Marketing jurídico: habilidades ideais para atuar na profissão e estratégias para impulsionar negócios  

Com a alta competitividade presente no mercado, adotar técnicas para se destacar e atrair clientes pode ser uma tarefa difícil se a estratégia usada não for a mais adequada. Nesse cenário, o marketing jurídico cumpre papel fundamental, pois usa ferramentas eficazes para conquistar clientes e consolidar a reputação do advogado ou escritório de advocacia.  

Por trás das estratégias de marketing está um profissional que precisa de determinadas habilidades para construir um bom plano de comunicação e alavancar os negócios do cliente.  

Neste artigo, vamos abordar o que é marketing jurídico, quais as habilidades ideais para um profissional de marketing voltado às exigências do setor jurídico e como alavancar os negócios com estratégias orgânicas de marketing jurídico. Continue lendo! 

O que é marketing jurídico?  

O marketing jurídico é uma estratégia indispensável para promover advogados e escritórios de advocacia, com ações – tanto online, quanto offline – que não violem o Código de Ética e Disciplina da OAB. Este dispositivo é muito utilizado para o aumento da visibilidade do advogado ou escritório e para captação de clientes.  

Dentro dessa estratégia, existe o marketing digital jurídico que contempla ações apenas na internet, como otimização de mecanismos de busca (SEO) em sites, publicidade (Google Ads, Facebook Ads etc.), publicações nas redes sociais, entre outras. 

Habilidades ideais de um profissional de marketing jurídico 

Listamos abaixo as três competências essenciais que um profissional de marketing precisa dominar para desenvolver os negócios na área jurídica. 

– Conhecimento na área jurídica é importante, afinal, os conteúdos, como artigos, e-books, posts para as redes sociais, demandam compreensão de diferentes temas ligados ao jurídico; 

– Saber expressar informações complexas ao seu público-alvo é algo que também precisa estar na lista de habilidades de um profissional de marketing que atende escritórios de advocacia; 

– Estar atento às limitações éticas da categoria é outro ponto, tendo em vista às diretrizes da OAB em relação à maneira de fazer publicidade.  

Confira o que não fazer no marketing jurídico. 

Principais estratégias orgânicas para alavancar seus negócios 

Uma estratégia orgânica é uma forma não paga para atrair tráfego, engajamento e conversões. A seguir, confira algumas das técnicas mais usadas no marketing jurídico. 

  1. Marque presença online: crie um site e perfis em redes sociais estratégicas para alcançar seu público-alvo e aumentar a visibilidade do seu escritório. 
  1. Invista em SEO: um dos recursos mais utilizados atualmente, o Search Engine Optimization (SEO) ajuda seu site a aparecer entre os primeiros em buscadores, como o Google. O algoritmo filtra conteúdos de qualidade, então capriche. 
  1. Aposte no marketing de conteúdo: elabore conteúdos de qualidade e compartilhe no site e redes sociais regularmente. Dessa forma, você passa credibilidade e autoridade nos temas que aborda.  
  1. Crie newsletters: o e-mail marketing é uma ferramenta importante para nutrir seus clientes com conteúdos de relevância e atualizações no mercado jurídico. Uma newsletter é uma ótima opção para reunir todas essas informações e deixar seu cliente a par dos últimos acontecimentos.  
  1. Promova webinars: o webinar é um seminário em vídeo, que pode ser gravado ou ao vivo, e permite a interação de usuários via chat. Essa técnica é usada para levar conhecimento de interesse do público-alvo e, ainda, gerar potenciais clientes.  

Combinando as habilidades apontadas e as principais estratégias usadas no marketing jurídico, o seu escritório terá a oportunidade de ampliar o leque de clientes, fortalecer a reputação e, ainda, crescer de maneira contínua.  

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