Conheça 5 dicas para melhorar sua produtividade

produtividade

Os escritórios de advocacia contemporâneos, como sabemos, não seriam os mesmos sem as novas tecnologias. O trabalho das gerações anteriores passava por muitas (e complexas) etapas que hoje se simplificaram com a implantação de sistemas baseados em transformação digital, gestão de processos, inteligência artificial e machine learning. No entanto, a produtividade não perdeu seu valor como atributo profissional – muito pelo contrário!

Além disso, os benefícios de se aprimorar nesse quesito não se restringem ao mundo do trabalho. A vida pessoal de quem é mais produtivo pode sair ganhando. Em seu livro “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, o consultor Stephen R. Covey cita dois comportamentos especialmente interessantes que elevam a produtividade: ser proativo e “afinar o instrumento” – para ele, a evolução contínua de cada funcionário nas áreas social, emocional, física e intelectual aumenta significativamente a produtividade individual e a da empresa. Acompanhe as dicas abaixo e veja como produzir mais e melhor:

Organização

Não importa se você é o gestor de uma companhia ou é subordinado em um departamento: o primeiro passo para elevar sua produtividade é se organizar. Cada profissional tem liberdade para escolher como isso funciona melhor para si: usando ferramentas on-line, criando uma planilha ou um calendário ou mesmo anotando tarefas e prazos em um bloco de papel. É muito importante levar em consideração o tempo que cada ação deve tomar, assim como as prioridades, para que seja possível cumprir as obrigações e metas sem correria ou atrasos.

Harmonia entre mente e corpo

Hoje em dia, ainda há quem pense que meditação, mindfulness e ginástica laboral são perda de tempo. Entretanto, diversos estudos já provaram que dedicar-se a equilibrar a mente e o corpo levam ao desenvolvimento do foco, da atenção e, por consequência, da produtividade. Se você não sabe por onde começar, até mesmo aplicativos para celular ensinam a dar os primeiros passos e criam programas personalizados.

Alimentação e bebidas

A velha máxima cabe aqui: você é o que você come. Na verdade, o que bebe é ainda mais importante. Ter sempre à mão uma garrafa de água manterá seu corpo hidratado e evitará que sejam necessárias diversas idas e vindas à cozinha. No que tange à produtividade, o café pode ser seu aliado, mas não exagere: o equilíbrio é sempre o ideal. Lembre-se também de que alimentos muito gordurosos e bebidas alcoólicas, se consumidos sem moderação, certamente prejudicarão a rotina profissional.

Sono

Mais uma vez, o caminho do meio é o mais indicado quando falamos em dormir. Poucas horas de sono ou excesso de tempo na cama também são nocivos. Os especialistas indicam manter sempre a mesma média de sono diário, além de desestimularem o uso de telas (celular, computador ou televisão) momentos antes de dormir. Aliás, já conhecemos os “dois lados da moeda” das redes sociais – embora sejam poderosas ferramentas pessoais e profissionais, são também grandes responsáveis por distrações, causando queda de produtividade.

Ambiente feliz

Um levantamento da startup de clima organizacional Pulses veiculado em 2020 revelou que 78% dos brasileiros consultados se sentem mais produtivos na modalidade de trabalho a distância.

O relatório “10 Principais Tendências Globais de Consumo”, divulgado no mesmo ano pela empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, atestou esse resultado. “Os funcionários economizam dinheiro por não precisarem realizar o trajeto de sua casa até o trabalho e têm liberdade para concluir atividades seguindo seus próprios horários no conforto de seu lar, longe das distrações”, afirmou o levantamento.

Porém, o retorno ao escritório após o isolamento provocado pela pandemia de covid-19 não precisa ser negativo. É preciso pensar na postura da equipe para que todos se sintam estimulados a produzir. Treinamentos, além de tornar o funcionário apto para determinada tarefa, podem integrar o time e promover motivação.

Para Rosalinda Pizarro Santos, vice-presidente da entidade Red Global de Mentores, a produtividade passa por:

• Tratar as pessoas como adultos, como sócios, com dignidade e respeito;

• Confiar realmente nos trabalhadores;

• Criar um bom ambiente, com autonomia, no qual todos veem os resultados de seu trabalho;

• Investir nas pessoas;

• Gerar incentivos e animação positiva.

Por fim, há uma simpática reflexão sobre o tema: um estudo da Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, concluiu que o agradecimento gera resultados imediatos. Gerentes que passaram a dizer um simples “obrigado” aumentaram muito a produtividade de sua equipe de trabalho.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: