Uso de dashboards em escritórios de advocacia: como escolher a melhor ferramenta?

A análise de dados é um processo delicado, que exige muita atenção. Afinal, erros podem levar a conclusões precipitadas e afetar toda a cadeia operacional. Neste contexto, o dashboard – palavra de origem inglesa para designar painel de controle – desempenha a função de facilitar a visualização dos dados, desenhando-os em um quadro.

Neste artigo, você vai ver que os dashboards são ferramentas ágeis para apresentar informações das mais variadas categorias. Eles ainda ajudam na tomada de decisão de médio e longo prazo e são divididos por tipos, conforme mostramos mais abaixo!

O que são dashboards?

Dashboard é um painel visual que apresenta informações, métricas e indicadores de uma empresa. O objetivo é facilitar a visualização desses dados, ajudar a melhorar o desempenho operacional e elaborar estratégias para alcançar metas. No Brasil, a definição do termo dashboard se divide em: painel de gestão, painel de informações, painel de controle, painel de bordo etc.

Tipos de dashboards

Cada setor de uma organização necessita de dados específicos para diversas finalidades. Nesse aspecto, é importante separar as informações tendo em vista os interesses de cada departamento. Abaixo, confira os 3 tipos de dashboards mais comuns:

1. Dashboard operacional

Apresentam métricas que servem para acompanhar o desempenho da empresa, permitindo identificar falhas e oportunidades com base em informações detalhadas e em tempo real. Esse tipo de dashboard ainda ajuda a monitorar chamados urgentes, a produtividade de cada analista e até se há sobrecarga destes profissionais.

2. Dashboard tático

Mostra indicadores e informações que auxiliam os gestores de cada departamento a tomarem decisões de médio prazo. Os KPIs (Key Performance Indicators) ou indicadores-chave de performance, geralmente são os indicadores usados neste tipo de análise, já que fornecem dados específicos que são essenciais para alcançar objetivos.

3. Dashboard estratégico

Diferente do último, o dashboard estratégico – geralmente utilizado por diretores – foca em informações que geram resultados a longo prazo para a empresa. Entre os dados mais usados nesse tipo de dashboard estão a performance da equipe e da companhia, os resultados alcançados em relação às metas e a análise financeira.

Benefícios dos dashboards

Ao centralizar informações críticas e apresentá-las de maneira clara e acessível, os dashboards oferecem diversos benefícios que melhoram a eficiência, promovem a colaboração entre equipes e aumentam a precisão na tomada de decisões. Vamos explorar alguns dos principais benefícios que essa poderosa ferramenta pode proporcionar:

  • Tomada de decisão mais assertiva: os dashboards oferecem visualização clara e objetiva dos dados e permitem que gestores e/ou diretores identifiquem tendências, padrões e erros. Os dashboards ainda centralizam as informações essenciais, eliminando a necessidade de buscar dados em múltiplas fontes, o que acelera o processo decisório e aumenta a precisão das decisões.
  • Colaboração entre equipes: dashboards fornecem uma plataforma na qual todos podem acessar as mesmas informações. A interação entre membros de diferentes departamentos promove uma visão abrangente e perspectivas distintas. Esse processo incentiva a resolução inovadora de problemas complexos e ainda contribui para um ambiente mais colaborativo e dinâmico.  
  • Personalização: os analistas que criam os dashboards podem personalizar a visualização conforme os interesses da área que o requisitou. A personalização garante que as informações apresentadas sejam diretamente aplicáveis aos objetivos e desafios de cada setor, facilitando as análises e aumentando a eficácia das operações.

Como escolher um dashboard para meu escritório de advocacia?

  • Analise indicadores que precisam de atenção: ao selecionar um dashboard, identifique quais os indicadores e métricas que sua empresa precisa monitorar regularmente.
  • Avalie as funcionalidades da ferramenta: verifique se a plataforma do dashboard é intuitiva e acessível para todos os membros da equipe. Considere também se a personalização oferecida não possui recursos limitados. Desta forma, você garante que todos tenham acesso aos dados mais relevantes para suas funções e responsabilidades.
  • Verifique a integração com outros sistemas: o dashboard deve ser capaz de se conectar facilmente com o software que seu escritório já utiliza, descartando a necessidade de entrada manual de informações.

Por fim, você também precisa ponderar o custo-benefício, analisando se as funcionalidades oferecidas atendem às expectativas, tanto de investimento, quanto de uso.

Essas são apenas algumas dicas simples que podem te ajudar no momento de contratar uma ferramenta de dashboard para o seu escritório. Ao seguir essas orientações, você poderá selecionar uma solução que atenda às necessidades específicas do seu negócio e otimizar sua gestão.

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