Com a reforma tributária prestes a ser regulamentada, muitos questionamentos surgem no setor, principalmente ligados às oportunidades para o segmento fiscal. Esse importante marco para o Brasil promete mudanças significativas que impactarão empresas, consumidores e, especialmente, profissionais da área. Entre as questões básicas da reforma, destacam-se a unificação de impostos e a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que engloba o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto Seletivo (IS).
Mas vale destacar que as empresas enfrentarão duros desafios, como o fato de terem que lidar com dois sistemas tributários funcionando de forma paralela.
A unificação dos impostos simplificará o complexo sistema tributário brasileiro, tornando a arrecadação mais eficiente e transparente. O IVA, ao centralizar a cobrança de impostos, evitará a tributação em cascata e permitirá que os impostos pagos em cada etapa da cadeia produtiva sejam creditados, reduzindo o custo final dos produtos e serviços.
Essas mudanças não só aumentarão a competitividade das empresas brasileiras no mercado global, mas também trarão oportunidades inéditas para os profissionais do setor fiscal.
Novas perspectivas para o Setor Fiscal
A reforma tributária irá movimentar o mercado e trará oportunidades para quem busca atuar no setor fiscal. Este é um momento único que deve impulsionar significativamente a carreira de advogados, tributaristas e contadores. Com as novas regras, haverá uma demanda crescente por especialistas que possam ajudar as empresas a se adequarem às novas exigências legais, otimizar suas operações fiscais e garantir a conformidade com a nova legislação.
Os profissionais do setor terão a oportunidade de se destacar ao oferecer serviços de consultoria, planejamento tributário e gestão fiscal, mas será preciso ter suporte robusto para as entregas que irão exigir entendimento rápido e entregas mais constantes por parte de quem atua na área.
Conforme o CEO do Tax Group, Luis Wulff, a capacidade de interpretar corretamente as novas normas e orientar as empresas na adaptação às mudanças será um diferencial valioso.
“A reforma já traz imensas possibilidades para quem atua com o tributário, mas é preciso ter atenção e realizar boas escolhas agora”, afirma o CEO do Tax Group
Para sanar as dúvidas centrais sobre a pauta, Luis Wulff respondeu três perguntas com informações que todo advogado, tributarista ou contador que busca atuar ou entender melhor os impactos da maior mudança legislativa tributária de todos os tempos no Brasil deve saber.
1. Como você enxerga o impacto da reforma tributária na carreira de quem atua no segmento, e quais habilidades específicas você acredita que serão essenciais para se destacar nesse novo cenário?
Falar que a reforma tributária representa uma transformação profunda no cenário fiscal brasileiro é chover no molhado. Mas é importante destacar que, com ela, surgem inúmeras oportunidades para os profissionais da área. O impacto será significativo, pois haverá uma demanda crescente por especialistas capazes de navegar e interpretar as novas regras, auxiliando as empresas a se adaptarem rapidamente.
Habilidades como a capacidade de análise crítica, compreensão detalhada da legislação tributária e comunicação serão essenciais para se destacar. Além disso, estar conectado a uma empresa com uma parte técnica robusta e respeitada no mercado, como o Tax Group, é fundamental.
Neste momento, esse é o melhor movimento que um profissional pode fazer em sua carreira tributária. No Tax Group, oferecemos suporte próximo aos nossos sócios, com treinamentos e atualizações constantes. Somente assim é possível se manter à frente das mudanças e entregar soluções eficazes para a sua carteira de clientes.
2. Como levar soluções que podem de fato auxiliar os negócios e trazer um bom retorno financeiro?
Levar soluções eficazes para os negócios, em meio às mudanças trazidas pela reforma tributária, requer um profundo entendimento das novas normas e uma abordagem proativa. Antecipar-se fará a diferença para quem atua na tributária e para as empresas.
É impossível adaptar-se rapidamente sem ter uma consultoria estratégica que auxilie no planejamento tributário eficiente. Identificar oportunidades de economia fiscal, otimizar processos internos e garantir a conformidade são passos fundamentais. No Tax Group, trabalhamos com uma equipe multidisciplinar para desenvolver soluções personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada cliente, garantindo um retorno financeiro significativo e sustentado.
Utilizando nossas ferramentas e conhecimento, você poderá oferecer aos seus clientes um diferencial competitivo no mercado.
3. Quais são as principais oportunidades para os profissionais do setor fiscal com a reforma tributária?
A reforma tributária abre um vasto campo de oportunidades para os profissionais do setor fiscal. Com a unificação dos impostos e a introdução do IVA, haverá uma demanda por consultoria especializada em adaptação e conformidade. Profissionais que se especializarem em gestão fiscal, planejamento tributário e otimização de operações estarão em alta. Além disso, a capacidade de ajudar as empresas a entenderem e se beneficiarem das novas regras fiscais, será altamente valorizada.
No Tax Group, auxiliamos nossos associados a se tornarem referências para o mercado. E falo isso não somente por levarem a nossa marca, mas por estarmos próximos, auxiliando com práticas comerciais e técnicas.

Luis Wulff
Luis Wulff atua na área tributária e societária em projetos estratégicos, aportando a sua experiência de mais de 15 anos de atividade profissional. É Auditor Fiscal, com sólida formação contábil, fiscal e jurídica. É sócio-fundador e CEO do Tax Group, uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil.