Transformação Jurídica: Cultura data-driven, inovação e inclusão

Estudo recente da Microsoft em parceria com a Edelman Comunicação revela que 74% das micro, pequenas e médias empresas no Brasil utilizam a inteligência artificial sempre ou muitas vezes. Esse dado evidencia o uso cada vez mais frequente da IA, não só pelas empresas, mas também por escritórios e departamentos jurídicos. A IA já é realidade no Pessoa & Pessoa Advogados, conforme você verá nesta entrevista com Larissa Sento-Sé Rossi, Head da Área Cível/Consumerista do escritório.

Na entrevista, conversamos sobre abordagens data-driven; inovação tecnológica; KPIs (Key Performance Indicators); atualização profissional; e diversidade e inclusão. Continue lendo!

1.  Vocês se intitulam “uma organização data driven”. Nesse sentido, como o escritório usa dados para estratégias jurídicas? Quais foram os principais benefícios de adotar uma abordagem data-driven nas operações?  
 
No Pessoa & Pessoa, a abordagem data-driven está profundamente integrada às operações jurídicas. Com o suporte do nosso Núcleo de Inteligência, utilizamos inteligência de dados, inteligência artificial generativa e automações para ler, comparar e interpretar documentos de forma célere e escalável, em questão de minutos. Isso nos permite criar estratégias mais eficazes e informadas, particularmente no contencioso de grande volume, onde atuamos de forma consubstanciada em evidências de fraudes. Ferramentas avançadas de análise de dados permitem a extração de métricas e geração de relatórios em tempo real, ajudando os clientes a tomarem decisões bem-informadas e maximizarem suas chances de sucesso. O uso de dashboards para monitorar a eficiência das operações e realizar análises estatísticas de performance jurídica é um exemplo prático dessa abordagem. Os principais benefícios incluem a melhoria da produtividade, maior assertividade nas peças jurídicas e a capacidade de gerenciar um alto volume de processos com maior eficiência. 
 
2. Além do uso de dados, como a inovação tecnológica tem transformado a prática jurídica no Pessoa e Pessoa Advogados? Vocês adotaram alguma ferramenta ou sistema recente que tenha otimizado processos ou melhorado a experiência do cliente?  

A inovação tecnológica tem transformado significativamente a prática jurídica no Pessoa & Pessoa. Com o suporte do Núcleo de Inteligência, que integra inteligência artificial generativa e automações em diversas frentes, o escritório implementou recentemente uma série de ferramentas tecnológicas, incluindo robôs que utilizam machine learning para automatizar tarefas processuais, como o registro e conferência de intimações, leitura de decisões via IA e análises probabilísticas. Além disso, a integração de sistemas de ERP otimizou os fluxos de trabalho, distribuindo tarefas conforme as qualificações das equipes e melhorando a produtividade. Essa inovação não só aumentou a eficiência operacional, mas também melhorou a experiência do cliente ao oferecer serviços mais rápidos e precisos. 

3. Como o escritório mede o sucesso de suas operações? Existem indicadores-chave de desempenho (KPIs) que são prioritários para o escritório? 

O sucesso das operações do escritório é medido por meio de indicadores-chave de desempenho (KPIs) focados na eficiência operacional, qualidade dos serviços e satisfação dos clientes. Monitoramos indicadores como a produtividade dos advogados, a assertividade das peças e o tempo de resposta aos clientes. O escritório também utiliza um dashboard de controladoria que apresenta diversos indicadores de eficiência, permitindo uma gestão estratégica mais informada e ágil.

4. Quais iniciativas são implementadas no escritório para garantir o desenvolvimento contínuo da equipe jurídica? Como vocês mantêm os profissionais atualizados em relação às mudanças e tendências do setor? 

O desenvolvimento contínuo da equipe jurídica é uma prioridade no Pessoa & Pessoa. O escritório promove a capacitação constante dos seus integrantes por meio de programas de treinamento específicos, com foco em liderança, diversidade e inclusão. Além disso, o escritório implementou programas de letramento racial e pluralismo, que fortalecem a cultura organizacional baseada na equidade e no respeito integral ao ser humano. Tais iniciativas garantem que os profissionais estejam sempre atualizados em relação às mudanças e tendências do setor jurídico

5. Segundo pesquisa Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações 2023, práticas de diversidade e inclusão nas empresas têm crescido, mas o aculturamento ainda é um desafio. O que pode ser feito para mudar esse cenário? 
 
Para mudar o cenário de aculturamento em diversidade e inclusão, é necessário implementar ações afirmativas contínuas e efetivas, além de promover uma sensibilização interna constante. No Pessoa & Pessoa, a criação do Comitê de Diversidade e Inclusão, a implementação de programas de capacitação para juventude negra e mentorias específicas para o público LGBTQIA+, são exemplos de como a empresa está lidando com esse desafio. A disseminação de boas práticas de diversidade e inclusão, tanto internamente quanto junto a clientes e parceiros, também é fundamental para a mudança cultural necessária no ambiente corporativo. 


Larissa Sento-Sé Rossi

Larissa Sento-Sé Rossi, Head da Área Cível/Consumerista do Pessoa e Pessoa Advogados. Possui MBA em gestão de escritórios de advocacia, Mestranda em Administração, Especialista em Direito Civil, Processo Civil, Direito do Consumidor, Compliance, Governança e Riscos, Controladoria jurídica, com atuação destacada na Área Cível/Consumerista. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: