LinkedIn: como se destacar na sua área de atuação 

Dados de 2023, revelam que o LinkedIn alcançou a marca de 1 bilhão de usuários, sendo que 80% são de novos membros de fora dos Estados Unidos. Parte deste progresso ocorre após a plataforma incluir ferramentas de Inteligência Artificial para aprimorar os serviços. 

O LinkedIn se mostra, cada vez mais, uma rede social indispensável para profissionais que desejam buscar um novo emprego, se comunicar com outras empresas ou simplesmente compartilhar suas experiências corporativas.  

Neste artigo, você vai entender para quê usar o LinkedIn e como se destacar na rede social mais popular entre profissionais de diferentes áreas de atuação. Confira!  

Por que usar o LinkedIn?  

O LinkedIn é uma rede social mais focada na vida profissional dos usuários. É uma plataforma usada para criar conexões, procurar ou divulgar vagas de emprego e compartilhar experiências profissionais.  

  • No Estúdio Fenalaw 2023, entrevistamos dois profissionais que dominam o LinkedIn. Saiba mais!  

Se você não tem um perfil no LinkedIn e não sabe por onde começar, saiba que a rede oferece cursos gratuitos e webinars para te auxiliar a marcar presença online e ainda melhorar as suas habilidades profissionais.  

Como se destacar no LinkedIn 

Vamos acompanhar abaixo oito dicas para deixar o seu perfil adequado à rede. 

  1. Use uma foto de perfil profissional 

A foto de perfil é um dos atributos mais importantes para se destacar, pois ela transmite credibilidade. Faça uma foto focada apenas em você e evite fundos chamativos. A foto também deve ser atual e estar em boa resolução.  

  1. Escolha uma imagem de capa (banner) 

Além de estético, o banner do seu perfil pode demonstrar sua personalidade e mostrar uma prévia da sua área de atuação. 

  1. Inclua palavras-chave no título 

As palavras-chave são excelentes ferramentas de pesquisa. Use-as a seu favor e acrescente ao título as que mais tem a ver com sua profissão. 

  1.  Crie um resumo compacto 

O campo “Sobre” é um espaço destinado para apresentação, que inclui a sua formação, principais experiências adquiridas ao longo da carreira, títulos ou prêmios etc. Descreva os destaques de sua bagagem profissional, suas habilidades, seus objetivos, dentre outros tópicos que julgue interessante.  

  1.  Escreva sobre sua formação e experiências 

Inclua a instituição de ensino na qual se formou, se fez outro curso de nível superior – pós-graduação, mestrado, doutorado. Também acrescente informações como as empresas nas quais atuou, o cargo e as principais atividades que desempenhou. 

  1.  Faça publicações e interaja com suas conexões regularmente 

Estar sempre acompanhando as publicações de suas conexões e atualizar seu perfil mostra que você é engajado com a rede. Elabore artigos e divida o conhecimento que possui em suas vivências no seu trabalho, negócio ou área acadêmica. Interagir com suas conexões também é uma oportunidade de expandir o networking.  

  1.  Peça recomendações aos seus colegas de trabalho  

Esse método funciona como uma indicação. Por meio dele, os recrutadores que visitarem seu perfil podem ter uma ideia (e até boa impressão) de suas competências e avaliar se você é o candidato que se encaixa nos requisitos do que procuram. Também não deixe de fazer recomendações dos profissionais com quem você já trabalhou e admira.  

  1.  Adicione competências 

Escolha as palavras que melhor definem a sua capacidade de lidar com ferramentas, tecnologias e segmentos ligados (ou não) à sua profissão. Este campo do perfil ajuda os visitantes a compreenderem logo de cara as áreas e recursos que você domina. 

Para obter êxito, é válido ressaltar que quanto mais completo o seu perfil for, maiores são as chances de se destacar. Por isso, o ideal é que todos os campos do seu LinkedIn estejam preenchidos. 

Com essas recomendações em prática, você estará no caminho certo para deixar o seu LinkedIn em evidência e alcançar os seus objetivos, que podem ser desde conquistar um novo emprego até atrair mais clientes para o seu negócio. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Rolar para cima