“Técnicas de negociação – Solução negociada de conflitos” foi tema de palestra na Fenatalks, durante a Fenalaw 2019.
Não basta ser advogado, não basta ser engenheiro, precisa ter soft skills. Esse foi o veredito da Dra. Silvia Zago, gestora jurídica e professora da Escola de Superior de Advocacia de São Paulo, durante sua palestra no palco Fenatalks, durante o segundo dia de evento da Fenalaw 2019. “Com o avança da tecnologia, o papel dos profissionais é desenvolver habilidades intrinsecamente humanas – como a negociação”, comentou, citando o tema de sua palestra.
Para a especialista, as técnicas de negociação são essenciais no nosso contexto atual. “Vivemos uma era de longlife learning, em que o conhecimento não é mais estático e as mudanças acontecem o tempo todo. Precisamos estar prontos para aprender e reaprender durante toda a vida. Saber negociar é fundamental para viver e essa é uma habilidade que se aprende treinando”, explicou aos presentes.
Destacando o esgotamento do modelo top down e enfraquecimento das posições de poder, a Dra. Silvia Zago aponta que esses são fatos que aumentam a necessidade de negociar bem. “A negociação ajuda na solução de conflitos, gestão de pessoas e até nos relacionamentos com clientes e colaboradores. É indispensável”, comentou.
Princípios universais de negociação
Baseando-se em teorias de Harvard, a advogada dividiu com os presentes os princípios universais da negociação:
- Comunicação;
- Relacionamento;
- Interesses;
- Possibilidades;
- Legitimidade;
- Alternativas;
- Compromissos
Esses e outros temas continuarão sendo abordados no Fenatalks, área de palestras gratuitas dentro da Fenalaw 2019., até 25 de outubro, em São Paulo. Faça seu credenciamento e visite: