Vivemos em uma era digital que não parece ter limites para avançar, e a modernização dos escritórios, que foi acentuada com o PJE, está a todo vapor. A tecnologia vem transformando o ambiente jurídico em vários aspectos, envolvendo cidadãos, Poder Judiciário e operadores do Direito. Ou seja, não há escapatória.
Por isso, listamos algumas transformações muito valiosas para o universo jurídico, e que já podem ser notadas com a invasão da tecnologia em um dos campos mais tradicionais de conhecimento. Confira!
1: Gestão responsável automatizada
Muitos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia fazem uma gestão com o auxílio da tecnologia, especificamente dos softwares jurídicos. Com funções que vão desde o armazenamento de dados e organização da rotina profissional, até uso de robôs de automação para elaboração de peças, os programas são indispensáveis para a administração.
Controle de despesas, relacionamento com clientes, fluxo de caixa, elaboração de relatórios gerenciais, gestão contratual e de pessoal são atividades administrativas necessárias em qualquer departamento ou escritório. Por meio da tecnologia, é mais fácil realizar essa gestão de forma responsável.
2: Segurança da informação
No universo jurídico, a informação tem um poder inimaginável. Por este motivo, a modernização dos escritórios passa pelo investimento em tecnologia da informação para obter segurança dos dados. O volume de documentos e dados pessoais de clientes é enorme e, em muitos casos, há informações sigilosas.
3: Contratos inteligentes
Os contratos inteligentes se modificam automaticamente, conforme é identificada uma mudança externa que influencia nos termos ajustados – é um conjunto de regras avaliadas por um sistema automatizado. A partir do momento em que as partes concordam com essa configuração de negócios, as regras possuem condições auto executáveis.
Esse tipo de contrato é fruto da inteligência artificial aplicada ao mundo jurídico, que vem transformando as formas de se relacionar comercialmente.
4: Produtividade da equipe
Os softwares de gestão também integram o time de soluções tecnológicas que trabalham em prol da produtividade dos profissionais.
Essas ferramentas simplificam tarefas burocráticas e operacionais, dando aos advogados mais tempo para se dedicarem às atividades em que são indispensáveis. Elas podem fazer tarefas de pesquisa de jurisprudência e de andamento processual, elaborar peças, e muito mais.
Para o Dr. Elias Marques de Medeiros Neto, Diretor Jurídico da COSAN, “um dos grandes objetivos dessas ferramentas utilizadas no âmbito da indústria 4.0 é possibilitar um tratamento mais célere para as atividades repetitivas, bem como viabilizar um efetivo e seguro tratamento de dados mais sofisticados, facilitando a atividade do advogado nas tarefas jurídicas mais complexas”.
5: Resolução extrajudicial de conflitos pela internet
Muitos escritórios de advocacia já adotam meios alternativos de solução de conflitos para dar um fim mais rápido e interessante aos litígios de seus clientes. Com a expansão da tecnologia no ambiente jurídico, especialmente com as legaltechs, é possível fazer mediação e conciliação por meio da internet.
Além de reduzir a burocracia e economizar o tempo e o dinheiro gasto com deslocamento das partes e de seus representantes, os acordos virtuais reduzem o prazo da resolução dos litígios.
6: Profissionais desenvolvendo novas habilidades com a tecnologia
A invasão da tecnologia causou temor em alguns profissionais do Direito, já que muitos postos de trabalho foram extintos com o uso de certas soluções. Porém, o impacto tecnológico no escritório faz com que os advogados desenvolvam novas habilidades que dizem respeito ao mundo digital. Somente conhecimento jurídico já não é suficiente para atuar no Direito da Era Digital.
Como colher uma prova eletrônica? É preciso ter noções de tecnologia para a verificação do procedimento. O que envolve a discussão de privacidade e cibersegurança? Criptografia e coleta de biometria.
A automação e a inteligência artificial não substituem os profissionais, mas complementam sua atuação, tornando seu trabalho mais especializado e intelectual. Afinal, é pouco provável que um cliente prefira se reunir com um robô a se encontrar com seu advogado de confiança.
Jurimetria, inteligência artificial, legaltechs, processo eletrônico, certificado digital, sistemas de gestão, smart contracts e muito mais. A tecnologia está modernizando os escritórios de advocacia e transformando o ambiente jurídico de forma revolucionária.
Diante deste avanço digital, os profissionais devem desenvolver novas habilidades para usufruir dos benefícios que ele oferece. Você está pronto?