Quando os clientes compreendem plenamente suas opções legais, os riscos envolvidos e o andamento do processo, eles se sentem mais seguros. Mas isso não costuma ser tão frequente.
Com tantos termos difíceis (o famoso juridiquês) e expressões distantes da realidade de muitas pessoas, o que mais se percebe são advogados e advogadas esgotados por passarem boa parte do dia respondendo perguntas no e-mail e WhatsApp.
Mas como tornar essa etapa do trabalho, tão importante para se evitar mal-entendidos e alinhar as expectativas, mais simples? Aqui, compartilho duas soluções. Siga a leitura.
Falta de acessibilidade, má comunicação e suas consequências
Termos técnicos, como “esbulho”, “tutela antecipada” ou “recurso de apelação”, podem ser confusos e intimidadores para aqueles que não estão familiarizados com o jargão legal.
A ansiedade e o estresse dos clientes, muitas vezes agravados pela situação jurídica que enfrentam, também podem dificultar ainda mais a comunicação.
Muitos deles esperam respostas quase imediatas. Mas a realidade é que você pode estar no tribunal, em uma reunião importante ou ocupado com outras tarefas essenciais.
Sem saber disso, o cliente pode insistir em contatá-lo, enviando múltiplos e-mails e fazendo várias ligações para o escritório ou celular. Resultado? Aumento de estresse para ambos os lados.
Mas existe um caminho para driblar essa situação.
Tecnologia como facilitadora (mesmo!)
Por sorte, o uso de Inteligência Artificial já é uma realidade que está tornando a rotina jurídica cada vez mais ágil e inovadora.
Empresas de tecnologia estão investindo em inovações a fim de acompanhar as mudanças do setor para entregar soluções jurídicas que funcionam na prática. Trago alguns exemplos.
IA de tradução do juridiquês
A IA do Astrea é uma solução desenvolvida para traduzir em linguagem não jurídica e enviar automaticamente, via e-mail, andamentos de processos judiciais aos clientes dos advogados e advogadas que utilizam o sistema.
Essa funcionalidade foi criada para facilitar a comunicação entre profissionais da advocacia e seus clientes, trazendo agilidade e proximidade de forma simples e segura.
Ajudando a evitar, por exemplo, que aconteçam interpretações equivocadas de um documento legal por conta da complexidade das informações, e por consequência, tomadas de decisões precipitadas.
Aplicativo que dá autonomia para o seu cliente
Outro problema comum da falta ou má comunicação é a dos clientes não reconhecerem o trabalho que está sendo feito, por falta de acesso ao que está acontecendo.
O advogado pode passar semanas pesquisando, redigindo e ajustando uma contestação, mas o cliente apenas vê o produto final.
E sem esforço extra para mantê-lo informado, é provável que ele sinta que o profissional não está trabalhando muito em seu caso. Já aconteceu isso com você?
No Astrea, os clientes dos escritórios que usam o software jurídico, através de um aplicativo do Portal do Cliente, conseguem acompanhar o progresso dos seus processos e enviar documentos pelo celular. Um exemplo de um recurso rápido, fácil e seguro.
Benefícios na prática para advogados e clientes
O grande benefício de contar com aliados como esses é o de descomplicar a comunicação, aumentando ainda mais a qualidade do atendimento, sem precisar fazer nenhum esforço extra.
De forma automática, ferramentas assim tornam mais acessíveis e menos técnicas as informações de andamentos processuais, facilitando o entendimento dos clientes e reduzindo a necessidade de entrarem em contato para esclarecer dúvidas.
Ou seja, o contato com a clientela fica mais frequente, sem que seja necessário dedicar tempo para isso.
Assim é possível dedicar esforços e tempo a outras tarefas que a tecnologia não consegue operacionalizar, como prospecção de clientes e elaboração de estratégias e marketing jurídico.
Além disso, a boa comunicação advogado-cliente pode ser boa para os resultados financeiros. Quanto melhor você colabora e se comunica, maior é a probabilidade de recomendarem seu serviço.
Conclusão
O pilar fundamental de qualquer organização jurídica são as pessoas.
E hoje essas pessoas têm acesso a muitos advogados e informações, o que as torna mais exigentes em relação à compreensão dos processos judiciais.
Elas buscam, mais do que nunca, clareza e querem entender os mecanismos legais de forma acessível.
Por isso faz parte da advocacia moderna que profissionais traduzam termos e raciocínios jurídicos complexos para uma linguagem simples e acessível.
Afinal, não podemos esquecer falar bem é, acima de tudo, fazer-se entender. E com a ajuda das ferramentas certas, essa tarefa agora pode ser realizada com sucesso 😊