O papel do RH para um ambiente corporativo mais humanizado

Como Diretora de Recursos Humanos de um escritório de advocacia com profissionais de perfis comportamentais bastante diversos, idealizar uma área dedicada ao relacionamento interpessoal foi fundamental. Tarefa que se torna ainda mais árdua, ao pensarmos em um atendimento customizado, que vai além dos profissionais, focado também em nossos sócios.

Há alguns anos, apoiada pela gestão do escritório, criamos uma subárea no RH direcionada primordialmente às relações institucionais. Na época, não foi uma iniciativa tão óbvia, tínhamos dúvidas sobre sua eficácia e seu sucesso. Com o passar do tempo, entendemos que essa área havia nos impulsionado a um patamar diferenciado e se tornado uma peça-chave, elevando a qualidade do atendimento prestado pelo RH e proporcionando uma experiência cuidadosa ao nosso cliente interno.

Nesta frente, contamos com a nossa gerente Fabiana Di Lauro, responsável e dedicada ao ¨Relacionamento com Sócios¨ do escritório, a quem convido para contar um pouco sobre sua trajetória e desenvolvimento do seu trabalho e de sua área. 

Atendimento voltado ao relacionamento com os sócios

Vivo o escritório há pouco mais de 15 anos e posso afirmar – sem dúvida alguma  – que um dos nossos grandes diferenciais foi a criação de uma área, dentro do RH, dedicada a um atendimento de excelência. A partir de sua idealização e planejamento, tínhamos como principal foco uma abordagem customizada de prestação de serviços, que colocasse as necessidades de nossos profissionais e sócios no centro de todas as interações.

Obviamente, a estratégia da área envolve initerruptamente um tratamento de muita empatia, escuta, entendimento e cuidado, além de uma busca contínua por soluções e caminhos que sejam colaborativos. O nosso objetivo final é que a jornada de nossas pessoas seja cada vez mais leve e fluida; consequentemente, resultando em um maior comprometimento, engajamento e dedicação no ambiente de trabalho.

É certo que perfis diversos demandam diferentes tipos de dedicação. Um olhar mais amplo também contribui para o desenvolvimento de outras frentes dentro da área de Relacionamento institucional. Ações mais rotineiras, como a garantia do dinamismo e eficiência da comunicação, o apoio ao conhecimento e à utilização de ferramentas internas, assim como a reestruturação de processos de onboarding e phasing out, agregaram ainda mais valor às nossas entregas e à prestação de nossos serviços. 

Integração e desenvolvimento individual

Outra iniciativa que impulsionou a consolidação da área foi a inclusão de programas internos e externos, voltados à integração e ao desenvolvimento. Neste contexto, respeitando o momento e fase de cada um, passamos também a proporcionar uma gama de iniciativas (mentoria, sessões de capacitação, conversas individuais, coachings, dentre outras), que apoiam a jornada e o desenvolvimento individual.

É certo que o atendimento humanizado implica em tratar cada profissional como um indivíduo único, personalizando sua experiência para que esteja alinhada às diversas expectativas pessoais e profissionais. Por meio desse processo, geramos conexões genuínas e relações duradouras, que permitem que nossas pessoas se sintam cada vez mais valorizadas e “bem cuidadas”.

Certo também é que a prestação de serviços personalizada nos RHs é um caminho sem volta, indispensável à vida profissional de cada indivíduo. A construção de um ambiente mais harmônico e de bem-estar requer grande esforço e dedicação de todos os envolvidos. Por outro lado, os resultados são significativos e impactantes: profissionais mais comprometidos, produtivos e felizes.

Renata Maiorino – Diretora de Desenvolvimento Humano do Mattos Filho

Fabiana Di Lauro – Gerente de Relacionamento do Mattos Filho

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