Otimização de Processos Jurídicos: Estratégias e Casos de Sucesso

O que “Metodologias e Ferramentas para Eficiência Jurídica em Escritórios e Dejurs”; “Estudo de caso de Legal Operate As a Service em Escritório – Chohfi Advogados “; e “Como otimizar processos integrando CLM, Compras e Legal Operate – Case Deloitte e DocuSign”, tem em comum? Todos estes temas foram palestras da Deloitte que ocorreram durante a Fenalaw 2024, e é justamente sobre cada uma delas que trata esta entrevista. Quem responde às perguntas é Marcelo Natale, Sócio de de Consultoria Tributária da Deloitte. A seguir, confira a entrevista completa!

Palestra: Metodologias e Ferramentas para Eficiência Jurídica em Escritórios e Dejurs

1. Quais metodologias específicas trouxeram os melhores resultados em termos de eficiência jurídica?

Mapeamento dos processos, compreensão das necessidades das áreas e profissionais envolvidos para redesenho dos fluxos e investimento no desenvolvimento de rotinas, de ferramentas e de profissionais.

2. Como a escolha das ferramentas influenciou o sucesso da operação nos escritórios e departamentos jurídicos?

A escolha das ferramentas adequadas tem um impacto significativo no sucesso das operações nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Ferramentas eficazes podem otimizar processos, aumentar a produtividade, e reduzir erros, permitindo que os advogados se concentrem em tarefas exclusivamente jurídicas. Por exemplo, o uso de software de gestão de processos e contratos ajuda a organizar documentos, acompanhar prazos e gerir comunicação com clientes de forma mais eficiente. Do mesmo modo a adoção de tecnologias de automação também desempenha um papel crucial para alcançar benefícios que potencializem as operações legais. Automatizar tarefas repetitivas e administrativas libera tempo para os advogados se dedicarem a atividades mais complexas e de maior valor agregado. Além disso, as ferramentas de análise de dados permitem insights mais profundos, ajudando na tomada de decisões estratégicas e na identificação de tendências que podem influenciar os resultados dos casos. Portanto, a escolha adequada e o uso estratégico das ferramentas tecnológicas são fatores-chave que contribuem para o sucesso operacional e a competitividade de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

1. Quais foram os principais benefícios observados ao adotar o modelo de Legal Operate As a Service?

O Legal Operate pode ser compreendido como o conjunto de profissionais, processos de negócio e tecnologias que viabilizam uma prestação de serviços mais eficientes e eficazes por departamentos jurídico e escritórios de advocacia, combinando ferramentas, estratégias e melhores práticas em gestão. Nesse sentido, ao adotar o modelo de Legal Operate As A Service da Deloitte, o escritório identificou diversos benefícios em sua estrutura profissional, suas operações e suas ferramentas. Entre eles estão o foco dos advogados e sócios com as demandas exclusivamente jurídicas, redução de custos com profissionais administrativos e equipamentos, além de permitir uma revisão e otimização dos processos internos, melhoria no controle dos prazos judiciais e aprimoramento dos relatórios gerenciais. A combinação desses elementos, além de permitir um investimento assertivo para redução de custos e despesas, permite que o escritório tenha maior escalabilidade de suas demandas perante seus clientes.

  1. Quais foram os principais desafios enfrentados ao integrar CLM, Compras e Legal Operate nesse case?

O ambiente corporativo é normalmente compartimentalizado, ou seja, as áreas operacionais têm dificuldade de integrar atividades e fluxos de informação. Um projeto de CLM é uma ótima oportunidade para provocar a reflexão sobre a adequação das atividades e quebrar o famoso “sempre fizemos assim”. A área de Compras para ser efetiva precisa assegurar que o que foi negociado ficará formalizado no contrato e sem uma ferramenta que conecte as áreas é muito fácil perder algo no processo. Da mesma forma, uma vez finalizado contrato, é necessário assegurar o acompanhamento da sua execução. A área de Legal Operate pode assegurar o foco e metodologia necessários mediante efetivo uso do CLM. Portanto, os principais desafios são engajar as diferentes áreas e assegurar uma visão do processo que não fique limitado uma única área.

2. Quais são as etapas sugeridas para um processo de implementação bem-sucedido?

A experiencia tem demonstrado que antes da implementação de qualquer software é importante mapear os processos existentes, quem faz o que, por que é feito, por que não é feito, quem é a pessoa adequada para fazer cada tarefa etc. Esta etapa de consultoria traz uma visão independente e não viesada pelos naturais vícios do dia a dia. Superada esta etapa, definir bem como implantar é crítico para alinhar os resultados do mapeamento com os anseios da administração com a visão de futuro. E finalizada a implementação, assegurar desde o primeiro momento a existência de equipe de Legal Operate com capacidade e foco para usar plenamente todas as funcionalidades da tecnologia. Isso minimiza o alto risco de frustração com investimento em tecnologia que são abandonadas após algum tempo.

3. Quais são os potenciais benefícios quantitativos e qualitativos que podem ser alcançados com a implementação do CLM?

Os benefícios são vários: agilização de processos, minimização de perdas comerciais, redução de litígios comerciais, maior institucionalização de processos internos reduzindo perda de informação com rotação de profissionais, maior consistência e uniformização de contratos etc.




Marcelo Natale – Sócio de de
Consultoria Tributária da Deloitte

Marcelo tem mais de 30 anos de experiência profissional nas seguintes áreas: fiscal internacional, reestruturação societária, preços de transferência, fusões e aquisições, due diligences, investimentos de entrada e saída, reestruturação e planejamento. E possui uma profunda experiência em diferentes indústrias como manufatura, produtos de consumo, serviços, tecnologia e IP. Marcelo foi o líder da Brazilian Desk em Nova York durante o período de agosto de 2009 a julho de 2012.

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