Novas tecnologias: oportunidades para a gestão jurídica

As novas tecnologias estão cada vez mais influenciando nas profissões dos mais diversos segmentos. No ramo jurídico, não é diferente. Os profissionais do Direito têm observado a necessidade de se manter atualizado com tais mudanças e as vantagens que as acompanham para o dia a dia laboral. Afinal, o uso da automação, inteligência artificial (IA) e jurimetria podem ser grandes aliados para as profissões jurídicas.

Para nos guiar sobre o assunto, entrevistamos Rubens Manino, sócio fundador e CEO da TOTVS juritis, patrocinadora da Fenalaw 2023. Manino possui graduação e mestrado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; MBA em Tecnologia da Informação pela Fipecafi/FEA – USP; e pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (CEAG).

1. As novas tecnologias têm sido utilizadas por advogados e escritórios de advocacia para automatizar processos burocráticos. Quais são as principais vantagens do uso de softwares de gestão?

A tecnologia em geral tem se tornado uma grande aliada do setor jurídico. Quando falamos no uso dos softwares de gestão, a automação de processos e a redução da burocracia são algumas das principais vantagens, permitindo que os profissionais se concentrem em tarefas mais estratégicas e menos burocráticas. Com a centralização e integração de diversos processos no sistema, o ERP auxilia as organizações conferindo maior agilidade e eficiência, e contribuindo diretamente para a produtividade das equipes.

Além disso, o sistema reúne em um único ambiente diferentes atividades como gestão de casos, agenda jurídica, controle de processos jurídicos, cadastros, timesheet e faturamento, proporcionando uma capacidade administrativa muito mais estratégica para os negócios do setor. Por meio dele, as informações também se tornam mais fáceis de serem acessadas e compartilhadas entre as partes envolvidas, seja com clientes, internamente ou outros escritórios.

A tecnologia também facilita processos rotineiros, como gestão de novas oportunidades de clientes, avaliação de conflito de interesses, otimização de acordos judiciais com base em casos anteriores, etc. Plataformas especializadas no setor jurídico também fornecem relatórios dinâmicos valiosos para as organizações, outro ponto muito positivo.

2. O que é jurimetria e por que ela vem se destacando como uma das principais ferramentas para o futuro do direito? Quais as vantagens da implementação de ERP para a gestão jurídica?

Com o avanço do processo de transformação digital no setor jurídico, inovações e ferramentas tecnológicas de última geração vêm ganhando espaço na rotina de advogados, como é o caso da jurimetria, a aplicação de análise de dados e estatísticas na área do Direito. A jurimetria auxilia diretamente na redução de custos, aumento da eficiência, diminuição do número de litígios, entre outros, representando uma verdadeira vantagem competitiva para as organizações que fazem seu uso.

Diante da ampla base de dados disponíveis no sistema judicial, a análise destas informações auxilia os advogados tanto a tomarem decisões mais estratégicas, como otimizarem o uso dos seus recursos. Entre as vantagens da aplicação da jurimetria estão a quantificação de riscos, o cálculo de probabilidades de vitória em litígio e a previsão de tendências de comportamentos nos tribunais.

A tecnologia jurídica é fundamental para auxiliar este processo. Por isso, a TOTVS tem no portfólio a solução Inteligência Jurídica by Deep Legal, sistema de jurimetria que conta com tecnologia própria de Inteligência Artificial e que potencializa o monitoramento e análise de dados de processos.

3. Como um CRM auxilia na visibilidade e nos resultados de escritórios de advocacia?

O relacionamento e a comunicação com o cliente são pontos fundamentais no setor jurídico, o que torna o CRM muito relevante para o segmento. Por meio desta ferramenta, é possível delinear as necessidades e demandas dos clientes, atuando de forma estratégica e contribuindo para sua fidelidade e satisfação. A solução também possibilita automatizar e otimizar a integração de canais de comunicação e dados, simplificar o atendimento e possibilitar uma maior personalização.

Com uma melhor visibilidade desse relacionamento, é possível obter informações valiosas sobre a jornada do cliente. Tudo isso resulta em mais eficiência e produtividade, impactando diretamente nos resultados.

4. Como você enxerga o futuro da gestão jurídica diante de todas as transformações tecnológicas?

O setor jurídico vem passando por uma grande transformação digital e acredito que nos próximos anos devemos observar o surgimento e a adoção ainda maior de inovações tecnológicas. Os escritórios, profissionais autônomos e departamentos jurídicos já reconhecem a importância da tecnologia para se manterem competitivos no mercado.

Deste modo, acredito que algumas tecnologias se destacarão nos próximos anos, como ferramentas de jurimetria, seguindo a forte tendência de análise e uso inteligente de dados, e o armazenamento de dados em nuvem, tendência que vem avançando no mercado como um todo. A Inteligência Artificial também já é destaque no setor e deve continuar em evidência no curto e longo prazo, contribuindo também para a automação de processos e ganho de tempo.

É certo que continuaremos a ver grandes transformações nos próximos anos.

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