5 dicas para um bom relacionamento com o cliente

Uma boa relação com o cliente é essencial para qualquer escritório de advocacia, ela pode garantir tanto a permanência do contrato quanto uma futura indicação.

Antes de tudo esse relacionamento deve ser pautado pela confiança de ambas as partes: o cliente deposita no advogado suas esperanças e compartilha seus problemas e o advogado acredita no que o cliente diz a ele. Um depende do outro para que tudo funcione bem.

Existem alguns obstáculos para esse bom relacionamento, que geralmente passam por muitas dúvidas e excesso de juridiquês, falta de retornos e a morosidade da Justiça, mas com algumas dicas simples é possível transformar a experiência do cliente.

1.    Mantenha uma comunicação constante

A comunicação e o alinhamento são fundamentais em qualquer relacionamento, para uma boa convivência entre advogado e cliente não seria diferente.

Por isso, mantenha sempre todos os cadastros de clientes atualizados e estabeleça com ele qual canal de comunicação ele prefere: e-mail, ligação, WhatsApp, reuniões presenciais ou online.

De acordo com cada caso, defina a frequência dessa comunicação. Ter um cronograma prévio do que e quando informar facilitará o seu trabalho e ajudará o cliente a manter-se por dentro do processo e não te acionar desnecessariamente. A cada contato é importante que o cliente saia sem dúvidas e ciente dos próximos passos.

Para essa comunicação também é importante saber ouvir, receber feedbacks e até mesmo críticas, afinal a comunicação é uma via de mão dupla.

2.    Forneça materiais e conteúdos gratuitos

Parte dessa comunicação com cliente não precisa estar relacionada ao serviço que ele está recebendo, pode se dar através de uma newsletter que o mantenha informado sobre o mundo jurídico e sobre as novidades do escritório.

É importante incluir na sua estratégia a produção de conteúdos que sejam relevantes para os clientes, de acordo com a área de atuação do escritório, além de divulgar notícias pertinentes.

Materiais ricos, como ebooks são ótimos para proporcionar atualização e, ao mesmo tempo, reforçar a expertise do escritório com conteúdo mais aprofundado.

3.    Automatize processos

Um bom software de gestão de escritórios de advocacia, além de auxiliar a equipe, ajuda também na comunicação com os clientes.

Ao contar com processos automatizados, o cliente pode receber uma comunicação toda vez que acontecer alguma movimentação em seu processo, sem que você precise fazer isso. Com acesso em tempo real ao que acontece, o cliente se sente mais seguro e evita contatos desnecessários.

Os softwares de gestão também podem gerenciar os contatos, processos e prazos, aumentando agilidade e eficiência.

4.    Tenha um atendimento personalizado

Sim, acabamos de falar sobre a automatização de processos, mas isso não pode fazer com que toda a sua comunicação seja assim. Seu cliente precisa sentir-se bem atendido e priorizado, então se houver algum problema com o processo, uma alteração de rota ou alguma notícia mais relevante, é importante que essa comunicação seja pessoal. Da mesma forma, se o cliente receber uma comunicação automatizada, mas ficar com dúvidas, ele deve ter uma explicação.

Quando contratamos um serviço queremos ter a certeza de que nossas necessidades serão atendidas e a aquisição de serviços jurídicos funciona da mesma forma.

Demonstrar que o escritório se importa é o melhor jeito de estreitar vínculos e fidelizar,  isso passa por outros tópicos abordados aqui como a comunicação constante e a transparência.

5.    Seja transparente e transmita confiança

A confiança é essencial para a relação entre advogado e cliente, inclusive está no Art. 10 do Código de Ética e Disciplina da Ordem do Advogados do Brasil: “As relações entre advogado e cliente baseiam-se na confiança recíproca”.

Para que haja confiança, é preciso transparência e sinceridade. Por isso é importante comunicar todos os detalhes para o cliente, sobre o processo, a forma como a Justiça atua, a forma como seu escritório trabalha, todos os passos que serão dados e o que é preciso para que o processo ande.

Caso seu cliente não seja da área, evite muitos termos jurídicos e procure ser o mais didático e profissional possível. A cada encontro o cliente deve terminar sem dúvidas e ciente dos próximos passos.

Essa relação de confiança vai se estabelecer já no primeiro contato, quando o cliente deve se sentir seguro e amparado com sua escolha.

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