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Como medir e melhorar a eficiência operacional em departamentos jurídicos

A eficiência operacional consiste em otimizar processos, aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados com os recursos disponíveis. Por isso, ela é crucial para empresas que desejam aprimorar seus processos internos, reduzir custos e ampliar sua capacidade de inovação.

Neste texto, você conhecerá dois métodos simples para medir o índice de eficiência operacional da sua empresa e como melhorá-la para alcançar resultados notáveis. Continue lendo!

O que é eficiência operacional?

É a competência de aprimorar processos internos de uma organização, focando na otimização de recursos para alcançar melhores resultados com custos reduzidos. Para isso, é necessário identificar e eliminar desperdícios, automatizar tarefas repetitivas, simplificar fluxos de trabalho etc. Vale salientar que a eficiência operacional não se trata apenas de reduzir custos, mas também em manter a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, além de aumentar a produtividade.

Como medir a eficiência operacional?

Para medir, primeiro é importante considerar as entradas e saídas de uma empresa:

– Entradas: podem ser pagamento de salários, custos com matéria-prima, horas trabalhadas etc.

– Saídas: faturamento das vendas, dentre outros.

duas maneiras de calcular o índice de eficiência operacional:

– Dividindo o valor das entradas pelas saídas de uma empresa. Quanto maior for o resultado obtido, maior será a eficiência operacional;

– Dividindo o número de vendas pelas horas trabalhadas dos colaboradores. Esta conta é realizada para entender quanto tempo é preciso para gerar uma venda.

Como melhorar a eficiência operacional?

Faça uma análise interna

Esta etapa consiste em identificar áreas que possam estar causando prejuízos ao negócio. Avalie como cada setor está operando, medindo o tempo necessário para completar tarefas, a produtividade dos colaboradores, e a eficiência de cada etapa dos processos.

Reformule processos

Ao identificar pontos de melhoria, reavalie fluxos de trabalho, corte custos excessivos ou desnecessários e coloque métodos de resposta em ação. Neste processo de mudanças é indispensável acompanhar regularmente os resultados e, quando necessário, fazer ajustes nas estratégias.

Use a tecnologia a seu favor

Automatizar atividades repetitivas permite que a equipe foque em tarefas mais complexas e estratégicas, também é um excelente recurso para economizar tempo e reduzir erros. Além da automação, sistemas de CRM e outras ferramentas podem integrar informações e mostrar o desempenho das equipes em relação a uma meta, por exemplo.

Saiba mais sobre CRM!

Capacite sua equipe

Investir em treinamentos regulares possibilita aos colaboradores desenvolver novas habilidades, que melhoram a performance da equipe e contribuem para uma execução mais ágil dos processos. Quando as equipes estão atualizadas com as últimas tendências e inovações do mercado, elas conseguem se adaptar mais facilmente às mudanças e desafios, gerando uma cultura de aprendizado constante que beneficia tanto o desempenho individual quanto o sucesso coletivo da organização.

Aprimore a comunicação interna

Se a comunicação interna da empresa não vai bem, consequentemente, todos os processos são afetados. Zelar por ela então é investir em feedbacks construtivos e promover ferramentas que melhorem a comunicação entre todos como o Google Workspace, Microsoft Teams e Slack. Além disso, criar uma cultura de transparência, onde as informações são compartilhadas de maneira clara e objetiva, ajuda a eliminar ruídos e aumentar a confiança entre os membros da equipe.

Com este passos simples, estruturados de maneira estratégica e alinhados com os objetivos do seu negócio, é possível impulsionar a eficiência operacional e otimizar os resultados. Vale frisar que este é um processo contínuo, que necessita de adaptações em relação às mudanças que ocorrem no mundo corporativo e no mercado.

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