A organização da área de contratos é fundamental para qualquer empresa. O tema foi destaque no auditório de contratos durante a 15ª edição da Fenalaw. A palestra “Como a organização da área de contratos pode gerar oportunidades financeiras, de imagem e de otimização de trabalho interno para o departamento”, foi apresentada por Sandra Gebara, diretora do Grupo LALA BRASIL (Vigor).
Ela explica que o jurídico tem um papel estratégico numa organização e deve saber os números da organização, facilitando as tomadas de decisões e envio de relatórios para os diretores.
Relacionado: Privacidade e Proteção de Dados: seu escritório está preparado?
Em sua experiência na Vigor, além da criação de indicadores que facilitam o entendimento de toda a área de contratos, foi também criada uma área administrativa. “Assim é possível deixar o jurídico cuidar do que é de fato a atividade do advogado”, diz.
Com essa organização inicial, foi implementado um software que facilita a geração e controle dos contratos. Os colaboradores foram treinados para que todos os contratos pudessem ser imputados no sistema de forma correta, aumentando a agilidade da elaboração de cada peça. “Na Vigor, o contrato é devolvido à área solicitante em até 3 dias úteis”, comenta.
Relacionado:Conheça o perfil de compra dos advogados brasileiros
Negociação é alternativa eficaz para fidelização de clientes
Gebara comenta que principalmente par ao varejo, trabalhar ações que fidelize o cliente é fundamental. “Muito mais que ganhar uma ação é fazer o cliente voltar a comprar nosso produto. A negociação e a mediação são formas mais ágeis de solucionar um problema e ainda fazer com que o cliente seja fidelizado”.