O e-mail marketing é uma estratégia amplamente utilizada para o relacionamento com clientes e leads (potenciais clientes). Estima-se que seu uso se popularizou na década de 1990 com o desenvolvimento da internet. Desde então, essa tática ganhou cada vez mais notoriedade no universo do marketing digital e é útil para empresas de diferentes setores.
Em escritórios de advocacia, o e-mail marketing tem potencial de manter os clientes atualizados sobre temas jurídicos relevantes, além de ser uma maneira de demonstrar expertise e engajar os destinatários. A seguir, confira como esta ferramenta pode ser usada em seu escritório, respeitando as normas de publicidade da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Continue lendo!
O que é e-mail marketing?
É uma estratégia de marketing digital, utilizada para enviar conteúdos de cunho informativo, comercial ou promocional. No Direito, no entanto, seu uso deve respeitar o Provimento nº 205/2021, da OAB, que regulamenta a publicidade na advocacia. Deste modo, o conteúdo não pode ter caráter mercantilista ou que configure a captação de clientes. Portanto, o e-mail marketing para escritórios de advocacia pode ser empregado para produção e envio de material informativo, que mantenha uma linguagem sóbria e discreta.
Quais tipos de e-mail marketing posso usar em meu escritório de advocacia?
Como vimos anteriormente, nem todos os tipos de e-mail marketing podem ser usados por escritórios de advocacia devido ao Provimento da OAB. Abaixo, confira os mais comuns:
Newsletter
A newsletter, ou “boletim de notícias” em português, é um dos tipos mais comuns de e-mail marketing, que consiste no envio regular de conteúdos informativos e/ou atualizações sobre algo relacionado a uma empresa. O envio geralmente é feito para uma lista de contatos, mas também é possível encaminhar apenas para assinantes, ou seja, pessoas que permitiram o recebimento deste tipo de conteúdo previamente.
Nos escritórios de advocacia, ela pode ser usada para compartilhar análises jurídicas, mudanças na legislação, decisões judiciais relevantes, e artigos educativos.
Convites
Também é possível enviar convites para clientes e parceiros sobre palestras, webinars ou eventos relacionados a temas jurídicos. Esses convites incentivam o networking e o engajamento do público com sua marca.
Sazonais
Enviar e-mails em datas comemorativas, como Dia do Advogado, Dia do Cliente, ou outra data relevante para o escritório, é uma ótima forma de se aproximar do cliente e demonstrar atenção com ele.
Nutrição de leads
Outra forma de envio que pode ser interessante é automatizar o disparo com base em uma ação do usuário. Por exemplo, se a pessoa se inscreveu para participar de um webinar sobre direito digital e proteção de dados, o escritório pode enviar uma sequência de e-mails com conteúdos complementares, como artigos sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), dicas de compliance digital e cases de sucesso na área.
Portanto, dá para ajustar a estratégia de e-mail marketing para o seu escritório sem ter problemas com o Código de Ética.
Vantagens do e-mail marketing para escritórios de advocacia
– Constrói autoridade: produzir materiais educativos sobre temas relevantes da área de atuação do escritório demonstra conhecimento técnico, agrega valor ao público e ainda aumenta a confiança no seu escritório.
– Estimula o relacionamento: o e-mail marketing permite a personalização de mensagens, fazendo com que o cliente sinta que você está falando diretamente com ele. Essa ação além de estimular a conexão entre cliente e escritório, também fortalece o relacionamento a longo prazo.
– Aumenta a atração de novos clientes: de acordo com pesquisa da CampaignMonitor, o e-mail marketing oferece 40 vezes mais chances de aquisição de novos clientes em comparação a rede sociais.
– Baixo custo: comparado a outras estratégias de marketing jurídico, o e-mail marketing geralmente oferece um custo mais baixo. Outro ponto positivo é que a ferramenta permite um alcance maior de pessoas, o que torna a estratégia elegível para escritórios de diferentes tamanhos.
– É simples: a maioria das plataformas de e-mail marketing é simples de usar e possuem recursos para automatizar a estrutura e envio dos e-mails. Além disso, elas possibilitam o acompanhamento de métricas, como taxa de abertura, conversão, cliques etc., que ajudam a entender se a estratégia está atendendo as expectativas do escritório.
Como começar a usar e-mail marketing em meu escritório de advocacia?
1. Defina objetivos
Faça os seguintes questionamentos antes de seguir com a estratégia de e-mail marketing:
– Desejo aumentar o engajamento?
– Fortalecer o relacionamento com o cliente?
– Divulgar novos serviços?
– Informar meus clientes?
Ao definir a resposta, siga para o próximo passo.
2. Elabore uma lista de contatos
Essa lista pode ser composta por clientes atuais, parceiros e leads gerados por formulários ou conteúdo gratuito (e-books, webinars).
3. Escolha uma plataforma de e-mail marketing
Dentre as ferramentas mais comuns para envio de e-mails estão: Leadlovers, MailChimp, RD Station, SendPulse etc. Avalie o custo-benefício e escolha a que melhor atende às expectativas do seu escritório.
4. Crie conteúdo que gere valor
Produza conteúdos que sejam relevantes para os clientes. Dê preferência para materiais informativos, que eduquem e tragam valor aos destinatários. A ideia é criar e compartilhar informações que ajudem os clientes ou potenciais clientes a resolver problemas, entender melhor questões jurídicas e se manterem atualizados com temas importantes do setor.
5. Faça uma segmentação
Com base na lista de contatos, faça uma segmentação para ajudar a personalizar os conteúdos de acordo com os interesses e preferências de cada cliente.
6. Mantenha a frequência
Enviar e-mails regularmente é uma estratégia para se manter ativo no relacionamento com os clientes. Mas é importante ter cuidado e equilibrar a frequência de envios para não cansar o destinatário. Dependendo do objetivo, um bom ponto de partida poderia ser uma newsletter quinzenal ou mensal.
Conclusão
Vimos que o e-mail marketing é uma excelente estratégia de marketing jurídico para fortalecer o relacionamento com clientes e mantê-los informados sobre assuntos de relevância ligados a área de atuação do escritório. Além de ser uma tática simples, não requer custos elevados com as plataformas de disparo de e-mails. Lembrando que assim como em qualquer outra estratégia de marketing jurídico é fundamental estar em conformidade com o Código de Ética da OAB.