioria de nossas lideranças foram estagiários do escritório, sendo o espírito de pertencimento e orgulho disseminado de forma bastante orgânica. Desenvolver pessoal e compartilhar conhecimentos é uma missão essencial e inegociável de nosso escritório. 


Christianne Gomes

Diretora de Legal Ops do Queiroz Cavalcanti Advocacia. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: