Em resumo, a controladoria jurídica é uma ferramenta de gestão para processos jurídicos e pode ser aplicada tanto em escritórios de advocacia como em empresas que possuem uma área jurídica. Como o próprio nome aponta, a função da controladoria jurídica é trazer controle para as operações, isto é, atua no suporte aos setores jurídicos ao gerenciar as atividades técnicas desenvolvidas.
Nas palavras da advogada Patrícia Dias dos Santos, o principal objetivo da controladoria jurídica é “desenvolver métodos para controles efetivos de prazos e contingências, para isso, cria e analisa indicadores de desempenho que possibilitam um monitoramento constante das atividades individuais e coletivas, revelando a melhor forma de trabalho e proporcionando aos gestores condições de identificar ameaças e riscos internos”.
Segundo a Datalawyer , hub especializado em advocacia orientada a dados, a controladoria jurídica é situada no nível gerencial de um escritório juntamente aos setores administrativo, financeiro e técnico/jurídico, gerenciando os níveis operacionais. De acordo com a empresa, dentre as atividades monitoradas estão protocolos, diligências, cadastros, agendamentos, digitalizações, acompanhamentos, relatórios internos e externos, dentre outras atividades relacionadas a dados, documentos e processos.
A controladoria jurídica também traz benefícios para a análise de riscos, uma vez que as principais dores envolvendo os processos jurídicos como perdas de prazos e padronizações podem ser melhor administradas e mitigadas. Assim, o controle das operações traz maior agilidade e eficiência para um escritório de advocacia ou empresa como uma ferramenta de constante aprimoramento.
Dicas de livros sobre controladoria jurídica
Para você se aprofundar no assunto, selecionamos algumas dicas de livros sobre controladoria jurídica. Na obra “Controladoria Jurídica e Inovação”, Antoine Youssef Kamel apresenta o controller jurídico como o responsável pela gestão de profissionais, informação e cronograma de atuação da área e seus documentos, prazos, audiências e outros processos que envolvem o jurídico em um escritório de advocacia ou empresa.
Já para Samanta Albini no livro “Controladoria Jurídica – Para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos”, a controladoria jurídica é uma importante ferramenta de gestão e inovação. Segundo a autora, caso seja aplicada de maneira adequada, essa ferramenta traz “ um ganho expressivo em produtividade, qualidade, agilidade e segurança na gestão jurídica”.
Controladoria jurídica na Fenalaw Digital Week
Se você quer saber mais sobre o que é controladoria jurídica na prática, a Fenalaw Digital Week é o evento ideal para você. Durante o evento, acontecerá a sala exclusiva “Legal Ops e Controladoria Jurídica”, com palestras, debates e estudos de caso sobre o tema com diversos especialistas de todo o Brasil.
Dentre os convidados, estarão presentes Caio Augusto dos Santos (presidente da OAB-SP), Paulo Silva ( Legal Operations do Mercado Livre) e Luiz Fernando Rebelo (Legal Operations da LATAM). Esses e outros importantes nomes se apresentarão no dia 05 de agosto a partir das 10h em painéis como “Os Fundamentos do Legal Operations e Saiba como Aplicar no seu Escritórios de Advocacia ou Departamento Jurídico”, “Eficiência Jurídica e Legal Operations: geração de valor para os negócios”, “Carreiras em Legal Operations – Como o Advogado pode trilhar esse caminho”, dentre outros.
A Fenalaw Digital Week é o maior e principal congresso para o mercado jurídico da América Latina e acontece entre os dias 02 e 06 de agosto. Em 2021, o evento será 100% digital e contará com 15 salas de conteúdo e mais de 200 palestrantes. Para saber mais sobre o evento e conhecer toda a programação, clique aqui. Não perca!