Eficiência Jurídica vem atender a transformação do mundo jurídico para gerar resultados tangíveis e ampliar seu papel para além das fronteiras que construímos. Conectar-nos a estratégia do nosso cliente ou da empresa que fazemos parte.
Partimos do dinheiro e, para consegui-lo, desbravamos todas as dimensões, inclusive cultura.
A geração de resultados parte da captura de oportunidades não exploradas, da eliminação de desperdícios (tempo e dinheiro) e de possibilitar o foco em inteligência jurídica estratégica. Não se pretende atuar em corte frio de custos ou pessoas, nem de exploração da produtividade, bastante comum no mercado.
Eficiência Jurídica entende as finanças – despesas e receitas – do Jurídico (seja empresa ou escritório), para cada linha mapeia o tipo de gasto e procura formas de impactar positivamente. Essas formas podem ser projetos simples ou complexos, que envolvam ou não tecnologia, precisem ou não de dados estruturados, com prazos de captura longos e pequenos, com investimento pré ou pós resultados, conectado a fornecedores ou desenvolvimento interno.
Foco exclusivo, independência e visão transversal são fatores que só sabemos da importância quando não temos. São pilares de bons resultados.
O prazo de contencioso ou de um cliente sempre serão prioritários, e devem ser. Quando cumulamos esses papéis há o risco de perder prioridade ou de fazê-lo sem profundidade, de enfrentarmos conflitos de interesse e de haver desigualdade entre as áreas do Jurídico ou do escritório.
No espectro intangível, a construção da parceria com os advogados é determinante para geração de resultados. Seja no uso efetivo das soluções ou na potencialização de oportunidades na junção desses olhares.
A construção desse vínculo passa por atenção, escuta, retorno, combinados, cocriação “navegação guiada” e personalizada para entendimento dos benefícios. Cada um de nós, humanos, temos nossas crenças e barreiras em vários aspectos da vida. De forma cuidadosa e firme vamos removendo o que não faz mais sentido real.
A Eficiência aplica no mundo jurídico os conceitos que os negócios usam há bastante tempo, mas de forma customizada e, assim, estimula um movimento positivo no ecossistema.