Outras áreas de atuação para um bacharel em Direito

O curso de Direito permanece entre os mais procurados do Brasil, afinal, trata-se de uma das profissões mais valorizadas e tradicionais do mercado.

A maioria de nós, quando pensa em uma graduação em Direito, automaticamente imagina a atuação na advocacia. Porém, esse não é o único caminho para quem conquistou esse diploma. Muitas das outras áreas de atuação, inclusive, não precisam da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Confira a seguir as principais:

1. Correspondente jurídico

O correspondente jurídico trabalha em escritórios ou em empresas auxiliando advogados com questões administrativas e de teor jurídico. As atividades desse profissional se baseiam em realizar cópias e protocolos, retirar alvarás, realizar consultas e elaborar peças com supervisão de um advogado. É uma ótima opção para os recém-formados que buscam ganhar experiência ou para quem não deseja montar um escritório próprio.

2. Professor

Os bacharéis em Direito também podem seguir carreira acadêmica para ministrar aulas em cursos preparatórios e faculdades. Neste caso, ao se formar na área, é necessário continuar estudando e investir em especializações, em Mestrado e Doutorado. Em função do alto número de cursos de Direito no país, há uma grande quantidade de vagas disponíveis nessa área.

3. Jurista

Nesta carreira, o profissional atua como pesquisador em estudos no ramo jurídico. O jurista se assemelha ao professor: não dá aulas, mas trabalha focando na pesquisa do seu objeto de estudo dentro do universo jurídico para se tornar autoridade e referência em sua área de pesquisa. Sua rotina inclui a análise de decisões jurisprudenciais de outros tribunais ou países. Além disso, esse profissional pode dar palestras, promover eventos e escrever livros e artigos.

4. Cargos públicos

Se você busca estabilidade financeira, há muitas opções de concursos para bacharel em Direito. Esse é um dos objetivos mais buscados por esses profissionais. Muitas vagas não exigem a aprovação no Exame da OAB, por exemplo: analista judiciário, auditor da Receita Federal, oficial de Justiça, delegado de polícia, consultor legislativo, oficial da Polícia Militar, promotor de Justiça, defensoria pública e escrivão da Polícia Militar.

5. Diplomacia

A carreira de diplomata também exige concurso público. A atuação do profissional nessa área, no Itamaraty, significa representar o Brasil diante de outras nações, trabalhando em negociações e com política externa.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: