Como atrair e gerenciar jovens talentos 

Estudo da Workmonitor revela que 56% dos profissionais da Geração Z e 55% dos Millennials deixariam seus empregos se eles interferissem em suas vidas pessoais. A possibilidade de poder trabalhar de qualquer lugar também foi apontada por 71% desses grupos como algo muito importante.  

Esses números mostram que uma empresa que deseja atrair jovens talentos precisa promover um local de trabalho saudável e flexível, principalmente se o propósito for reter esses profissionais no escritório.  

Hoje, você vai entender como os jovens talentos representam grandes oportunidades de negócios para as empresas, o que fazer para atraí-los e como fazer um gerenciamento eficaz. Continue lendo!  

Como atrair jovens talentos  

Os Millennials, nascidos entre 1982 e 1994, e a Geração Z, que vieram ao mundo entre 1995 e 2009 – embora não exista um consenso que delimite essas gerações – são conhecidos como nativos digitais, porque nasceram em um período em que a tecnologia ganhava forma. Por esse motivo, são profissionais já habituados com ferramentas digitais e existe maior facilidade de lidar com esses recursos em relação às gerações anteriores.  

Para atrair esses grupos à sua empresa, esteja atento a esses pontos: 

  • Ofereça benefícios: empresas que oferecem benefícios costumam ser mais atraentes para candidatos. Por isso, oferte bônus por reconhecimento, convênios com academias, planos de saúde, ticket alimentação etc. Se sua empresa opera no modelo home office, pensar em ajuda de custo com despesas de internet, luz, infraestrutura, entre outros, também é uma opção.  
  • Alinhe o discurso à prática: se a sua companhia se define como “a melhor empresa para se trabalhar”, é preciso que o discurso esteja alinhado à prática e investir em recursos que façam o profissional se sentir, de fato, em tal ambiente. Não adianta a organização se dizer inclusiva e não ter políticas de inclusão. 
  • Possibilite um local de trabalho flexível: como já mencionado, os jovens das gerações Y e Z dão muita importância para a flexibilidade no modelo de trabalho. Atualmente, muitas empresas apostam no modelo híbrido, tantos dias na empresa e tantos dias em casa. A prática estimula o trabalhador, pela oportunidade de atuar no conforto de sua residência e por poder interagir com seus colegas de trabalho presencialmente.  

Como gerenciar os jovens talentos 

Após contratar esses profissionais, a empresa precisa caprichar no gerenciamento destes jovens para garantir sua satisfação e, com isso, retê-los. Abaixo, confira algumas práticas:  

  • Dê feedbacks regularmente: o feedback é algo muito valioso em um ambiente corporativo. Para os jovens, que estão no começo da carreira, ele é um norte para saber se estão no caminho certo e o que é preciso para melhorar.  
  • Tenha uma política de planos de carreira: após ser efetivado, o jovem geralmente almeja subir de cargo com as experiências adquiridas. Para mantê-lo motivado um plano de carreira é importante, pois estimula o crescimento profissional e evita cobranças ou frustrações.  
  • Promova conhecimento: workshops, webinars e cursos que tenham envolvimento de líderes e sócios, podem melhorar a percepção do jovem profissional em determinada tarefa no escritório e ampliar suas habilidades. Além disso, é uma chance de mantê-lo atualizado com as novidades do mercado.   
  • Inclua diretrizes de diversidade e inclusão: algo que é sempre frisado é estabelecer um ambiente de trabalho confortável para todos e isso inclui práticas de diversidade e inclusão. Ao menos 71% dos jovens buscam por diversidade nas empresas ao se candidatar em uma vaga de emprego, segundo relatório da Though Exchange.  

Para saber como alinhar a diversidade e inclusão à cultura da empresa, clique aqui e confira o material exclusivo.  

Por que apostar na contratação de jovens talentos?  

Desenvolver jovens talentos contribui para o aumento da produtividade e qualidade dos serviços prestados pelo seu escritório. Profissionais bem treinados têm maior capacidade de resolver desafios do cotidiano.  

Contratar esse público ainda favorece a imagem da sua empresa, já que mostra que é um espaço que abre oportunidades para aqueles que estão no começo da carreira e, portanto, não têm tanta experiência profissional.  

Por fim, incluir jovens talentos à sua folha de pagamento é uma oportunidade de troca, na qual ambos podem crescer: o profissional com as experiências e a empresa com a visão inovadora que tende a ser uma característica desses grupos. 

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