Em tempos de aceleração da inovação, ter boas fundações nunca foi tão crucial
A palavra ‘inovação’ está presente em todos os aspectos das nossas vidas, desde os novos gadgets em nossos lares até os métodos de ensino em constante evolução nas escolas e, evidentemente, no ambiente de trabalho. Surge então a pergunta: estamos liderando a inovação ou sendo arrastados por ela, às vezes até mesmo perseguidos?
Em meio a esses questionamentos, surge a dúvida sobre a eficiência de nossas rotinas diárias. Utilizamos os processos para servir às pessoas ou, ao contrário, as pessoas estão sendo subjugadas pelos processos?
Uma pesquisa publicada na Harvard Business Review indica um acréscimo médio de 8,2% de horas trabalhadas adicionais por semana nos últimos 4 anos. A pesquisa também indica um acréscimo médio de 5.2% no envio de email por dia para cada trabalhador1.
Em um evento recente sobre essencialismo da inovação, questionei a uma plateia de cerca de 200 pessoas, quem possuía mais de 10.000 emails na caixa de entrada do trabalho. Para o espanto geral, inclusive o meu, 80% da plateia levantou a mão, um indicador alarmante. Afinal, geramos valor para as nossas empresas e clientes sendo “respondedores” de emails? É curioso observar que ao mesmo tempo que a curva exponencial da inovação ascende, a areia movediça das atividades burocráticas nos afundam e consomem cada vez mais horas do nosso dia.
Enquanto não fechamos os olhos para as inovações disruptivas, convido o caro leitor a refletir sobre as inúmeras oportunidades que temos para aprimorar nossas práticas diárias e concentrar nossos esforços no que verdadeiramente importa. Uma pesquisa da PWC indica que o custo global da ineficiência atinge incríveis 7% do PIB mundial2, ou seja, focar no que é essencial vale muito dinheiro.
Embora vejamos a inovação jurídica como uma ferramenta para solucionar problemas, impulsionar mudanças e facilitar processos, é crucial questionar: estamos focados apenas nas ferramentas mais inovadoras? Será que estamos negligenciando o básico bem executado? Quanto desperdício realmente eliminamos?
Inovação vai além da tecnologia. Identificar e eliminar atividades desnecessárias é uma forma de inovação. Simplificar processos e economizar tempo das pessoas é inovação. Tornar a comunicação mais acessível e clara é uma forma poderosa de inovar. Exemplos de inovação focado no básico bem executado, o famoso básico bem feito.
A inteligência artificial na advocacia é um tema incontornável nos dias atuais, assim como em outros setores. É um mercado financeiramente relevante; segundo a Stanford Law School, o mercado de inovação jurídica nos Estados Unidos vale cerca de 13 bilhões de dólares, com estimativa de superar 15 bilhões em 20263. Contudo, é fundamental questionar: estamos preparados para isso? Estão nossos dados, processos e, até mesmo, nossa cultura organizacional prontos para essa transição? De acordo com a Thomson Reuters, apenas 15% dos líderes acreditam que seus departamentos jurídicos internos estão efetivamente usando big data no processo de decisão e entrega de valor. Para a maioria, ainda vivemos em um mundo jurídico vasto em dados, mas com pouca estruturação. Não deveria o foco estar aí? Não seria esse o básico bem feito?
Trabalhar as fundações, o básico bem feito não é um atraso, na realidade é um acelerador para o futuro. Sem estas fundações temos um sério risco nos decepcionar no meio da jornada da inovação.
Fato é, caro leitor, pela primeira vez desde a Revolução Industrial, temos a oportunidade de deixar para trás tarefas repetitivas e nos concentrar no que os seres humanos fazem de melhor: a criatividade, o pensamento estratégico e o “brilhantismo”. Para os profissionais do Direito, essa máxima é especialmente verdadeira. Entretanto, precisamos nos perguntar: estamos verdadeiramente preparados e trabalhando à favor dessa mudança?
1 SADUN, Raffaella. You’re Right! You Are Working Longer and Attending More Meetings. Harvard Business School, 2020. Disponível em: https://hbswk.hbs.edu/item/you-re-right-you-are-working-longer-and-attending-more-meetings. Acesso em: 26 jun. 2024.
2 Strategy+Business. Reducing Business Friction: Sludge. PwC Strategy+Business, 2023. Disponível em: https://strategybusiness.pwc.com/reducing-business-friction-sludge/p/1. Acesso em: 26 jun. 2024.
3 STANFORD LAW SCHOOL. A View into the Generative AI Legal Landscape 2024. Stanford Law, 2024. Disponível em: https://law.stanford.edu/2024/03/07/a-view-into-the-generative-ai-legal-landscape-2024/. Acesso em: 26 jun. 2024.

Felipe Coffone
Com 15 anos de experiência em gestão e liderança, construí uma jornada onde as pessoas são um pilar fundamental para tais transformações. Tenho um sólido conhecimento em formação, manutenção e gerenciamento de equipes de alta performance garantindo sempre indicadores de satisfação de colaboradores acima de 90%.