Como desenvolver uma estratégia de marketing focada no cliente 

As estratégias de marketing são indispensáveis quando o assunto é atrair mais clientes e aumentar as vendas do seu negócio. Isso porque elas combinam técnicas modernas e inovadoras para melhorar seus resultados em meio ao mercado, que está cada vez mais competitivo.  

Diante disso, elaboramos um artigo para te explicar a importância de uma boa estratégia de marketing para a sua empresa, por onde começar e quais os principais tipos de táticas frequentemente incorporadas no mercado. 

O que é uma estratégia de marketing? 

A estratégia de marketing é um plano, geralmente baseado em um conjunto de ações, que têm como objetivo atrair clientes, alavancar as vendas e fazer com que sua empresa seja reconhecida como autoridade na área de atuação.  

Para fazer uma estratégia de marketing de sucesso focada no cliente, primeiro é importante levar em consideração algumas etapas como veremos a seguir. 

Por onde começar? 

  1. Defina objetivos 

Estabeleça objetivos claros sobre o motivo pelo qual o seu negócio precisa de uma estratégia de marketing. É para aumentar as vendas? Construir uma imagem de autoridade em determinado assunto? Ampliar a visibilidade da sua empresa? Esses são só alguns exemplos, mas é fundamental definir um objetivo antes de começar. 

  1. Faça uma pesquisa de mercado 

A pesquisa de mercado é essencial por várias razões, como: entender o público-alvo, avaliar a concorrência, identificar oportunidades e principais tendências de mercado, dentre outros.  Com essas informações obtidas é possível ter um norte para uma estratégia mais assertiva. 

  1. Construa uma persona 

O termo “persona” no marketing é usado para representar o cliente ideal para o seu negócio, sem deixar de lado às suas necessidades e comportamentos de compra. Este passo é muito importante, pois a criação de uma persona errada pode comprometer a estratégia de marketing inteira. 

  1. Mantenha a comunicação com seu cliente 

Esteja presente nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Linkedin, X (antigo Twitter), TikTok e plataformas de vídeo, como o YouTube. Determine qual das redes tem mais a ver com o seu negócio para não correr o risco de abandonar uma conta por falta de conteúdo. Mantenha uma linguagem acessível de forma que todos entendam o que você deseja transmitir. Ademais, criar artigos e entrevistas para o blog também são uma ótima maneira de ganhar credibilidade.  

  1. Analise KPIs 

O acrônimo KPI (Key Performance Indicators, em inglês, que traduzido denomina Indicador-Chave de Desempenho) é usado para medir e acompanhar se os processos de trabalho estão alcançando resultados satisfatórios ou se é necessário rever alguns pontos. Este indicador ainda pode resultar em insights sobre a taxa de conversão, taxa de abertura e cliques em um e-mail, número de potenciais clientes visitantes do site etc. 

  1. Colete feedbacks dos clientes 

Por último, mas não menos importante, é válido fazer uma pesquisa ou feedback com seus clientes para analisar as percepções que eles têm sobre sua empresa. Desta forma, o seu negócio pode se aperfeiçoar com base nas sugestões apresentadas. 

Principais tipos de estratégias de marketing  

  • Marketing de conteúdo: essa é uma das estratégias mais adotadas pelas empresas atualmente. O objetivo é criar conteúdos atraentes que informem os chamados leads – potenciais clientes – e assim, os fidelizem a sua marca. Esta técnica envolve, principalmente, a produção de artigos para o blog, e-books, vídeos educativos para redes sociais e YouTube etc. 
  • SEO: O Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português, é uma técnica que visa o melhor ranqueamento em buscadores, como o Google, ou seja, ele pode fazer com que sua marca apareça entre as primeiras assim que um usuário buscar por determinado produto ou serviço na rede. Este método pode aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair tráfego orgânico.  
  • Marketing de influência: milhares de companhias ao redor do mundo utilizam o alcance dos influenciadores digitais para impulsionar sua própria marca. No entanto, é preciso ter cuidado para escolher uma pessoa que represente a sua empresa, pois suas atitudes e posicionamentos podem comprometer a imagem do seu negócio.  
  • Publicidade: essa técnica permite vantagens de anunciar seus serviços/produtos em canais offline, como televisão ou outdoor, mas também pode ser aplicada em anúncios na internet, como o Google Ads e Meta Ads, por exemplo. O que deve ser levado em consideração para escolher qual método usar, é o público que deseja atingir com a ação.  
  • E-mail Marketing: usado como tática complementar para captar clientes, este recurso, além de simples e prático, é ótimo para manter a comunicação com seus clientes para informar sobre um serviço ou promoção, por exemplo.  
  • Marketing de Guerrilha: termo criado no final dos anos 1970, pelo publicitário Jay Conrad Levinson, que se inspirou na Guerra do Vietnã, devido às técnicas consideradas incomuns adotadas pelos vietnamitas para superar a guerra. Em se tratando do marketing, o propósito é inovar, com ações que impactem o público-alvo, mas com baixo custo. 
  • Remarketing: é uma das estratégias adotadas pelas empresas, geralmente em e-commerces, com a intenção de captar clientes que “abandonaram” o carrinho de compras no site por algum motivo. Se o intuito do seu negócio é aumentar as vendas, essa é uma excelente alternativa.  

Mas não para por aí, existem outras estratégias modernas como Inbound Marketing, Outbound Marketing, Endomarketing, Marketing Viral, entre outras. A dica é escolher a melhor tática para o seu negócio, sendo aquela que se adeque às metas que você deseja alcançar.  

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