ChatGPT na advocacia

O mercado jurídico tem observado a importância de adotar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para acompanhar e explorar o potencial das novas tecnologias. Afinal, elas são capazes de facilitar as atividades cotidianas dos advogados através da otimização de tempo e tarefas.

O ChatGPT (Generative Pre-trained Transformer) é um modelo de linguagem baseado em IA. Essa ferramenta funciona de modo a gerar respostas relevantes e coerentes para uma vasta possibilidade de perguntas.

No caso específico do ChatGPT, ele foi treinado para interagir com usuários através de uma interface de chat, permitindo uma comunicação mais interativa. Os usuários podem fazer perguntas, solicitar informações ou pedir ajuda em diferentes áreas de conhecimento.

Confira a seguir as principais vantagens de implementar o uso do ChatGPT na rotina dos profissionais desse mercado.

  • Triagem de casos: essa é uma tarefa que ocupa muito tempo dos profissionais. Por isso, o ChatGPT pode ser uma ferramenta interessante para analisar informações e ponderar se vale a pena seguir em frente com o caso ou não.
  • Previsão de resultados judiciais: a IA pode ser treinada para prever os resultados prováveis de um caso através da análise de dados de casos semelhantes.
  • Criação de contrato: ao programar o ChatGPT para criar contratos personalizados baseados nas necessidades dos clientes, os advogados economizam tempo e se concentram em outras tarefas mais complexas.
  • Análise de contrato e de diligência prévia: nesse processo, o ChatGPT identifica elementos problemáticos e riscos em contratos, registros comerciais e outros documentos e os destaca para que os advogados façam a revisão.
  • Análise de evidências e sentenças: essas análises permitem, respectivamente, identificar tendências ou padrões que podem contribuir para o caso e ler as sentenças fornecendo um balanço dos pontos mais relevantes.
  • Pesquisas de jurisprudência: ao analisar um grande volume de dados em pouco tempo, o ChatGPT pode fazer perguntas específicas sobre casos semelhantes e fornecer resultados mais precisos e úteis.

Limitações e preocupações éticas

É preciso considerar, nessa discussão, os possíveis problemas que o uso da IA pode trazer para a advocacia também. Afinal, por se tratar de uma ferramenta virtual, ela não possui consciência para interpretar elementos subjetivos.

Além disso, o ChatGPT pode gerar respostas imprecisas ou incorretas. Ele não possui informações específicas sobre leis ou jurisprudência atualizadas. Portanto, é fundamental verificar as respostas fornecidas pela ferramenta em fontes confiáveis.

Assim, os profissionais que utilizarem essa tecnologia devem estar atentos às suas limitações e ao seu uso responsável. E vale lembrar que, embora seja uma ferramenta útil para obter respostas gerais e básicas, ela não substitui o conhecimento e a assessoria jurídica de um profissional qualificado.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Rolar para cima