A eficiência operacional consiste em otimizar processos, aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados com os recursos disponíveis. Por isso, ela é crucial para empresas que desejam aprimorar seus processos internos, reduzir custos e ampliar sua capacidade de inovação.
Neste texto, você conhecerá dois métodos simples para medir o índice de eficiência operacional da sua empresa e como melhorá-la para alcançar resultados notáveis. Continue lendo!
O que é eficiência operacional?
É a competência de aprimorar processos internos de uma organização, focando na otimização de recursos para alcançar melhores resultados com custos reduzidos. Para isso, é necessário identificar e eliminar desperdícios, automatizar tarefas repetitivas, simplificar fluxos de trabalho etc. Vale salientar que a eficiência operacional não se trata apenas de reduzir custos, mas também em manter a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, além de aumentar a produtividade.
Como medir a eficiência operacional?
Para medir, primeiro é importante considerar as entradas e saídas de uma empresa:
– Entradas: podem ser pagamento de salários, custos com matéria-prima, horas trabalhadas etc.
– Saídas: faturamento das vendas, dentre outros.
Há duas maneiras de calcular o índice de eficiência operacional:
– Dividindo o valor das entradas pelas saídas de uma empresa. Quanto maior for o resultado obtido, maior será a eficiência operacional;
– Dividindo o número de vendas pelas horas trabalhadas dos colaboradores. Esta conta é realizada para entender quanto tempo é preciso para gerar uma venda.
Como melhorar a eficiência operacional?
Faça uma análise interna
Esta etapa consiste em identificar áreas que possam estar causando prejuízos ao negócio. Avalie como cada setor está operando, medindo o tempo necessário para completar tarefas, a produtividade dos colaboradores, e a eficiência de cada etapa dos processos.
Reformule processos
Ao identificar pontos de melhoria, reavalie fluxos de trabalho, corte custos excessivos ou desnecessários e coloque métodos de resposta em ação. Neste processo de mudanças é indispensável acompanhar regularmente os resultados e, quando necessário, fazer ajustes nas estratégias.
Use a tecnologia a seu favor
Automatizar atividades repetitivas permite que a equipe foque em tarefas mais complexas e estratégicas, também é um excelente recurso para economizar tempo e reduzir erros. Além da automação, sistemas de CRM e outras ferramentas podem integrar informações e mostrar o desempenho das equipes em relação a uma meta, por exemplo.
Capacite sua equipe
Investir em treinamentos regulares possibilita aos colaboradores desenvolver novas habilidades, que melhoram a performance da equipe e contribuem para uma execução mais ágil dos processos. Quando as equipes estão atualizadas com as últimas tendências e inovações do mercado, elas conseguem se adaptar mais facilmente às mudanças e desafios, gerando uma cultura de aprendizado constante que beneficia tanto o desempenho individual quanto o sucesso coletivo da organização.
Aprimore a comunicação interna
Se a comunicação interna da empresa não vai bem, consequentemente, todos os processos são afetados. Zelar por ela então é investir em feedbacks construtivos e promover ferramentas que melhorem a comunicação entre todos como o Google Workspace, Microsoft Teams e Slack. Além disso, criar uma cultura de transparência, onde as informações são compartilhadas de maneira clara e objetiva, ajuda a eliminar ruídos e aumentar a confiança entre os membros da equipe.
Com este passos simples, estruturados de maneira estratégica e alinhados com os objetivos do seu negócio, é possível impulsionar a eficiência operacional e otimizar os resultados. Vale frisar que este é um processo contínuo, que necessita de adaptações em relação às mudanças que ocorrem no mundo corporativo e no mercado.