1. O escritório se denomina “pioneiro em full solution”, como esse conceito se diferencia do tradicional “full service” no setor jurídico e quais vantagens essa abordagem traz para os clientes?
R: Atuar em todas as áreas do Direito (ser um escritório “full service”) não é mais suficiente para entregar aos clientes os resultados que eles buscam. Os advogados de hoje precisam ter uma postura proativa e entender questões que muitas vezes estão fora do mundo jurídico. É preciso entender o negócio do cliente como um todo, seus objetivos, seus concorrentes, o mercado no qual ele atua, seus projetos de futuro. Os advogados de hoje precisam ser muito mais do que foram até hoje. Precisam se tornar executivos com formação jurídica. Precisam interagir com profissionais com formação diversa fora do Direito. Precisam ter uma visão pró negócio. São todos esses valores e conceitos que trabalhamos diariamente para conseguir agregar valor aos nossos clientes. Entregar resultados. Entregar soluções e não apenas prestar serviços em todas as áreas do Direito. Somos conselheiros de negócios, auxiliando nossos clientes a maximizar as oportunidades e mitigar os riscos do negócio, com uma visão multidisciplinar dentro e fora do Direito. Foi desta forma que nos tornamos o primeiro escritório “full solution” do Brasil.
2. Quais são os principais benefícios de contar com uma equipe multidisciplinar no desenvolvimento de estratégias para empresas de diferentes segmentos?
Possuir uma equipe multidisciplinar, com especialistas altamente treinados nas mais diversas áreas do Direito, nos permite oferecer estratégias diferenciadas, pois as questões empresariais na maioria das vezes englobam duas ou mais áreas do Direito. Para que o cliente possa tomar uma decisão com a mensuração precisa das oportunidades e dos riscos envolvidos, é necessário examinar todas as possíveis implicações da operação dentro das mais diversas áreas do Direito. Esta multidisciplinaridade é um grande diferencial e nos permite uma atuação consistente, completa e abrangente.
3. De que forma a SiqueiraCastro transforma dados e informações em soluções inteligentes para os clientes?
Das mais diversas formas. Estar dentro do cliente, conhecer suas atividades e práticas internas, ter o mapeamento completo das ações judiciais nas quais ele é parte, conhecer por dentro o seu balanço, dentre outras coisas, nos permite um aconselhamento preventivo e multidisciplinar que certamente confere maior segurança jurídica na condução dos seus negócios e permite uma atuação preventiva que evita que riscos indesejáveis e custosos ocorram. Nossa equipe é treinada para conseguir compilar as informações trazidas pelas diversas áreas do cliente e fazer um diagnóstico preciso de cada situação para auxiliar o cliente na tomada de decisões. Assim, as informações e dados se transformam em soluções inteligentes e juridicamente seguras para os nossos clientes.
4. Como as inovações tecnológicas são implementadas para otimizar a prestação de serviços jurídicos?
Investimos maciçamente em tecnologia, em sistemas, em segurança da informação e em inteligência artificial. Muitas das atividades que até pouco tempo eram realizadas por nossos profissionais hoje são realizadas por robôs, automações e programas customizados desenvolvidos para atender às demandas específicas de cada cliente. Isso confere uma maior agilidade, segurança na execução e também uma redução nos custos de diversos produtos que oferecemos aos nossos clientes. Este processo de modernização permanente também beneficia os nossos profissionais, que podem se ocupar das tarefas mais complexas e no atendimento direto e pessoal dos nossos clientes. Possuímos um setor de TI muito robusto, um Comitê de TI e um Comitê de Inteligência Artificial que auxiliam e norteiam permanentemente os nossos investimentos e os próximos avanços a ser realizados, bem como uma Controladoria Jurídica que atua tanto no monitoramento em tempo real de todas as nossas atividades internas em todo o Brasil, como também presta serviços aos nossos clientes que desejam terceirizar atividades de backoffice dos seus respectivos departamentos jurídicos.
5. Quais são as principais tendências de inovação que o escritório enxerga como transformadoras no mercado jurídico nos próximos anos?
R: As inovações tecnológicas, em especial a Inteligência Artificial, estão trazendo realidades que até pouco tempo seriam consideradas fruto de filmes de “ficção científica”. Escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e também os diversos órgãos e instâncias do Poder Público, incluindo o Poder Judiciário, estão quebrando paradigmas, descobrindo novas formas de trabalhar e ampliando as possibilidades de atuação no segmento jurídico. Possuímos um Comitê de Inteligência Artificial (IA) que atua de forma permanente e em conjunto com o nosso Setor de TI. Além de mapear novas oportunidades de negócio, o grande objetivo desse Comitê é o de estar na vanguarda dessas grandes e disruptivas transformações, incluindo a IA Generativa. Além disso, criamos a AcademIA-SCA, que tem por objetivo a transformação e o treinamento contínuo da nossa equipe de colaboradores nessas novas tecnologias. Também são realizados workshops com simulações de casos para os advogados aplicarem na prática o aprendizado. Nossos colaboradores também são estimulados a escrever materiais técnicos sobre os diversos temas, tanto para publicação como circulação interna e para os clientes, de forma que o aprendizado e os novos conhecimentos sejam disseminados de forma célere e eficiente.

Carlos Fernando Siqueira Castro
Carlos Fernando Siqueira Castro é CEO e presidente do Comitê Executivo da SiqueiraCastro Advogados, escritório com 18 unidades no Brasil e mais de mil e quinhentos colaboradores. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui pós-graduação em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e mestrado em Direito (LL.M.) pela Faculdade de Direito da Universidade de Chicago (EUA).