Análise de dados: gerando novos negócios

Todos os dias geramos uma quantidade enorme de informações para empresas de diferentes segmentos, apenas com uma pesquisa rápida sobre um determinado produto ou serviço na internet. Esses dados podem ser utilizados pelas organizações para compreender como o consumidor se comporta: o que o faz finalizar uma compra e o motivo pelo qual “abandonou” o carrinho em um e-commerce, por exemplo.

Para tentar entender esses e outros hábitos de consumo, empresas ao redor do mundo utilizam a análise de dados, um recurso fundamental na conversão e fidelização de novos clientes.

Continue lendo este artigo para saber o que é análise de dados, como implementá-la em seu negócio e quais os principais benefícios.

O que é análise de dados?

A análise de dados – também conhecida em inglês como “data analytics” – consiste em processos (coleta, tratamento e interpretação de dados), que visam analisar informações úteis para uma empresa.

Um dos objetivos principais da análise de dados é obter informações que possam ser convertidas em resultados e ajudar na tomada de decisões do seu negócio.

Como implementar a análise de dados em seu negócio

Implementar a análise de dados em sua empresa pode te ajudar a compreender o comportamento de compra de seus clientes, evidenciando as preferências e gostos de cada um. Dessa forma, sua organização pode trabalhar estrategicamente em cima desses resultados e ser até mais assertiva na oferta de produtos e serviços, por exemplo.

No entanto, é preciso estabelecer alguns objetivos antes de aplicar a análise de dados em sua empresa. Confira abaixo:

  1. Defina objetivos: o primeiro passo para inserir um sistema de análise de dados em seu escritório é determinar as metas que você deseja alcançar com esse recurso, ou seja, o que a sua empresa espera entender ou resolver com essa ferramenta. Tendo isso claro, fica mais fácil executar as próximas etapas;
  2. Faça um planejamento: certifique-se de que sua empresa terá profissionais qualificados para lidar com a análise e tratamento de dados. Verifique se o departamento de Tecnologia da Informação (TI) tem infraestrutura que suporte o armazenamento e processamento dos dados;
  3. Invista em tecnologias: contrate um software especializado em análise de dados que te ofereça suporte com base nas suas necessidades;
  4. Avalie o orçamento: determine os custos com a contratação de profissionais, aquisição de novas tecnologias ou melhorias em departamentos já existentes na empresa;

Benefícios da aplicação de análise de dados:

  • Tomada de decisão assertiva: como as informações extraídas da base de dados têm suas origens em fatos e tendências de mercado, a tomada de decisão para uma empresa torna-se mais segura e consistente;
  • Otimiza a eficiência operacional: com base nos dados analisados é possível identificar falhas e oportunidades de melhoria nos processos;
  • Contribui para satisfação do cliente: como a análise de dados estuda de maneira aprofundada os padrões de compra dos clientes, as empresas podem desenvolver produtos ou serviços personalizados que atendam a essas necessidades e assim, promover uma experiência de compra satisfatória ao consumidor;
  • Oferece inovação: quando utilizada de maneira eficaz, a análise de dados pode contribuir com insights, que proporcionam novas ideias e indicam novos modelos de negócio.

Também é importante frisar que a aplicação da análise de dados em uma empresa deve começar devagar, com testes que possibilitem a adaptação dos profissionais à nova ferramenta. Respeitando este tempo, é certa a fluidez dos processos.

Utilizar essa ferramenta tecnológica é um grande passo para se manter atualizado às tendências e alcançar resultados para o seu negócio.

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