5 dicas para prospecção de novos clientes

Prospectar clientes é mais um dos desafios encontrados pelos advogados não apenas no início de carreira. Como se destacar em um mercado tão competitivo, respeitando o Código de Ética da OAB?

Pensando nisso trouxe algumas dicas para ajudar nessa captação seja para conseguir os primeiros clientes ou manter o crescimento do negócio diante da concorrência crescente.

1. Cuide do marketing do escritório

Se você não tem presença digital você não existe. Pode parecer radical, mas é a verdade. Só no Google são processadas mais de 3,5 bilhões de buscas por dia e 46% dessas buscas são de produtos ou serviços. Por isso é essencial ter um site bem ranqueado nos mecanismos de busca, redes sociais e uma presença digital relevante.

O Marketing de Conteúdo contribui e muito para essa relevância. Com a divulgação de conteúdos didáticos e informativos é possível expor o seu trabalho e sua expertise, atraindo um possível cliente de forma orgânica. Esta é uma estratégia que não envolve grandes aportes financeiros. Além disso, existem hoje diversas soluções de marketing para divulgação do seu escritório ou serviço.

É importante apenas ficar atento ao Código de Ética e Disciplina da OAB, entender todos os princípios e regras que direcionam a conduta profissional dos advogados, inclusive a sua comunicação com o público e as formas de se propagandear.

2. Cuide do seu marketing pessoal

Além da imagem do escritório, é preciso também cuidar da sua imagem pessoal. A dica de ouro é posicionar-se de acordo com as suas aspirações. Para isso, você pode responder a essas três perguntas:

1-Em qual área desejo me especializar?

2-Qual o meu principal objetivo profissional?

3-Como quero ser reconhecido no meio jurídico?

A partir dessas respostas você pode reestruturar sua presença tanto no ambiente online (site e redes sociais) quanto nos espaços que frequenta.

Pensar nessas estratégias voltadas para a promoção pessoal é importante em todos os momentos da carreira de um advogado, não só no início.

3. Conecte-se com as pessoas

O networking é essencial para todas as profissões, mas principalmente para os advogados. Esse relacionamento com profissionais do mercado é bom para a troca de conhecimento e  experiências, mas também pode render novos clientes através de indicações.

Participe de eventos, como a Fenalaw 2023, conferências e associações não só do seu meio, mas também de possíveis clientes. Essa conexão também vale para o ambiente digital, através de fóruns ou redes sociais.

Já que o assunto é captar novos clientes, não há problema nenhum em pedir que seus clientes o indiquem.  A boa e velha publicidade boca a boca ainda é extremamente eficaz e mostra que você conseguiu fidelizar e cultivar o relacionamento com sua clientela.

4. Procure o seu diferencial

O mercado jurídico está cada vez mais disputado, então é preciso se diferenciar da concorrência.  O ideal é primeiro entender quem são os seus concorrentes diretos e fazer um benchmark, estratégia de negócio na qual é realizada uma pesquisa de mercado para saber o que os concorrentes da empresa estão fazendo, o que gera resultados e o que não fazer.

A partir desta análise, é possível entender o que falta nesse nicho que você está trabalhando. Pode ser um atendimento de massa mais agilizado, que demande um investimento em ferramentas tecnológicas para promover uma gestão mais eficaz do escritório, um software jurídico onde o cliente possa acompanhar em tempo real seu processo ou até mesmo um atendimento mais personalizado e individualizado em que seu cliente se sinta melhor assistido.  

5. Seja um especialista

Como dito anteriormente, o mercado está saturado, por isso é preciso gerar confiança dos clientes atuais e futuros.

Busque se especializar em uma área que se identifique e esteja em alta no Direito, produza conteúdo sobre o tema para transmitir a sua expertise, participe de eventos e palestre, se tornando uma referência na área, facilitando a captação de uma clientela qualificada.

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