Se você pertence ao mundo do empreendedorismo e dos negócios, provavelmente já ouviu falar nas OKR. Mas sabe, de fato, o que são e como usá-las a seu favor?
A sigla OKR significa “Objectives and Key Results” – objetivos e resultados chave – e é em uma ferramenta essencial para uma boa gestão de seu escritório de advocacia. Utilizada no mundo todo por pequenas e grandes empresas para definição de objetivos e metas periódicas, é uma metodologia para criar alinhamento e engajamento em torno de metas.
As OKR possibilitam o desenho de objetivos específicos que motivam e desafiam a equipe e facilitam seu acompanhamento. Dessa forma, essa metodologia deve ser transparente, uma vez que todos do escritório devem saber quais são as metas que buscam alcançar para que possam colaborar e se engajar para conquistá-las.
Para uma boa gestão de um escritório de advocacia, faz-se fundamental um consistente planejamento estratégico para funcionar a longo prazo. A equipe precisa ser guiada a partir da definição de metas alcançáveis e realistas, e estar alinhada nos quesitos engajamento e foco. Assim, entendemos que implementar a metodologia das OKR em seu escritório de advocacia permite o acompanhamento de perto dos resultados.
Vantagens do OKR para seu escritório de advocacia
- Maior e melhor visualização das ações que devem ser tomadas para alcançar os objetivos definidos pelo escritório;
- Otimização de tempo de execução das ações;
- Envolvimento de toda a equipe em torno dos objetivos a serem conquistados;
- Clareza para identificar os resultados obtidos em cada segmento do escritório.
Como aplicar OKR em seu escritório
Para uma implementação eficiente das OKR, é preciso, antes de mais nada, conhecer bem seu escritório: seus valores, problemas e objetivos almejados são a base para a definição de metas.
Feita essa análise da cultura do escritório, você pode seguir este processo:
- Comece com objetivos curtos e seus respectivos resultados-chave para o curto prazo (dentro de um trimestre ou um ano). Os resultados-chave serão, ao final do prazo para o cumprimento da meta, uma ferramenta de mensuração para saber se o objetivo foi atingido;
- Defina as ações necessárias para atingir a meta e os resultados;
- Faça reuniões periódicas de acompanhamento ao menos uma vez por trimestre. Isso possibilita ouvir a equipe em relação às ações tomadas e fazer eventuais alterações necessárias para atingir os resultados;
- Atente-se às métricas: elas são essenciais para a advocacia, uma vez que permitem acompanhar o sucesso (ou fracasso) de um objetivo.