Redes sociais: Entenda a diferença entre engajamento e visualizações 

O uso das redes sociais tem se provado cada vez mais fundamental para que um negócio aumente sua presença online e alcance destaque. Para isso, é essencial criar estratégias de obtenção de engajamento e visualizações.

No meio jurídico, os advogados e escritórios de advocacia devem seguir o chamado marketing jurídico de forma a criar ações para que as publicações alcancem engajamento e visibilidade. Mas, afinal, como chegar até lá?

O engajamento é obtido através das interações do público com o conteúdo publicado e consiste na comunicação e proximidade que existe entre os dois lados, ou seja: curtidas, comentários e compartilhamentos são formas de medir o engajamento que as publicações de um perfil têm com seu público. Essas reações também permitem analisar o tipo de conteúdo que desperta a atenção e a interação das pessoas e, a partir disso, traçar estratégias para ampliar a visibilidade dos perfis.

Para um negócio, é essencial atentar-se a essas medidas de interação para observar o alcance das ações de marketing de acordo com as reações no material publicado. Isto é, as publicações jurídicas devem levar em consideração o público do escritório e produzir conteúdos que chamem a atenção e desenvolvam interações.

As visualizações, por sua vez, também são uma forma de medir o engajamento que um perfil tem com o público. Mas, sem estarem acompanhadas de curtidas e comentários, não necessariamente alcançam o resultado esperado para impulsionar o conteúdo.

A seguir, confira maneiras de aumentar a visibilidade das publicações de seu escritório nas redes sociais:

  1. Produza conteúdos de qualidade: invista em publicações com boa identidade visual e grande qualidade de texto. Transmita credibilidade em seus vídeos e publicações exemplificando os temas e citando as fontes das informações. Lembre-se que, segundo a OAB, a publicidade jurídica deve prezar pela discrição da advocacia, sem recair sobre a mercantilização da profissão.
  2. Crie conteúdos educativos e informativos: neles, esclareça dúvidas cotidianas sobre a área de atuação e oriente os leitores sobre assuntos relacionados à área de atuação. Aproveite suas experiências profissionais, cite a legislação correspondente à dúvida, traga temas como novidades jurídicas e atualizações de leis.
  3. Conheça bem seu público-alvo: no marketing jurídico, é fundamental desenvolver uma persona para a qual direcionar seu conteúdo, isto é, uma persona que represente o cliente ideal do escritório. A partir de então, as ações de marketing, linguagem e comunicação devem ser voltadas visando esse personagem. É importante que seu público se identifique com você e com o seu trabalho, por isso, utilize uma linguagem que se faça entender, como expressões que fazem parte do dia a dia do seu público.
  4. Tenha presença constante nas redes sociais: manter uma atividade regular de postagens nas redes sociais também influencia no engajamento, uma vez que determina um compromisso de relação contínua com o público. Trabalhe uma rotina e um calendário factível e consistente de publicações para seu escritório.
  5. Utilize a criatividade a seu favor: diante de um cenário de alta competitividade na internet, os advogados devem buscar formas de produzir materiais criativos que se diferenciam dos já existentes nesse nicho. Claro, sempre lembrando das regras do Provimento 205/2021 da OAB que devem ser seguidas por esses profissionais.
  6. Estude estratégias para cada plataforma: cada uma delas possui particularidades que variam os níveis de engajamento. De acordo com suas funcionalidades, personalize os materiais.
  7. Impulsione suas publicações: no outbound marketing, é comum que advogados utilizem essa técnica para obter mais engajamento nas redes sociais. Ela permite impulsionar os post existentes para que eles alcancem não apenas seus seguidores, mas também pessoas que ainda não conhecem o seu perfil.
  8. Tenha um site jurídico: é o ideal para demonstrar a sua autoridade e credibilidade, além de permitir que seus potenciais e já existentes clientes te encontrem na internet. Em seu site, você poderá adicionar as informações mais importantes sobre o seu negócio, como meios de contato, áreas de atuação e serviços prestados.

Em resumo, os advogados não precisam ser especialistas em marketing jurídico para conseguir engajamento nas redes sociais. No entanto, se seguirem e se atentarem a certas regras, é possível ampliar os índices de interação. Tudo consiste no estudo de estratégias para obter o engajamento esperado e para aumentar sua relevância e autoridade nas plataformas.

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