Todo advogado que pensa em abrir um escritório de advocacia se depara com uma série de dúvidas e desafios relacionados à forma como administrar o negócio de maneira eficiente e rentável. Isso porque o número de advogados no Brasil não para de crescer, o que gera uma saturação no mercado e uma necessidade de buscar formas de se destacar.
Uma forma de lidar com esse cenário é empreender na advocacia, isto é, visualizar seu escritório como um negócio e utilizar estratégias empresariais e de marketing em sua gestão e nas táticas de crescimento.
No entanto, inicialmente, é preciso se atentar a um ponto importante: ao empreender na advocacia, você não deve cair na mercantilização de seu negócio, já que isso é proibido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O Provimento Nº 205/2021 dispõe regras sobre a divulgação dos escritórios e advogados, o que torna a publicidade jurídica diferente das demais. Se essas normas não são seguidas, seu negócio pode ser penalizado pela instituição.
Se você não tratar seu serviço jurídico como um produto, prometer resultados e divulgar valores de honorários, formas de pagamento, gratuidades ou descontos, você não terá problemas para empreender na advocacia.
Estratégias de empreendedorismo na advocacia
Os principais pontos para se atentar ao empreender na advocacia são:
1. Controle financeiro
O advogado precisa entender com clareza seus custos, seu fluxo de caixa e saber identificar a necessidade de prospectar clientes ou de rever o valor de seus honorários.
Muitos advogados, sobretudo os iniciantes, não compreendem seus custos fixos e variáveis e quais seriam seus honorários mínimos. Assim, algo comum é que esses profissionais, muitas vezes, acabem pagando para trabalhar.
Para se orientar com as finanças, você pode utilizar planilhas no começo e, à medida que seu negócio jurídico for crescendo, investir em um bom software jurídico. Essa ferramenta facilitará o controle de sua gestão financeira, além de propiciar muitos outros benefícios, como a organização de informações de clientes, casos e processos.
2. Padronização do serviço
Em um escritório de advocacia, é essencial que os processos e divisão de tarefas sejam muito bem estabelecidos e estejam claros para todos os colaboradores. Isso evitará qualquer tipo de confusão com o manejo de dados e processos de clientes.
Por isso, é importante padronizar os procedimentos do escritório, isto é, estabelecer certos padrões de resolução de casos, acompanhamento de prazos, conduta de relatórios, escrita e formatação de documentos.
Com essas medidas, os serviços oferecidos pelo escritório passarão por um controle de qualidade de forma unitária e isso criará uma melhor imagem para os clientes.
3. Produtividade
Mais horas de trabalho não significa mais produtividade. Pelo contrário, é algo que pode prejudicar o fluxo de produção da equipe. Em vez disso, os advogados precisam de formas de aumentar e otimizar sua produção com a implementação de ferramentas que reduzem atividades repetitivas e burocráticas do dia a dia para que eles possam se concentrar nos processos mais analíticos.
4. Atendimento ao cliente
Ter clientes satisfeitos com o serviço que você oferece é um dos pontos principais para alcançar o sucesso. Isso ajuda tanto na fidelização da clientela como na prospecção de novos clientes, que podem receber recomendações de seu atendimento.
Dito isso, manter um bom relacionamento com os clientes, atendê-los com atenção e cortesia e pedir feedbacks são formas de prestar um bom atendimento.
5. Marketing jurídico
Após definir e organizar os pontos anteriores, é hora de colocar em prática o chamado marketing jurídico, que consiste em uma série de estratégias voltadas para divulgar escritórios de advocacia e advogados.
Mais uma vez, é importante se lembrar de consultar e estar de acordo com o código de ética da OAB, para não fazer nada que seja proibido pelo Provimento Nº 205/2021.
Saiba mais sobre estratégias de marketing jurídico aqui.