A tecnologia está cada vez mais presente em escritórios e departamentos jurídicos. Ela surge como aliada e facilitadora de atividades menos complexas e, por vezes, repetitivas. Pensando nisso, entrevistamos Magno Alves, Diretor da Vertical Jurídica Benner, para nos ajudar a entender um pouco mais sobre a tecnologia no ambiente jurídico. No texto, Magno também aborda o papel da Inteligência Artificial no setor e ainda como as empresas podem se proteger das tentativas de ciberataques. Confira!
1. Quais os benefícios que os softwares de gestão oferecem para empresas de diferentes nichos e tamanhos?
O primeiro benefício está em resolver problemas específicos do setor jurídico, por meio do desenvolvimento de tecnologias cada vez mais aderentes às necessidades do departamento jurídico e da área de negócio da companhia.
Outro benefício importante é a promoção da integração entre as áreas, aumentando a comunicação, a operabilidade e a sinergia do departamento jurídico com os demais departamentos da empresa. Isso reduz a burocracia e potencializa os resultados.
Além disso, os softwares de gestão permitem o sigilo das informações estratégicas do jurídico e oferecem rastreabilidade e proteção dos dados relacionados aos contratos e processos acessados pelos usuários.
Independentemente do tamanho da companhia, o controle e a redução de custos são prioridades na agenda estratégica do gestor jurídico. Para isso, os softwares de gestão oferecem automações, integrações e inteligência artificial, reduzindo significativamente o trabalho manual e administrativo e permitindo que os advogados concentrem seu tempo no que realmente importa.
Para departamentos jurídicos com grande volume de processos ou contratos, o software de gestão jurídica oferece tecnologias específicas que atendem às necessidades do setor e permitem estratégias para redução da carteira. Já para departamentos jurídicos menores, o software proporciona crescimento sustentável, elevando os níveis de segurança, compliance e gestão jurídica.
Portanto, os softwares de gestão jurídica são essenciais para uma administração orientada a resultados, independentemente do nicho ou tamanho do cliente.
2. Como a Inteligência Artificial está moldando os serviços jurídicos atualmente?
A Inteligência Artificial (IA) está transformando significativamente a interação entre tecnologia, pessoas e sociedade, e o setor jurídico não é diferente.
A inteligência artificial tem significativamente aumentado a eficiência dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Ela automatiza tarefas repetitivas, como a realização de cadastros, a revisão de documentos, a busca de informações e a realização de pesquisas de doutrinas e jurisprudência.
Com a automação das tarefas rotineiras, como cadastros e outras atividades de baixa complexidade, a Inteligência Artificial libera o advogado para se concentrar em tarefas que exigem seu conhecimento especializado. Isso não apenas otimiza o uso do seu tempo, mas também contribui para a redução dos custos operacionais, melhorando a eficiência geral de departamentos jurídicos e de escritórios de advocacia.
Outro aspecto relevante é a potencialização do trabalho do advogado por meio da obtenção de informações mais precisas para tomada de decisões. Com o crescente volume de dados e seu refinamento pela Inteligência Artificial, análises mais detalhadas permitem aos advogados identificar padrões e prever resultados de casos com maior precisão. Essa capacidade não apenas agiliza a tomada de decisões, mas também aumenta a eficácia e a qualidade dos serviços jurídicos prestados.
Na medida em que a velocidade das transações comerciais continua a aumentar, a aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial na predição se mostra um caminho promissor. Estas ferramentas não apenas facilitarão a criação de contratos e a revisão de documentos jurídicos personalizados, mas também assegurarão conformidade, precisão e segurança nas transações.
Por fim, assistentes virtuais baseados em IA estão emergindo como recursos escaláveis para fornecer suporte básico a clientes, promovendo o acesso democrático a informações jurídicas enquanto protegem a privacidade das informações.
3. Quais os maiores desafios que a Benner enfrenta ao lidar com as constantes evoluções tecnológicas? Como pretendem superá-los?
As evoluções tecnológicas estão ocorrendo em ciclos cada vez menores. Acompanhar a velocidade dessas transformações e ainda manter-se na vanguarda da inovação jurídica está cada vez mais desafiador. Ao longo dos antos, a benner se reinventou e provocou transformações no seguimento, implementando metodologias ágeis em seu processo de desenvolvimento de software, reduzindo significativamente o tempo de implantação de projetos de alto complexidade.
Em um cenário em que as ameaças cibernéticas evoluem a cada dia e as exigências regulatórias se tornam cada vez mais complexas, é imperativo que as organizações estejam sempre um passo à frente. Para garantir a integridade e a conformidade de sua plataforma, a benner adota uma postura proativa e rigorosa.
Com certificações internacionais que atestam nossa excelência, realizamos testes de segurança periódicos em nossas aplicações e em nosso Data Center. Além dos aspectos técnicos, nosso compromisso com a segurança da informação vai além. A Benner não apenas protege os dados, mas também adota práticas de conduta e melhores práticas entre nossos colaboradores, garantindo um ambiente seguro para todos os clientes.
Outro desafio importante está em acompanhar as alterações legislativas e seu impacto para a gestão jurídica. A benner possui um time especialista em legislação que acompanhar os projetos de leis e faz a aplicação das legislações em seu software Jurídico, RH, ERP, Logística, Saúde e outros. Isso nos permite ser pioneiros e ter grande expertise no atendimento às necessidades de nossos clientes, tendo como exemplos recentes a liberação de módulo específico de e-Social, LGPD e Domicílio Judicial Eletrônico.
Como forma de incluir o cliente no centro da estratégia da companhia, a benner estabeleceu programas de inovação colaborativa por meio do Comitê de Clientes Benner, contando com a expertise e colaboração dos clientes para criar soluções aderentes às melhores práticas de mercado, reduzindo a distância entre a necessidade do cliente e seu roadmap de inovação.
4. Como é feito o monitoramento de tendências de mercado para garantir que as soluções de gestão mais eficientes e competitivas?
O monitoramento eficaz das tendências de mercado depende da proximidade com o cliente. Este contato próximo permite à Benner compreender as necessidades reais do gestor jurídico e de seu departamento. Com isso, permite o desenvolvimento de tecnologias mais aderentes aos anseios do seguimento, elevando o gestor a novos patamares de sucesso, com entrega de resultados efetivos para a companhia.
A Benner, fundamentada em seu valor de Sucesso do Cliente, inovou no setor jurídico ao estabelecer um comitê dedicado a ouvir e a criar soluções para os problemas de negócio de seus clientes. Anualmente, mais de 1.000 horas de desenvolvimento são investidas no Comitê de Clientes da Benner, onde os próprios clientes colaboram para criar funcionalidades no produto ou aprimorar as existentes, contribuindo com ideias e feedback direto com o time de tecnologia da benner. Como resultado, criamos produtos melhores e mais eficientes.
Contamos também com uma área dedicada ao produto e ao mercado jurídico altamente dinâmico, responsável por monitorar as principais tecnologias e inovações de mercado, incluindo as emergentes, que podem significativamente melhorar a experiência do usuário e os resultados gerenciais.
Com um time altamente capacitado e multidisciplinar, a unidade de negócios jurídicos da Benner está imersa na inovação do Direito. Para manter sua liderança na vanguarda da inovação jurídica no Brasil, a equipe acompanha de perto diversos movimentos no setor, incluindo alterações legislativas, atores do mercado nacional e internacional, além de tecnologias de diferentes áreas que possam atender às necessidades dos gestores jurídicos. Um exemplo recente foi o desenvolvimento do módulo eSocial Processo Trabalhista, que facilita a transmissão dos eventos do eSocial diretamente da plataforma Benner para o Governo.
5. Dados da FortiGuard Labs mostram que em 2023 o Brasil sofreu 60 bilhões de tentativas de ciberataques. Em sua opinião, o que precisa ser feito para diminuir esse indicador? Quais medidas de segurança a Benner usa para proteger os dados dos clientes contra invasões?
Apesar da queda de tentativas de ataques cibernéticos em relação ao ano anterior (103 bilhões), o volume de ataques ainda é enorme e as ações tendem a se tornar cada vez mais sofisticadas e ainda mais direcionadas.
Para mitigar esse cenário preocupante, é fundamental investir em infraestrutura de segurança cibernética, implementar políticas de conscientização digital eficazes e promover a colaboração entre setor público e privado na identificação e resposta rápida a ameaças.
Ao encontro destas medidas, a plataforma jurídica da benner possui certificação SOC 2 – Tipo 2 para o desenvolvimento do produto, está armazenada em servidores de ponta, é aderente à SOX e à LGPD, está constantemente submetida a efetuação de PEN-TEST e de SAST-DAST, além de contar com uma equipe capacitada a lidar com situações de crise e possuir um plano de respostas a incidentes.
A combinação de múltiplas camadas de segurança é fundamental para reduzir substancialmente a exposição a riscos, garantindo para nossos clientes o patamar mais elevado de segurança do mercado jurídico.

Magno Alves
Evangelista de cultura de Transformação Digital de Departamentos Jurídicos. Coautor do livro Transformación Digital con ODR. Diretor da Vertical Jurídica na empresa benner sistemas. Social Selling Index LinkedIn está entre o 1% de influenciadores do setor. Filho único, casado, pai de pet e amante de esportes, natureza e conhecimento.


