Um número imensurável de dados é gerado todos os dias por todas as pessoas conectadas à tecnologia. Seja por trocas de mensagens, buscas na internet ou publicações nas redes sociais, essa quantidade crescente de dados gerados a cada segundo é o que chamamos de Big Data.
Grandes empresas utilizam o Big Data para compreender seu público e o mercado à sua volta, buscando assim expandir seus negócios. No setor da advocacia, particularmente, essa prática é chamada Big Data Jurídico.
A incorporação do Big Data na metodologia de trabalho dos escritórios de advocacia está provocando uma verdadeira revolução no setor jurídico. A transformação digital é a oportunidade para as empresas do setor aumentarem sua eficiência e produtividade. Dessa forma, o Big Data Jurídico contribui para o setor ao compor um conjunto de ferramentas que permite a coleta, armazenamento, análise e catalogação de volumes altos de dados complexos, otimizando o trabalho de escritórios e departamentos jurídicos.
O Big Data Jurídico, portanto, tem aparecido como uma forte tendência no setor, visto que facilita estratégias para os negócios e soluções para o fluxo de informações com as quais eles lidam todos os dias. Esses dados, que devem ser minuciosamente organizados e acessados com facilidade a todo momento, passaram a receber um uso mais estratégico com o Big Data Jurídico.
Como o Big Data Jurídico pode contribuir?
A tecnologia é uma grande aliada para lidar com a complexidade das tarefas desses profissionais e para atrair novos clientes. A automatização de processos e organização de dados permite, também, um aumento da produtividade e efetividade de um escritório de advocacia. Assim, o Big Data Jurídico oferece diversas vantagens para o setor. Confira algumas delas:
- Análises de operações internas: a disponibilização interna dos dados na empresa permite que equipe e gestor estejam a par do desempenho dos profissionais e do departamento, de modo a oferecer uma visão ampla sobre as informações e identificar pontos de melhoria.
- Jurimetria: facilita a identificação e pesquisa das informações, fornecendo interpretações rápidas de dados.
- Informações de processos: o monitoramento de dados de tribunais permite tomar conhecimento de processos em andamento antes que eles se tornem públicos, ganhando tempo no processo e permitindo adotar medidas estratégicas.
- Controle de prazos: com dados organizados, o advogado tem mais controle e agilidade na solução de processos e despacho de documentos.
- Tomada de decisões: os dados contribuem para indicar aos gestores os melhores caminhos a serem seguidos na empresa com base nos resultados obtidos.
- Perfil do cliente: a utilização da inteligência no marketing voltado para os dados favorece a descoberta de perfis de clientes interessantes e lucrativos, o que gera a possibilidade de especialização e posicionamento de nicho dos escritórios de advocacia em relação à concorrência.
- Compliance: as ferramentas de análise de dados contribuem para práticas de compliance, como identificar se um documento está infringindo as diretrizes da empresa ou se está elaborado de modo inadequado.
O Big Data já é tendência
Diante de tantos dados sendo produzidos a todo momento, negócios dos mais diversos setores e nichos incorporaram a prática do Big Data para não ficar para trás na competitividade. Afinal, para se sustentar no mercado, é preciso conhecer muito bem sua própria empresa e saber lidar com dados confiáveis.
Quando falamos em estratégia, é fundamental conhecer bem o perfil do cliente e o impacto que se quer alcançar. Realizar uma boa gestão dos dados da empresa é peça essencial da equação: o balanço interno das informações promove a redução de custos e tempo, o aumento da produtividade e o maior acerto nas tomadas de decisões para o desenvolvimento da empresa.