A importância do marketing jurídico para o advogado
O sucesso de um profissional jurídico depende diretamente da forma como ele se comunica com o público: comunicação essa que pode ter início antes mesmo do contato entre ambos.
Atualmente, antes de adquirir qualquer produto ou serviço, o consumidor busca informações confiáveis na internet. Por isso, é preciso se ater ao conteúdo publicado em seu site e nas redes, uma vez que elas são fundamentais para gerar primeiras impressões no público. Eis, então, a importância do marketing; e, no que diz respeito ao ramo da advocacia, especificamente do marketing jurídico.
O marketing jurídico consiste em uma especialização do marketing destinada aos profissionais da área jurídica, e define estratégias para alcançar objetivos do exercício da advocacia. Assim, configura-se como uma ferramenta importante para estabelecer o vínculo entre a empresa e o público. Através do marketing jurídico, é possível despertar o interesse do público no serviço prestado pela empresa e ampliar sua visibilidade.
O ambiente digital e suas muitas possibilidades de divulgação de conteúdos constitui uma porta de entrada promissora para que escritórios de advocacia e advogados exponham a qualidade de seu serviço e busquem se destacar e se diferenciar da concorrência nesse mercado.
No entanto, é necessário ter cautela ao comercializar um escritório de advocacia, uma vez que há de se levar em conta o código de ética previsto pela OAB. Sendo assim, é relevante se ater às regras da comunidade jurídica. Confira alguns dos desafios ao se trabalhar com marketing jurídico:
Produção de conteúdo relevante
A premissa da publicidade no setor jurídico é produzir conteúdo relevante. Afinal, o objetivo é atrair clientes e para tal é preciso causar impacto. Por isso, o conteúdo criado e divulgado deve utilizar uma linguagem acessível e objetiva para que alcance o maior número possível de pessoas e para gerar interesse nos temas que o escritório de advocacia trabalha no cotidiano.
Visualização em ferramentas de busca
É fundamental para toda estratégia do profissional de advocacia que seu conteúdo seja facilmente encontrado. O Google tem um papel importante nisso, pois ele define a ordem do que deve responder melhor à dúvida do internauta. Ou seja, estar entre as primeiras colocações na busca significa ser relevante e facilmente encontrado. A maioria dos usuários nunca passa da primeira página do Google; por isso, para que sua empresa seja encontrada, é ali que ela precisa estar.
Nesse sentido, ter um site próprio é um princípio básico para qualquer negócio jurídico: é o cartão de visitas do escritório. Imagine quantas pessoas podem acessá-lo em um dia e compare com o número de visitas presenciais que a sua empresa recebe em uma semana. Ter um site bonito, organizado e de fácil acesso é um diferencial de mercado.
Aproximação do escritório com os clientes
Além do Google, as redes sociais são alternativas para que o profissional jurídico seja facilmente encontrado no ambiente digital. Além de conferirem mais visibilidade, também aproximam advogados e escritórios de seus clientes. Afinal, o marketing jurídico também diz respeito ao atendimento oferecido.
Uma dúvida recorrente é sobre em qual rede atuar. Marcar presença nas principais (Facebook, LinkedIn e Instagram) oferece mais visibilidade, mas para obter o retorno esperado, a escolha dependerá do modelo de negócios e do público que deseja atingir.
Se uma empresa busca outras companhias como clientes, o LinkedIn é a melhor alternativa. Seu perfil mais corporativo contribui para que o profissional jurídico tenha sua imagem consolidada no meio digital e estabelece networking entre as conexões.
Algumas ações que podem ser executadas nas redes sociais, respeitando a regulamentação do novo provimento de publicidade na advocacia:
- Compartilhar artigos, vídeos e decisões com as quais os escritórios compactuam, com uma breve colocação própria;
- Compartilhar notícias, resoluções e outros temas do cotidiano: são práticas que demonstram como o profissional acompanha assuntos da atualidade;
- Publicações sobre participações em congressos e seminários.
O mais importante é a produção e qualidade do conteúdo. É assim que o profissional jurídico apresenta sua expertise em determinados temas – por meio de textos, artigos e vídeos -, com uma linguagem de fácil compreensão.
Por fim, vale destacar a importância de se manter ativo nas redes sociais. Com a alteração constante de algoritmos, cada vez mais conteúdos são produzidos, e estar entre os mais relevantes é um desafio. Publicar com frequência faz com que as redes considerem o conteúdo relevante e aumenta o retorno esperado ao escritório.